Quartas de final da Libertadores: o que esperar de cada confronto

Na próxima terça-feira (10) começam as quartas de final da Libertadores. A competição mais aclamada do continente está afunilando cada vez mais e os duelos restantes justificam tamanha expectativa para a próxima fase. Clássico paulista, duelo de Argentina vs Brasil e a possibilidade de um Fla-Flu na semifinal são alguns ingredientes que tornam essa edição ainda mais especial.

E para preparar todos da devida forma, nós, do Na Beira do Campo, vamos trazer todos os detalhes de cada um dos confrontos e o que podemos esperar dessas quartas de final.

SÃO PAULO X PALMEIRAS

O confronto que abrirá a fase nesta terça-feira, às 21h30, no Morumbi, será o Choque-Rei. Por ser um dos maiores clássicos do país, o jogo já chamaria as atenções por si só, porém, além disso, o duelo carrega um histórico recente que possibilita uma chance de revanche para os alviverdes. Lembrando que ambas as equipes se enfrentaram na final do Campeonato Paulista esse ano e os tricolores saíram vencedores encerrando um jejum de nove anos sem título.

Além dessa final, o retrospecto recente entre as equipes também não é muito favorável ao Palmeiras. Nos últimos cinco jogos foram três empates e duas vitórias para o São Paulo. 

O Tricolor chega para o jogo com moral devido a esses bons números em relação ao rival, e por conta da fase de recuperação que vem atravessando na temporada. Após o título paulista, o time teve muitos momentos de oscilação, principalmente no Campeonato Brasileiro, onde chegou a frequentar a zona de rebaixamento. Entretanto, a chegada do mês de agosto parece ter sido benéfica para os são-paulinos. Foram três jogos até aqui, duas vitórias e um empate (contra o próprio Palmeiras). A boa sequência ajudou o Tricolor a dar uma respirada no campeonato nacional e avançar na Copa do Brasil, após dois triunfos contra o Vasco. 

Já do outro lado, o Palmeiras chega para o confronto vindo de uma derrota em casa, nos minutos finais, contra o Fortaleza e que lhe custou a liderança do campeonato. No entanto, antes dessa derrota, a equipe vinha de uma sequência de dez jogos sem perder, com nove vitórias seguidas e um empate (contra o São Paulo). Portanto, o jogo desta terça será um veredito se esses dois últimos jogos sem vitória foram apenas ocasionais ou se o clube está realmente passando por uma fase de oscilações.

O jogo da volta acontece no dia 17 de agosto (terça-feira), no Allianz Parque, às 21h30.

OLIMPIA X FLAMENGO

Este talvez seja o confronto mais desequilibrado das quartas de final. O Flamengo vai visitar o Olimpia no Estádio Manuel Ferreira nesta quarta-feira (11), às 19h15, e é amplo favorito para avançar de fase.

Apesar de vir de uma acachapante derrota por 4 a 0, em casa, para o Internacional, os rubro-negros ainda são cotados para vencer ambas as partidas contra o time paraguaio. Tamanho favoritismo deve-se por conta de dois motivos. Primeiramente por conta do alto nível atingido pelo Fla desde a chegada de Renato Gaúcho. Com exceção do último jogo, a equipe havia vencido as sete partidas no comando do novo técnico, marcando 25 gols e sofrendo apenas três. Além das goleadas, o time colecionou diversas atuações excelentes, tanto individualmente, quanto coletivamente, que fizeram o torcedor relembrar os bons momentos da história recente do clube. 

Além de todo o potencial do clube carioca, outro fator crucial para esse favoritismo é o baixo nível apresentado pela equipe paraguaia até aqui nesta competição. Sofreu até a última rodada para avançar na fase de grupos e fez duas atuações que não empolgaram nas oitavas de final contra o Internacional. Vale lembrar que o Olimpia avançou nos pênaltis na fase anterior após dois empates por 0 a 0 com o Colorado.

Entretanto, apesar do baixo nível técnico, o Fla não deve subestimar o potencial de reação do adversário. Lembrando que a equipe chegou até a última rodada da fase de grupos dependendo do resultado do outro jogo e precisando vencer por quatro gols de diferença. E assim o fez. Bateu o Deportivo Táchira por 6 a 2 e avançou de fase.

O jogo da volta acontece no dia 18 de agosto (quarta-feira), no Maracanã, às 19h15.

RIVER PLATE X ATLÉTICO MINEIRO

O Galo vai até o Monumental de Núñez nesta quarta, às 21h30, jogar contra o River em uma das partidas mais aguardadas desta fase.

O Atlético-MG vem com muita moral para o duelo desta semana. O time acaba de vir de uma virada contra o Juventude no Campeonato Brasileiro que lhe rendeu a liderança. Além disso, o time chegou a sua maior sequência de vitórias na era do Brasileirão de pontos corridos; já são oito triunfos com 17 gols marcados e apenas quatro sofridos. 

E os feitos positivos do Galo não se limitam ao campeonato nacional. Foi dono da melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, eliminou o Boca Juniors, está nas quartas de final da Copa do Brasil e tem apenas uma derrota nos últimos doze jogos. Lembrando que a derrota citada era um resultado favorável para o Atlético naquela situação, pois o serviu para que avançasse de fase na CDB.

Porém, apesar da ótima fase, o Galo não possui um favoritismo claro para o confronto, pois trata-se do River Plate, o maior clube sul-americano nos últimos anos. É verdade que o River não vem justificando seu tamanho nas atuações recentes, mas é sempre um time a ser temido e respeitado.

O clube acabara de ser eliminado na Copa da Argentina pelo maior rival, Boca Juniors, e não teve um bom início no campeonato nacional. Na Libertadores, oscilou muito nas atuações e nos resultados. Foi apenas o segundo colocado no grupo no qual era a força destacada, além de ter corrido um risco enorme de ser desclassificado na última rodada, quando foi derrotado dentro de casa por 3 a 1 pelo Fluminense e teve que depender do resultado do outro jogo.

Apesar desse sufoco, o River já teve boas noites nesta edição. Após se complicar no jogo da ida das oitavas contra o Argentino Juniors, conseguiu uma boa e contundente vitória por 2 a 0 no jogo de volta. Além disso, seria impossível não relembrar a histórica vitória contra o Santa Fe por 2 a 1 na fase de grupos, quando o clube foi jogar totalmente desfigurado devido aos casos de covid-19, sem banco de reservas e com o volante, Enzo Pérez, como goleiro.

Portanto, o Clube Atlético Mineiro não terá vida fácil, mas tentará impor sua ótima fase para derrubar mais um argentino em seu caminho. O jogo da volta acontece no dia 18 de agosto (quarta-feira), no Mineirão, às 21h30.

FLUMINENSE X BARCELONA SC

O Tricolor das Laranjeiras receberá o Barcelona de Guayaquil nesta quinta-feira (12), no Maracanã, às 21h30, em mais um confronto muito equilibrado destas quartas de final.

Apesar de estar vivo em todas as competições, o Fluminense vive o seu momento de maior instabilidade na temporada. Os resultados, em parte, estão vindo, mas as atuações têm deixado o torcedor preocupado, a ponto de já terem organizado um protesto pacífico na porta do CT do clube. 

No Brasileirão, são três derrotas seguidas, sendo duas delas para clubes da zona de rebaixamento. Nas noites de Copa, o Flu costuma corresponder e amenizar as derrotas no campeonato nacional. Está nas quartas da Copa do Brasil e Libertadores, e foi líder do grupo da morte da competição, que tinha o River Plate como favorito. Por conta disso, talvez as melhores atuações do clube na temporada tenham sido em jogos de Copa, como foi na vitória contra River e Cerro fora de casa, além do triunfo sobre o RB Bragantino em casa pela CDB.

Portanto, para quinta-feira, o Flu precisará repetir a atuação de alguma dessas noites se quiser avançar de fase, pois enfrentará um adversário difícil de se bater.

O Barcelona, que já eliminou um brasileiro nesta Libertadores, foi o líder de seu grupo que tinha Santos e Boca Juniors como concorrentes diretos. Além disso, vem de cinco vitórias consecutivas por todas as competições e é vice-líder de seu campeonato nacional. Agora, nas quartas de final, vai para um dos jogos mais importantes de sua temporada, e seu retrospecto em jogos grandes até aqui tem sido positivo. Venceu o Boca, venceu o Santos duas vezes e conseguiu remontar pra cima do Vélez após ter sido derrotado no jogo de ida das oitavas.

A partida de volta acontece no dia 19 de agosto (quinta-feira), no estádio Monumental Banco Pichincha, às 21h30.

 

Siga-nos no Twitter e fique por dentro de tudo da Libertadores!

você pode gostar também