Na tarde do dia 4 de abril de 2021, exatamente um ano atrás, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, através de uma transmissão ao vivo no Instagram do clube, anunciou o novo treinador do Tricolor. A diretoria havia optado por contratar o argentino Juan Pablo Vojvoda, praticamente desconhecido no Brasil. Preparado para os questionamentos, o dirigente tratou de justificar a escolha.
“É um cara moderno, que gosta da bola, do jogo construído desde os zagueiros, que agride o adversário. É estudioso e muito ligado em tecnologia e informação”, disse Paz, citando alguns trabalhos do treinador em outros clubes: “Tem histórico recente muito bom de equipes com perfil do Fortaleza, como o Talleres, de Córdoba, que levou ao sexto lugar na Argentina; como o Defensa y Justicia, que levou para a Copa Sul-Americana; e conseguiu inédito vice campeonato com o (Unión) La Calera, no Chile, com um dos menores orçamentos, e o time está jogando a Libertadores”, enumerou.
Um ano depois, são três troféus a mais na prateleira do clube (todos vencidos de forma invicta), a melhor campanha da história do time na Série A e uma vaga inédita para a Libertadores da América.
Com o comando do Argentino, o Leão passou a ser um time intenso, com fome de gols e muito difícil de ser batido. Fez grandes partidas e derrotou adversários tecnicamente superiores. Com jogadores adaptados a funções diferentes das originais e um elenco que comprou a ideia do treinador, o argentino conseguiu fazer no Fortaleza algo semelhante aos exemplos citados pelo presidente do clube antes do início do trabalho.
Recordes e Campanhas históricas
Com Vojvoda, o Fortaleza fez sua melhor campanha na Série A de pontos corridos, terminou em um 4º lugar impensado antes do início da competição, com direito a estar entre os seis melhores de ponta a ponta e ficar no G-4 em 31 das 38 rodadas. Esse resultado deu ao clube uma vaga inédita na Copa Libertadores.
Na Copa do Brasil, mais um recorde, com uma disputa inédita de semifinais. Fora isso, o argentino conseguiu conquistar três títulos (dois Campeonato Cearenses e uma Copa do Nordeste), todos de forma invicta.
Desde que foi oficializado como técnico do Fortaleza, os números do Juan Pablo Vojvoda são os seguintes:
76 jogos
39 vitórias
16 empates
21 derrotas
58,33% de aproveitamento
123 gols marcados
75 sofridos
• 2x Campeão Cearense (Invicto)
• 1x Campeão da Copa do Nordeste (Invicto)
Com todos os ótimos resultados, Vojvoda foi pretendido por outros clubes. Entre eles, o Atlético-MG, como confirmou o presidente Marcelo Paz. O início na atual Série A não é tão empolgante quanto o de 2021 (o time cearense não tem nenhum ponto nos três primeiros jogos), mas o argentino tem crédito com a torcida.
Leia também: Fortaleza x River Plate: prováveis escalações, retrospecto e detalhes da partida