Thiago Almada, uma sensação Argentina

Posicionamento 

Thiago Almada é um jogador que consegue atuar em mais de uma posição no ataque, tem preferência por atuar como um meia mais centralizado, porém por muitas vezes ainda sobre o comando de Gabriel Heinze (ex-técnico do Vélez Sarsfield) atuou pelo lado esquerdo do campo, com liberdade para cortar para a faixa central visando um passe ou chute.

Outra ponto do posicionamento do meia, é que por muitas vezes ele foi utilizado para dar amplitude a sua equipe, sendo assim o Vélez caso conseguisse uma virada de jogo rápida, tinha a possibilidade de colocar Almada em uma situação de 1×1 contra o defensor adversário.

Importância no ataque

Bem como citado no início do texto, o fato de ser um jogador versátil fez com que Almada fosse um jogador chave nas ações ofensivas da equipe do Vélez na temporada passada (fica aqui o adendo que devido a idade, Almada não foi titular na maioria dos jogos).

Com uma boa capacidade de drible e uma predisposição a rematar de fora da área, uma das principais jogadas do Vélez era encontrar Almada no 1×1, para que ele pudesse eliminar um adversário através do drible e pudesse chutar de fora da área. Foram quatro gols anotados pelo jovem na temporada passada do campeonato argentino.

Ainda falando do ataque, na temporada passada sob o comando de Heinze, o Vélez usava muito jogadas de ataque ao espaço, e nisso Almada tinha uma boa expertise, não atoa teve uma média de 34 passes recebidos por jogo.

Papel na progressão

Aqui entramos na principal característica do jogo de Thiago Almada, apesar da pouca idade o meia é um passador de elite, como reforçam os números da temporada passada (segundo WyScout). Almada teve 45% de passes por jogo, o quinto maior da Superliga. Esta estatística é ainda melhor, quando citamos os números de sua precisão, 81% . Ele terminou o campeonato com 6 passes progressivos por jogo, sendo o décimo sexto entre os jogadores de ataque. Em 109 tentativas de passes progressivos obteve uma taxa de conclusão de 79%.

Almada alia um bom passe e visão de jogo com seu senso de ocupação de espaços, ele tende a procurar espaços entre as linhas de marcação rival, com o adendo de um bom domínio de bola, ele consegue se colocar em boas situações para encontrar o melhor companheiro para passar a bola.

Em jogadas de contra ataque, Thiago é ainda mais importante, já que sabe muito bem manter a bola sob seu controle, driblar para sair de uma possível pressão e já lançar passes diagonais com precisão para os companheiros que se projetam rumo ao gol adversário.

Pontos a corrigir no jogo

Thiago Almada é cercado de expectativas desde os 17 anos quando ainda era um garoto das canteras do Vélez Sarsfield, porém ainda tem só 19 anos e muito a progredir em seu jogo.

A falta de fisicalidade é um ponto que o camisa 10 precisa evoluir para poder jogar na Europa, por muitas vezes o mesmo foi superado por seus marcadores devido ao seu porte físico pouco avantajado (1,71cm e 63kg), é natural devido a pouca idade e a sua função/posição em campo que ele não seja uma máquina de músculos, mas ainda carece de uma melhora.

Outros dois pontos, são: A desconcentração em alguns momentos, por querer participar mais do jogo, as vezes se movimenta de maneira errada e acaba deixando vácuos no posicionamento de sua equipe, falta adquirir uma certa paciência para esperar o momento certo de estar inserido ao jogo. Thiago costuma também a arriscar passes verticais em demasia, ou seja na ânsia de fazer jogadas que logo resultem em gols, costuma a desperdiçar a bola, errar um passe e isso é algo prejudicial a ele e a equipe.

Thiago Almada dá mostras que poderá figurar em um grande time europeu, basta apenas continuar seu processo de evolução, trabalhar seus pontos fortes e melhorá-los ainda mais e ter disposição para corrigir os pontos fracos de seu jogo. Cabe sempre lembrar que ainda é um jogador em formação e que tem apenas 19 anos, então qualquer julgamento ou análise precisa ser ponderado.

você pode gostar também