Em jogo bastante disputado no Maracanã, o Fluminense de Fred e companhia quase se viu superado pelo Barcelona de Guayaquil. O Flu abriu o placar com Gabriel Teixeira aos 25 minutos do 1° Tempo, após uma saída errada do goleiro adversário em falta cobrada por Cazares.
A partida se manteve morna e com poucas ocasiões de gol, mas aos 14 minutos do 2° Tempo, Adonis Preciado subiu sem marcação e guardou a bola no fundo da rede de cabeça. 8 minutos depois o Fluminense se via em vantagem numérica dentro de campo, Emmanuel Martínez que havia assistido o gol de Preciado, foi expulso após receber o segundo amarelo.
Perto do fim da partida, o torcedor tricolor com total certeza entrou em aflição, Nino ao subir de cabeça, acabou acertando o cotovelo na nuca do adversário, ocasionando em um pênalti aos 43 minutos do 2° Tempo que fatalmente viria a ser gol. Um balde de água fria na torcida tricolor!
Mas aos 50 minutos do 2° Tempo, lá estava ele, Frederico de pênalti marcou o gol salvador que deu ar de sobrevivência ao Fluminense para o jogo de volta no Equador, pela Copa Libertadores 2021.