A Supercopa da Espanha está de volta e, novamente, irá nos proporcionar grandes confrontos já nas semifinais. Na quarta-feira (12), às 16h, o El Clásico vai parar o mundo para disputar uma vaga na final. Já na quinta-feira (13), no mesmo horário, Atlético de Madrid e Athletic Bilbao disputarão a outra vaga na final.
Vale lembrar que, o formato dessa Supercopa com quatro times foi criado recentemente, em 2020. Tal mudança foi feita para atrair maior interesse do público geral na competição e fornecer mais (e melhores) jogos. Com isso, os classificados para o campeonato passaram a ser: campeão da LaLiga (Atlético de Madrid), campeão da Copa do Rei (Barcelona), vice-campeão da LaLiga (Real Madrid) e vice-campeão da Copa do Rei (Athletic Bilbao, atual campeão).
Então, visando cada confronto, vamos analisar quem são os favoritos para cada semifinal e o momento com que cada time chega para a disputa da competição.
Barcelona x Real Madrid – 12/10 às 16h
A má fase do Barcelona já não é surpresa pra ninguém. Passando por uma grande reformulação dentro de campo e com problemas financeiros fora dele, o time não vem conseguindo responder com bons resultados. A temporada 21/22, até então, pode se considerar um fracasso. Eliminado na fase de grupos da Champions League e apenas em sexto na LaLiga, o Barça vive um de seus piores momentos no século.
No entanto, Xavi teve duas ótimas notícias de última hora e que poderão ser vitais para a disputa da partida. Pedri pode, enfim, retornar ao time já que testou negativo para a COVID-19, e Ferrán Torres também está livre do vírus e pode fazer sua estreia.
Sem muito para se apoiar, o Barcelona aposta suas fichas no elenco completo que terá a disposição para o jogo pela primeira vez em muito tempo. O teto que esse time pode alcançar ainda dá esperanças aos torcedores, mas o que temos visto em campo ainda passa longe de ser algo aceitável para o tamanho do clube.
📋 A lista de relacionados para #ElClásico.
🏆 Supercopa da Espanha🔵🔴 #ForçaBarça pic.twitter.com/tGSYT7KFGX
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) January 10, 2022
Por outro lado, o Real Madrid talvez viva o seu melhor momento na era pós-Cristiano Ronaldo e chega embalado para essa Supercopa. Classificado para as oitavas da Champions e líder isolado do espanhol, os merengues são donos de um ótimo futebol, que já alça a equipe entre uma das melhores da Europa. Além do ótimo nível coletivo, conta com um brilhante Benzema para decidir jogos e Vinícius Jr sendo cada vez mais influente no ataque e tão decisivo quanto o camisa 9. São dois dos melhores jogadores de toda a temporada 21/22.
A grande fase se alia com o bom retrospecto recente diante do Barça e transforma o Real em favorito para a partida. No último El Clásico os ‘Blancos’ venceram por 2 a 1, e, apesar do resultado apertado, foram bem superiores durante os 90 minutos. Além disso, a invencibilidade sobre o time da Catalunha já perdura desde março de 2019.
📋✅ ¡Nuestros convocados para la #SuperCopa! pic.twitter.com/ffCQHUKfv6
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) January 10, 2022
Atlético de Madrid x Athletic Bilbao – 13/10 às 16h
O outro confronto da semifinal, apesar de ser entre equipes menos relevantes, nos reserva um equilíbrio ainda maior. Apesar dos Colchoneros serem os atuais campeões espanhóis, o nível de futebol apresentado sofreu uma queda em relação à temporada passada. Avançou de fase na Champions nos minutos derradeiros da última rodada e na LaLiga está em quarto lugar.
Considerado por muitos o melhor elenco da Era Simeone, este ainda não conseguiu encontrar a melhor maneira de jogar e tampouco transformar as ótimas peças em um ótimo coletivo. Tal fato fica evidente nas oscilações da equipe na temporada. Ainda buscando embalar, o título da Supercopa da Espanha pode ser o necessário pro time retomar a confiança e conseguir apresentar bons jogos contra adversários difíceis.
Your 𝗔𝘁𝗹𝗲𝘁𝗶 𝘀𝗾𝘂𝗮𝗱 for the Spanish Super Cup! 🔴⚪ pic.twitter.com/2OIjIFsWCn
— Atlético de Madrid (@atletienglish) January 11, 2022
O Athletic Bilbao pode parecer o time menos badalado desta edição, mas lembremos que é o atual campeão da Supercopa. Inclusive, na temporada passada bateu o Real Madrid na semifinal e se sagrou campeão diante do Barcelona. É apenas o nono no Campeonato Espanhol, mas é um time que sempre incomoda os grandes e vem se estabelecendo aos poucos no grupo da parte de cima da tabela. Nas Copas, vem incomodando cada vez mais. Além do título citado acima, também chegou até a final d Copa do Rei 2020, onde foi vencido por seu principal rival, Real Sociedad.
Será um confronto interessante onde nenhum dos dois clubes vivem boa fase e, por isso, o jogo acaba tendo um equilíbrio maior. Se analisarmos apenas as peças e o que elas podem entregar em seu máximo, o Atlético de Madrid levará vantagem, mas analisando campo e bola, é uma partida difícil de prever.
Always Athletic! 🔴⚪
🔜💭 𝗦𝘂𝗽𝗲𝗿𝗰𝗼𝗽𝗮 🏆#GeuriaDa #AthleticClub 🦁 pic.twitter.com/BrADt0E3Fi
— Athletic Club (@Athletic_en) January 9, 2022
A final da Supercopa da Espanha acontece no domingo (16), às 16h, entre os vencedores de cada semifinal.