Veja números de Henrique Dourado, possível reforço do Cruzeiro

Ceifador marcou mais de 100 gols desde 2013, e está na mira da Raposa para o Brasileirão

Henrique Dourado (33) está na mira do Cruzeiro. O atacante pode assinar contrato de graça, pois está livre no mercado, após rescindir com o Henan Shongshan Longmen, da China. Além disso, Dourado não está muito longe: o jogador tem realizado treinamentos e mantido a parte física em dia no Cianorte-PR.

Números no Brasil

O “Ceifador”, como é conhecido, teve seu primeiro grande momento na carreira atuando pelo Mogi Mirim. Marcou 8 gols em 20 partidas pelo clube, e foi um dos responsáveis pela histórica campanha do Sapão no Campeonato Paulista de 2013, que chegou às semifinais. Com o momento de destaque, acabou comprado pelo Mirassol, clube que o emprestou a outras equipes até 2016.

Após um período apagado no Santos, voltou a se destacar em 2014. Agora pela Portuguesa, marcou 10 gols em 29 partidas, sendo 7 deles no Paulistão daquele ano. Ele se consolidava como um grande artilheiro em terras paulistas, o que não passou despercebido por um gigante do estado.

Palmeiras

Em abril de 2014, Henrique foi anunciado como reforço do Palmeiras. O Verdão teve um ano bastante conturbado, brigou contra o rebaixamento no Brasileirão até a última rodada, e é justo falar que só se salvou graças aos gols de sua nova contratação. Foram 18 gols em 39 partidas, incluindo o gol da permanência na primeira divisão, contra o Athletico.

Henrique Dourado Palmeiras x Atlético-PR
Decisivo e especialista em pênaltis, Ceifador salvou o Palmeiras do rebaixamento (foto: Cesar Greco/Palmeras)

Além disso, foi no Palmeiras onde Henrique Dourado comemorou pela primeira vez com a agora tradicional “ceifada”. Foi contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil.

Cruzeiro

Você pode não lembrar, mas Henrique “Ceifador” já jogou pelo Cruzeiro. Foi em 2015, ano que não é bem lembrado pelos cruzeirenses. A Raposa vinha de dois títulos brasileiros, não conseguiu manter o “fôlego”, e brigou apenas pela metade da tabela. Num time longe de sua forma ideal, Henrique não conseguiu se destacar, marcando apenas um gol em 11 jogos.

Futebol Europeu

Chegava a hora de “ceifar” em terras internacionais. Henrique Dourado defendeu o Vitória de Guimarães, entre o final de 2015 e a metade de 2016. Não foi mal – foram 12 gols em 30 partidas – mas acabou devolvido ao Mirassol.

Retorno ao Brasil

Com 27 anos de idade, Henrique já era visto como um atleta experiente no futebol. Isso acabou lhe abrindo portas no Rio de Janeiro. O atacante foi contratado em definitivo pelo Fluminense, no segundo semestre de 2016.

Foi no Tricolor onde Dourado conseguiu os melhores números de toda sua carreira. “Ceifou” as redes 34 vezes em 75 partidas – média de quase um gol por jogo – e sagrou-se o grande artilheiro do Brasileirão de 2017, com 18 gols anotados.

Fla e Flu

Agora famoso na “Cidade Maravilhosa”, o artilheiro se mudou das Laranjeiras direto para a Gávea. Assinou com o Flamengo, em 2018, por cerca de R$ 7 milhões.

Henrique Dourado Flamengo
Dourado não repetiu no Flamengo seu momento dourado no Fluminense (foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Henrique não conseguiu ser o craque que a Nação Rubro-Negra esperava, mas atingiu números bem honestos: 13 gols em 41 partidas, e a artilharia do Flamengo na temporada. Fez mais dois tentos no ano seguinte, incluindo um golaço de bicicleta contra o Resende, mas já não gozava de tanto prestígio no elenco flamenguista.

China

Em 2019, Henrique Dourado iniciou uma jornada repleta de gols e com algumas polêmicas na Ásia. Assinou contrato com Henan Jianye, futuro Henan Shongshan Longmen. Foi às redes logo na sua estreia, mas sofreu uma grave lesão, que o afastou dos gramados por vários meses.

Um velho amigo

Afastado dos gramados por cinco meses, Henrique teve a chance de recuperar sua carreira em um velho conhecido: o Palmeiras. Contratado por empréstimo até dezembro de 2019, porém, acabou atuando pouco. Foram apenas quatro partidas, e nenhum gol marcado.

China (parte 2)

De volta à China, Dourado finalmente conseguiu mostrar a que veio. Fez 8 gols na sua temporada de reestreia, 9 em 2021 e cinco em 2022, totalizando 22 tentos em 52 jogos, e se estabelecendo como um dos grandes artilheiros de todo o futebol asiático.

O momento era bom, e o céu parecia o limite para Henrique Dourado, até que veio a grande polêmica de toda sua carreira. Em agosto de 2022, numa partida contra o Wuhan, acabou se irritando com uma marcação da arbitragem. Muito nervoso, empurrou o juiz pelas costas, e acabou expulso. O brasileiro demonstrou arrependimento, pediu desculpas, mas acabou suspenso do futebol chinês por um ano, a punição mais pesada aplicada a um jogador de futebol na história da China. Desde então, deixou o Henan Shongshan, e se tornou um agente livre no mercado.

Henrique Dourado gols
Henrique Dourado marcou 121 gols desde 2013 (fonte: oGol)

De volta ao Brasil

Após a polêmica, Henrique optou em retornar para o Brasil. Está livre no mercado, mas realiza treinamentos no Cianorte-PR, com a finalidade de manter a forma física.

você pode gostar também