Série B: entenda os cenários pelo acesso e contra a queda na reta final

Com vários clubes na disputa pelos seus objetivos, a reta final da Série B promete grandes emoções nas próximas semanas.

A Série B de 2023 está na reta final, e restam apenas quatro rodadas para que o destino de todos os 20 clubes na disputa esteja decidido. Pelo acesso, o Vitória está com um pé na elite, mas outras oito equipes parecem ter chances reais de subir neste momento, com apenas três pontos de distância entre Criciúma (4º) e Mirassol (9º).

Do outro lado, o Z4 não muda desde a 27ª rodada, mas seis equipes permanecem próximas na briga para escapar de duas vagas na terceira divisão, já que o ABC já caiu e o Londrina está virtualmente rebaixado.

Siga o Na Beira do Campo no Twitter!

Candidatos ao acesso na Série B


Série B
Vitória encaminhou o acesso, e Sport tenta driblar fase irregular para seguir o mesmo caminho na Série B. Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Vitória: Vila Nova (C), Novorizontino (F), Sport (C) e Chapecoense (F);

Sport: Mirassol (F), Atlético-GO (C), Vitória (F) e Sampaio Corrêa (C);

Atlético-GO: Novorizontino (C), Sport (F), Mirassol (F) e Guarani (C);

Criciúma: ABC (C), Guarani (F), Botafogo-SP (C) e Novorizontino (F);

Juventude: Ituano (C), ABC (F), Ponte Preta (C) e Ceará (F);

Novorizontino: Atlético-GO (F), Vitória (C), Londrina (F) e Criciúma (C);

Guarani: Londrina (F), Criciúma (C), ABC (C) e Atlético-GO (F);

Vila Nova: Vitória (F), Londrina (C), Ceará (C) e ABC (F);

Mirassol: Sport (C), Ceará (F), Atlético-GO (C) e Tombense (F).

Com oito pontos de vantagem para o quinto colocado e seis de distância para o vice-líder, o Vitória parece ter encaminhado não só o acesso, mas também o título, independentemente da sequência.

Empatado com o quarto colocado em número de pontos, o Juventude (5º) parece ter a tabela mais tranquila, já que só enfrenta clubes da parte de baixo de tabela. Entre eles o lanterna e já rebaixado ABC. Por outro lado, Sport (2º) e Atlético-GO (3º) terão confrontos diretos pela frente, mas dependem só de si.

Na quarta posição, o Criciúma tem, em teoria, jogos tranquilos como mandante, mas desafios complicados fora de casa. Logo abaixo, Novorizontino (6º) e Guarani (7º) têm tabelas medianas, mas também precisam contar com tropeços dos concorrentes. Situação parecida com Vila Nova (8º) e Mirassol (9º), que também se mantém próximos do G4, mas muito atrás na tabela.

Briga contra o rebaixamento na Série B


Chapecoense e Tombense estão no Z4, mas em momentos distintos na Série B. Foto: Victor Souza/Tombense

Avaí: Ponte Preta (F), CRB (C), Sampaio Corrêa (F) e Ituano (C);

Ituano: Juventude (F), Sampaio Corrêa (C), Chapecoense (C) e Avaí (F);

Sampaio Corêa: Tombense (C), Ituano (F), Avaí (C) e Sport (F);

Ponte Preta: Avaí (C), Tombense (F), Juventude (F) e CRB (C);

Tombense: Sampaio Corrêa (F), Ponte Preta (C), CRB (F) e Mirassol (C);

Chapecoense: CRB (F), Botafogo-SP (C), Ituano (F) e Vitória (C);

Londrina: Guarani (C), Vila Nova (F), Novorizontino (C) e Botafogo-SP (F).

Cinco pontos na frente do Z4 da Série B, o Avaí (13º) parece distante da briga e também deu sorte na tabela, já que fugiu dos postulantes ao acesso nas últimas rodadas. O Ituano (14ª) está um pouco mais ameaçado, mas tem jogos em casa que estão ao alcance.

Mais perto da zona de rebaixamento, Sampaio Corrêa (15º) e Ponte Preta (16º) têm tabelas parecidas na Série B, com três jogos contra outros times da parte de baixo, mas um confronto duríssimo como visitante no meio. Ambos dependem de si, mas precisam somar pontos e não vencem há cinco e nove rodadas, respectivamente.

Dentro da zona, o Tombense (17º) parecia entregue, mas venceu as duas últimas rodadas e voltou para a briga pela permanência. A tabela é um pouco mais complicada em relação aos concorrentes acima na tabela. Situação parecida com a da Chapecoense (18º), que, por outro lado, vem de duas derrotas seguidas e em fase ruim no momento decisivo.

A situação do Londrina (19º) é desesperadora, oito pontos atrás do primeiro fora do Z4, com 12 a serem disputados. Como se já não bastasse, a tabela ainda é a pior entre os candidatos, com três postulantes ao acesso pela frente e um jogo fora de casa na última rodada. Na lanterna, o ABC já está rebaixado e, portanto, fora da briga.

Quem não briga por nada na reta final?

O CRB até tem chances matemáticas de acesso, mas precisa tirar uma vantagem de sete pontos e, ainda, ter um rendimento superior ao de, pelo menos, seis concorrentes na Série B.

Um pouco atrás, restando 12 pontos em disputa, Ceará e Botafogo-SP estão 11 pontos atrás do G4 e 12 pontos na frente do Z4, sendo improvável a entrada nas duas zonas.

você pode gostar também