Qual é o maior estádio da América do Sul?

Conheça o Monumental de Nuñez, o estádio do River Plate com capacidade para 83.196 pessoas

Inaugurado em 1938, o Monumental recebeu eventos históricos, como nove jogos da Copa do Mundo de 1978, incluindo a final, quando a Argentina venceu a Holanda por 3 a 1. A capacidade do estádio passou de cerca de 72 mil para 84.567 pessoas. Quer saber qual o maior estádio da américa do sul? O Na Beira do Campo preparou um artigo completo para você!

Entre as principais mudanças que constituem a renovação do “Mâs Monumental”, está a retirada da antiga pista de atletismo e a aproximação dos torcedores do campo de jogo, a grande mudança fez com que a arena ultrapassasse os estádios Monumental de Lima, no Peru (80.093 torcedores) e o estádio do Maracanã (78.838 torcedores), no Rio de Janeiro, e se tornou o maior estádio da América do Sul.

De quem é o maior estádio da América do Sul?

Reunião dos fundadores do River Plate. Foto: Divulgação/River Plate.

 

O maior estádio da América do Sul pertence ao Club Atlético River Plate foi fundado em 25 de maio de 1901 no bairro popular de La Boca na capital Buenos Aires, às margens do Rio da Prata. O nome foi sugerido por Pedro Martínez, um de seus fundadores, que encontrou a inscrição “River Plate” em uma caixa vinda da Escócia no porto da capital argentina. Após a profissionalização do futebol no país em 1931, o River Plate se despontou como o mais bem-sucedido clube na disputa dos campeonatos argentinos, com 34 títulos, até 2012 (apenas um na era amadora). Além de conquistar três campeonatos nacionais, os anos 30 ficaram marcados pela inauguração do estádio Monumental de Nuñes, no bairro de Belgrano.

 

Primeira equipe do River Plate(1901).          Foto: Divulgação.

 

A princípio, a camisa do River Plate seria toda branca. Mas logo após sua fundação, um grupo de membros do clube participou de um desfile carnavalesco e ao final da festa, algumas crianças pegaram uma fita de seda vermelha para enfeitar a camisa do time. Dessa maneira, desde seus primórdios, o River Plate é identificado pela camisa branca com uma faixa diagonal vermelha saindo do ombro esquerdo. A camisa reserva costuma variar bastante e já foram adotados modelos cinza, vermelho, preto e roxo.

O clube é o maior campeão nacional, conquistou quatro títulos da Copa Libertadores e uma Copa Intercontinental (Mundial). Recentemente, o clube anunciou a saída de um dos seus mais vitoriosos treinadores, Marcelo Gallardo, depois de uma passagem com muitos títulos pelo time riverplatense.

Clube já foi campeão Mundial.  Foto: Divulgação.

 

 Monumental de Nuñez

Clube resolveu construir seu próprio estádio.             Foto: Divulgação/Internet.

 

No começo da década de 1930, o River Plate estava cansado de ser nômade. Desde sua fundação em 1901, no bairro de La Boca, o clube já havia perambulado pela Dársena Sud, Sarandí, alugado o campo do Ferrocarril Oeste, e construído o famoso estádio Alvear y Tagle, na Recoleta. Em 1933, o então presidente Antonio Vespucio Liberti (no primeiro mandato a frente do clube) deixou bem clara a intenção de mudar novamente a sede do clube, dessa vez em definitivo, com foco em ser o maior estádio da América do Sul.

 

Maior estádio da América do Sul: o Monumental de Nuñez

Estádio Monumental de Nuñez, antes da reforma. Foto: Divulgação/River Plate

 

Em 25 de maio de 1935, além de mais um aniversário do clube, foi colocada a pedra fundamental do futuro estádio. No dia 1 de dezembro, foi apresentado os planos da construção e apenas em 27 de setembro de 1936 se iniciou a construção, sob a supervisão dos arquitetos José Aslan e Hector Ezcurra. Após dois anos de construção, tínha três grandes arquibancadas concluídas — Oficial (atual San Martín), destinada a autoridades, convidados e sócios), Centenário (em alusão à avenida homônima da época, hoje conhecida como Figueroa Alcorta) e Río de La Plata (atual Belgrano), e o campo envolto a uma pista de atletismo.

Antes da reforma, tiveram uma modificação importante que foi no ano de 1978, para a Copa do Mundo, quando foi construída as arquibancadas superiores e inferiores e foram reformadas outros setores. A reforma teve a duração de 2 anos e seu retorno foi marcado por diversas homenagens a ídolos do River, como Daniel Passarella e Ubaldo Fillol. Bandeiras de Lionel Messi e outros atletas celebrando o título mundial no Catar foram estendidos na tradicional casa da seleção argentina. Os torcedores ainda invadiram o campo para comemorar o retorno à casa, a partida de reestreia foi dia 12 de fevereiro de 2023 contra o Argentino Juniors pelo Campeonato Argentino, que venceu por 2×1.

você pode gostar também