O sorteio dos grupos das copas Libertadores e Sul-Americana ocorreu no nessa sexta-feira(25). Entre os clubes brasileiros que estão participando da competição, tem o Fluminense, após ser eliminado da Pré-Libertadores na 3ª fase, em confronto com o Olimpia, do Paraguai. Sabendo disso, o tricolor das Laranjeiras é um dos favoritos ao título, mesmo tendo o trabalho questionado após a saída precoce do maior torneio da competição.
No sorteio, o Flu caiu em um grupo acessível, com um grande algoz, um clube que pode surpreender e outro que deve ser o mais limitado entre eles. Mas quem são essas equipes?
1 – Junior Barranquilla (Colômbia)
Pelo segundo ano consecutivo, o Fluminense enfrentará o Junior Barranquilla, da Colômbia, numa fase de grupos de um torneio internacional. Em 2021, os dois se encontraram na Libertadores daquela edição. O retrospecto ficou a favor da equipe colombiana, que venceu o tricolor em casa e empatou em jogo disputado no Maracanã. Mesmo assim, o Fluminense avançou para as oitavas de final e o Junior F.C. ficou com a vaga para a Sul-Americana daquela temporada.
Em 2022, os clubes se encontram de novo, com o Junior como cabeça de chave do grupo, e são os grandes favoritos a passar para as oitavas de final da Sul-Americana. Os embates ocorrerão nas 3ª e 4ª rodada.
O Junior Barranquilla está em um 2022 bem aquém do esperado. A equipe ocupa a 8ª colocação do Campeonato Colombiano, com 6 vitórias e 5 derrotas. Mesmo assim, a equipe conta com jogadores de nome dentro da América do Sul, como o Rei da América de 2016, Miguel Borja, e o experientes Fredy Hinestroza. A equipe promete ser o principal algoz do Flu na fase de grupos, e deve chegar forte rumo à classificação.
2 – Oriente Petrolero (Bolívia)
A equipe sorteada no pote 2 foi o Oriente Petrolero, da Bolívia. A equipe, com tradição no futebol nacional, é de Santa Cruz de La Sierra, cidade que não contém altitude. Esse fato é importante principalmente analisando os outros clubes do país, como The Strongest, Bolívar e Always Ready. Todas essas equipes são da cidade de La Paz, que fica numa altitude de 3700 metros do nível do mar.
Sem tradição no futebol internacional, os “Albiverdes” tiveram sua melhor campanha em torneios continentais em 1988. Nessa ocasião, chegou às oitavas de final da Libertadores daquele ano, sendo eliminado pelo América de Cali.
Em 2022, o Oriente Petrolero está na 4ª colocação do grupo A do Campeonato Boliviano, com 3 vitórias e 3 derrotas. O clube não deve prometer confrontos difíceis contra o Fluminense, mas um jogador em específico pode dificultá-los: se trata do atacante argentino Facundo Suárez. O centroavante é o artilheiro da Copa Sul-Americana, com 3 gols em 2 jogos. Vale ficar de olho no camisa 9 da equipe boliviana.
3 – Unión (Argentina)
O Unión, da Argentina, foi o time sorteado no pote 3. O “Rojiblanco”, como é conhecido, é um clube modesto em cenários nacional e internacional, mas surpreendeu a América do Sul em 2020 após eliminar o Atlético-MG na 1ª fase da Sul-Americana daquele ano. Entretanto, caiu na 3ª fase em dois confrontos acirrados contra o Bahia.
A equipe vem de boa companha no Campeonato Argentino. Atualmente, ocupa a 3ª colocação do Grupo A no torneio nacional, com 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Um desses triunfos, inclusive, foi contra o River Plate, quando venceu o gigante argentino por 1×0.
O Unión pode ser um clube que surpreenderá no grupo do Fluminense. Com um elenco modesto, mas que vem mostrando eficiência, os argentinos prometem brigar por essa vaga como um azarão. Para isso, o “Rojiblanco” conta com o experiente Jonatán Álvez, que teve passagem no Brasil pelo Internacional. Além dele, a equipe terá a jovem promessa Gáston González, mas apenas até Maio, sabendo que o meia esquerda está de saída rumo ao Orlando City.
Veja também: Quem são os adversários do São Paulo na Sul-Americana?