Com o fim de mais uma temporada europeia, vemos mais uma vez um insaciável Pep Guardiola sendo campeão de uma Liga Nacional. E, dessa vez, é a 3º Premier League em 5 anos na Inglaterra. Contudo, sempre fica aquela duvida acompanhada da taça no final de cada temporada. Seria Guardiola imbatível em campeonatos nacionais de pontos corridos?
Nesse texto vamos falar de três gigantes do futebol mundial, lendas entre treinadores e pra muitos, são os melhores além de Guardiola. Essas três figuras foram as únicas a conquistar uma liga nacional disputando diretamente com Pep.
Primeira ameaça
Quando falamos de rivalidade com o espanhol, pensamos automaticamente no primeiro treinador que ocupou esse cargo de “Rival” do Guardiola. Trata-se do maior treinador Português de todos os tempos, campeão mundial pelo Porto e bicampeão da UEFA Champions League, José Mourinho.
No inicio do auge da disputa entre Messi e Cristiano em 2011, com El Clásicos lotados e cheios de estrelas, tivemos uma rivalidade particular nos bancos de reservas. Mourinho com seu estilo mais defensivo e reativo era uma espécie de Kryptonita para o estilo de posse de bola e ataque de Pep.
Com esse embate glorioso e gigantesco entre duas mentes brilhantes do futebol mundial, tivemos um equilíbrio na Espanha. Com Mourinho sendo o único treinador a derrotar Pep em uma final de mata-mata até hoje. Inclusive, foi o primeiro a vencer uma liga nacional em cima de Guardiola, ao chegar aos 100 pontos, um feito histórico e ter passado a barreira dos 120 gols no campeonato com seu time. Foi necessário elevar bastante o nível para derrotar a brilhante mente espanhola que comandava o clube catalão.
Trajetória na Alemanha
Após isso, Guardiola seguiu dominando nas ligas, inclusive mudando para a Alemanha para comanda a máquina Bávara do Bayern de Munique. Mas em solo alemão, o treinador não encontrou nenhum rival a sua altura, porém começou a se atentar a um possível problema futuro. Um modesto treinador alemão que conseguiu dois títulos nacionais pelo Borussia Dortmund antes de sua chegada a Bundesliga. Mas ainda não foi o suficiente para atrapalhar seu sucesso, o que acabou levando Pep seguir em sua jornada até o campeonato mais equilibrado e disputado do mundo. A Premier League Inglesa.
Chegada na Inglaterra
Ao chegar em solo inglês, no milionário Manchester City, Guardiola encontrou um gigantesco desafio. Antonio Conte, um italiano irritado que começou a dinastia bianconeri na Itália e que agora se aventurava no comando de um badalado Chelsea. E, assim como deixou a Itália, começou na Inglaterra. Vencendo. Assim, em seu primeiro ano, sem a conquista de nenhuma taça, muitos começaram a questionar Pep. ‘Será que ele se provaria na Premier?’ Ou a perda do campeonato para Conte era apenas uma fase de transição do treinador para a nova liga?
A segunda alternativa parecia a mais concreta, pois nas duas temporadas seguintes, Guardiola dominou o solo inglês e conquistou o bicampeonato seguido para os citizens. Ao mesmo tempo que um rival em potencial começava a surgir ao horizonte.
Rivalidade com Kloop
Com um crescimento exponencial de sucesso no comando dos Reds, aquele modesto treinador alemão estava de volta. Jurgen Klopp tinha chegado para demonstrar seu valor com o Liverpool a muito tempo esquecido em cenário europeu. Nascera então uma nova rivalidade, Liverpool vs Manchester City. Klopp vs Guardiola.
Mas isso não parou por ai. Um velho rival havia retornado para assombrar Pep e rivalizar novamente. José Mourinho comandando o Manchester United. Porém não foi um grande incomodo, sendo considerado até como um fracasso pelos torcedores dos Red Devils.
Na temporada do bicampeonato do City, os Reds já haviam causado um leve incomodo ao time azul de manchester, ficando atrás por um ponto dos comandados por Pep. Mas na temporada seguinte, o Liverpool de Klopp finalmente havia conseguido superar o time de Guardiola. Com isso, o alemão se juntou a Conte e Mourinho na galeria de treinadores que conseguiram superar o espanhol em um campeonato nacional. Apenas esses três conseguiram superar o genial espanhol até hoje.
Caminho natural…
Sem muitas surpresas, Pep voltou a dominar na Premier League atual e levou mais um caneco pra casa no comando do City. E agora pode se provar ainda mais como um dos maiores treinadores de todos os tempos, ao conquistar a inédita UCL pelo time de Manchester.
No fim, apenas três mentes magnificas conseguiram superar Guardiola, apenas que só por uma vez, esses treinadores podem afirmar que conseguiram tirar uma liga nacional das mãos do espanhol, e até ir além, como é o caso de Mourinho, que conseguiu vencer uma final contra Pep, feito exclusivo ate hoje.
Mas qual será o próximo treinador a conseguir entrar nesse seleto Hall de lendas?