Said Benrahma: Um mago na Terra da Rainha

Conheça Said Benrahma e saiba como joga, seu estilo de jogo e principais características do jogador.

Said Benrahma foi o destaque da última temporada na Championship, mas quem é ele e como joga o argelino que impressionou a terra da rainha?

A chegada a Inglaterra

No verão de 2018, Said Benrahma se transferiu do OG Nice da França para o Brentford por £ 1,53 milhões, logo chegou aos Bees e já caiu nas graças dos torcedores graças as mágias que o ponta-esquerda fazia em campo.

Em 2018, com 24 anos, o camisa 10 foi o líder do ataque da equipe com 10 gols e 14 assistências, evidenciando que a magia estava presente no oeste de Londres.

Estilo de jogo

O técnico do Brentford FC, Thomas Frank, costuma atuar com sua equipe em um 4-3-3, com um estilo de jogo progressivo com foco em manter a bola no chão e jogar nas linhas. Said Benrahma rapidamente se adaptou ao que o técnico queria.

Partindo da ponta-esquerda, mas com total liberdade de povoar o centro do campo, principalmente o espaço entrelinhas, o argelino foi peça principal no Brentford. Basta ver pelo heatmap do atleta na Championship 18/19.

Condução de bola e desequilíbrio através do drible

Um dos pontos principais do jogo de Said, era a condução de bola, com velocidade e ótima mudança de direção, o camisa 10 é o responsável por fazer com que os Bees, avancem no campo adversário.

Outra ferramenta importante no jogo de Said Benrahma são os dribles com uma média de 2.4 (51%) completados em 18/19 e 3.1 (55%) em 19/20, o jogador é quem desestruturava as defesas mais fechadas ajudando a ampliar o leque de possibilidades ofensivas da equipe de Thomas Frank.

Através do drible e da condução qualificada, o camisa 10 era a arma da equipe para sair das pressões adversárias.

Passes para infiltração

Notasse pelo número de assistências distribuídas pelo meia nas duas últimas temporadas (2018-19 e 2019-20) 14 e 8, que o passe é outro recurso que faz de Said um playmaker de respeito.

Atuando pela esquerda, mesmo sendo destro, o camisa 10 busca bastante passes em diagonais e que encontrem seus companheiros correndo por trás dos defensores adversários. Na última temporada, o jogador terminou com uma média de acertos de 1.5 (53%) nas bolas longas e 1.6 (47%) lançamentos certeiros.

Outro ponto importante é que Said Benrahma raramente distribuí esses passes do seu campo de defesa, basta ver pelos números da Championship 19/20: Média de 5.0 (87%) dos passes no próprio meio campo e 24.4 (70%) no campo do adversário.

Um mago goleador

Se na primeira temporada com a camisa 10 dos Bees, o argelino marcou 10 gols, essa média teve um acréscimo na temporada seguinte, foram 17 gols na campanha que por pouco não culminou com o acesso do Brentford a Premier League.

Uma explicação para essa temporada com mais gols, é um acréscimo na movimentação do meia em campo. Ainda partindo da esquerda pro centro, em 19/20, Said Benrahma passou a pisar mais na área, basta ver o heatmap do jogador na temporada passada.

 

O assédio da Premier League

Com seus números robustos de chances criadas e estatísticas ofensivas, não é surpresa ver Said Benrahma estar ligado a clubes da Premier League

O argelino, sem dúvida, tem a qualidade técnica para atuar na Premier League, mas permanece a dúvida se ele pode traduzir isso em gols e assistências na liga provavelmente mais intensa e caótica do mundo.

Said Benrahma atualmente prospera em um sistema projetado para ele, onde pode atacar com liberdade, com jogadores ao lado dele que podem alimentá-lo e protegê-lo defensivamente. Resta saber se na primeira divisão inglesa ele terá esse mesmo contexto.

Conclusão

O meia vai permanecer mais uma temporada no Brentford e deve ser o principal nome na busca pelo acesso, que escapou nos playoffs da temporada passada. Fica a dúvida se Said Benrahma vai repetir o nível das duas últimas temporada e continuar em evolução.

Cabe ressaltar que o argelino perdeu seu principal companheiro de ataque da campanha passada, já que Ollie Watkins se transferiu para o Aston Villa.

Vale acompanhar a temporada 20/21 da Championship que já começou e ficar de olho nas magias proporcionadas por Said Benrahma.

Curtiu esse artigo? Acompanhe mais análises como essas, é só clicar AQUI. Siga-nos no Twitter.

você pode gostar também