Posicionamento
Raphinha é um é jogador que atua como ponta-direita/esquerda, devido ao fato de ser canhoto tem facilidade de atuar em ambos os flancos, já tendo jogado até como uma “camisa 10” durante sua passagem pelo Stade Rennais.
O fator de atuar nas duas alas da repertorio ofensivo ao seu jogo, caindo pela direita o atacante tem a possibilidade de cortar para o centro do campo e arriscar um chute ou passar para um companheiro em progressão, já na esquerda serve bastante para alargar o campo, sendo assim faz com que a defesa adversária gere espaços.
No time de Bielsa, geralmente os jogadores de lado de campo precisam sempre espaçar o campo, e muitas vezes recebem a bola nas costas de seus defensores, fazendo com que seja necessária velocidade para correr e atacar o espaço, algo que Raphinha consegue fazer com maestria. Porém caso seja necessário, o camisa 18 do Leeds, é muito bom em jogadas de 1×1 e pode gerar desequilíbrio através do drible.
Driblador elite
Fisicamente falando Raphinha é um jogador esguio o que facilita seu jogo de 1×1, medindo 1,76cm e pesando 58kg, o atacante é muito rápido quando recebe a bola o que faz com que seja muito difícil para o defensor marca-lo.
Com uma média per90 min de 1.7 dribles certos em 3.86 tentados (44.4%) Raphinha tem capacidade para achar possibilidades de avançar com a bola em um espaço muito curto. Sua agilidade é outro ponto que facilita esse tipo de jogo, Raphinha frequentemente consegue fugir da pressão dos rivais graças a velocidade de seus movimentos.
Passador criativo
Além da velocidade e drible, Raphinha tem uma visão de jogo e uma capacidade de passe, que o credenciam como uma arma criativa da equipe de Bielsa. Na atual edição da Premier League o atacante já tem 4 assistências e uma média de 1.6 passes decisivos por jogo.
O fator de atuar pelo lado direito sendo canhoto ajuda e muito o repertório ofensivo do camisa 18, o brasileiro consegue companheiros através de cruzamentos ou de passes que peguem os defensores desprevenidos.
Raphinha não fica preso só aos bons passes, ele tem capacidade de se posicionar no espaço para gerar facilidade de transitar a bola para seus companheiros, além de conseguir reter bem a bola para o momento certo de tocar para o companheiro melhor colocado.
O brasileiro que possui uma média de 1.3 (61%) de bolas longas certeiras e 1.6 (56%) de assertividade em lançamentos é uma das principais armas ofensivas e criativas do sistema de jogo de Bielsa, que utiliza bastante dos jogadores de lado de campo.
Amplitude e ataque ao espaço
Raphinha tem vários papeis na tática de Marcelo Bielsa, alguns deles são o de alargar o campo se posicionando colado a linha lateral e abrindo espaço para progressão dos meias ou laterais que ataquem pelo lado onde o brasileiro se encontra.
Em outros momentos quando os jogadores do Leeds se agrupam no lado do campo e o espaço no corredor é gerado, Raphinha prontamente se projeta no espaço (como na imagem abaixo) para receber a bola já em progressão e se direcionar a meta adversária
As corridas de Raphinha são onde o espaço for aberto, então por vezes o atacante faz corridas diagonais para o centro do campo ou costuma se manter na rota lateral do campo e tentar a progressão por lá, fato é que o brasileiro sempre se esforça para ser opção de passe, seja próximo aos portadores da bola ou atacando as costas da defesa.
Contribuição defensiva
A equipe do Leeds apesar de recém promovida a elite inglesa, atua de maneira altamente ofensiva independente do adversário. Bielsa exige que seus jogadores estejam totalmente dedicados fisicamente e mentalmente durante os jogos.
Quando o Leeds perde a bola, tenta recuperar o esférico o mais rápido e o mais próximo do gol adversário possível, nesse quesito Raphinha é importantíssimo, usando de sua agilidade e ele quem muitas vezes corre para apertar o portador da bola. Outro ponto importante é a maneira como o brasileiro se desloca com agilidade para fechar as linhas de passe do rival.
Conclusão
Na sua primeira temporada na Premier League, Raphinha já tem 4 gols e 4 assistências em 17 jogos, apesar de um inicio tímido no novo time, o brasileiro parece ter se encontrado no XI de Marcelo Bielsa e tem evoluído a cada jogo. O brasileiro é um atacante jovem e que tem um repertório ofensivo variado, faz boa leitura do jogo e tem uma entrega tática louvável.
Talvez em mais uma temporada nesse nível no Leeds, Raphinha passe a ser alvo de equipes grandes da Europa e venha a figurar na seleção brasileira. Vale a pena acompanhar os jogos do Leeds e ver de “perto” a evolução de mais um brasileiro na Terra da Rainha.