O São Paulo está muito próximo de anunciar mais um reforço para a temporada de 2023, dessa vez se trata do defensor argentino Alan Franco de 26 anos e que disputou a ultima temporada pelo Atlanta United da Major League Soccer.
De acordo com as notícias, Franco deve ser contrato em definitivo pelo tricolor paulista e chega para substituir o lateral-esquerdo/zagueiro Léo Pelé que foi vendido ao Vasco da Gama.
Impulsão e capacidade de vencer duelos aéreos
Alan Franco é um defensor de 1,83m e 77kg, suas virtudes físicas são parte importante em seu jogo, já que um dos pontos fortes do seu jogo é sua capacidade de se impor e também sua efetividade em duelos aéreos, sejam eles ofensivos ou defensivos.
Franco costuma se deslocar em velocidade antecipando o adversário e com isso fazendo valer sua impulsão para subir antes e conseguir vitória em situações de duelo pelo alto, outro ponto importante é sua capacidade de direcionar os cabeceios, fazendo com que além de vencer o duelo sua equipe ainda permaneça com a posse da bola.
Posicionamento e capacidade de construção
Os pontos positivos de Franco em fase de construção vão de encontro ao que o técnico do São Paulo, Rogério Ceni gosta.
Apesar de ser destro, Alan Franco pode atuar (e atuou assim por grande parte do tempo no Atlanta) como zagueiro pelo lado esquerdo, o que casa justamente com a saída de Léo Pelé, o defensor argentino pode jogar nos dois lados da defesa, porém quando pelo lado esquerdo usa pouco seu pé não dominante (esquerdo)
Franco se destaca por sua capacidade de conduzir para fixar os adversário e com isso gerar linhas de passe mais avançadas, porém também pode construir curto e costuma arriscar alguns lançamentos mais longos para auxiliar a progressão de sua equipe.
Características defensivas
Franco é um defensor que tem uma boa velocidade de deslocamento e seu ponto principal é a qualidade para defender em campo aberto, principalmente quando se trata de proteger a profundidade, apesar da sua força física o argentino não é um zagueiro que se coloca muito em situações de duelo.
Em vários momentos é possível notar que Alan Franco busca temporizar as jogadas, reduzindo assim o espaço de ação dos seus opositores e ai tenta um desarme ou um jogo de corpo impedindo a passagem do atacante rival.