A seleção da Holanda divulgou sua lista de convocados para a Copa do Mundo e um nome chamou bastante atenção, o do jovem atacante Xavi Simons que atua no PSV Eindhoven. Simons é uma das principais joias da Holanda e vem fazendo uma excelente temporada em 2022, sendo chamado pela primeira vez para a seleção nessa temporada e agora integrando a lista para a Copa do Mundo 2022.
Quem é Xavi Simons?
Xavier Quentin Shay Simons ou só Xavi Simons, é um atacante com grande parte da sua formação feita em La Masia, a famosa categoria de base do Barcelona, porém em 2019, quando tinha apenas 16 anos, Xavi Simons se transferiu para o PSG por 130 mil euros, pagos pelos direitos de desenvolvimento do atleta que tinha seu contrato expirando com o Barça.
Apesar de toda badalação em cima de Simons, o atacante teve pouco espaço no estrelado time do PSG, entrando apenas em alguns jogos da temporada passada.
No inicio da temporada 2022/23 o contrato de Simons com o PSG havia encerrado e o jovem se transferiu para o PSV à custo zero, um dos motivos da ida do jogador para o PSV era a busca por uma vaga na Copa do Mundo.
Correspondendo as expectativas
Em seu primeiro desafio no seu pais natal, Xavi Simons chegou repleto de expectativas e desde o começo da temporada vem correspondendo a esperança nele depositada, com dez gols e quatro assistências na atual temporada o jovem vem formando ótima dupla com seu compatriota Cody Gakpo no ataque do PSV.
Além dos números, as atuações de Simons em 2022 tem sido convincentes, o credenciando a ser convocado para a seleção principal e agora após boas apresentações no clube e na seleção conseguir um espaço entre os 26 listados para a Copa do Mundo.
Como joga Xavi Simons?
Atuando majoritariamente como segundo atacante, Xavi Simons também pode ocupar a função de falso 9 e até de ponta. É fato que o jovem rende mais como segundo atacante, com liberdade para se movimentar e vendo o jogo de frente para servir seus companheiros ou quem sabe atacar a área.
Simons possui bom físico, capacidade de dominar orientado e repertório de passes para distribuir e organizar os ataques de sua equipe, com movimentos chegando por trás do atacante central, Simons tem boa leitura para não se colocar em impedimento e sabe ocupar o espaço deixado às costas de seu adversário, entrando com certa liberdade na área para finalizar.