O Atlético de Madrid anunciou na última sexta-feira (08) a contratação de seu segundo reforço desta janela de transferências. Trata-se de Samuel Lino, brasileiro de 22 anos adquirido do Gil Vicente, de Portugal. Um dos destaques do último Campeonato Português, o jogador custou ao Atleti 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 35 milhões) e assinou contrato até junho de 2027. Seu nome também estava sendo especulado no Sporting, que demonstrou interesse na contratação do atacante.
Samuel Lino atua principalmente na ponta-esquerda, embora também desempenhe as funções de centroavante e ponta-direita. Ainda não se sabe se o jogador fará parte dos planos do técnico Diego Simeone já na próxima temporada. Caso não faça, deverá ser emprestado a um outro clube. Foi o que ocorreu com Marcos Paulo, ex-Fluminense, que ao chegar no Atlético de Madrid foi emprestado ao Famalicão, de Portugal.
Passagem pelo Flamengo
O atacante foi revelado nas categorias de base do São Bernardo, clube pelo qual disputou a Copa São Paulo de 2017 e se destacou. Chamou a atenção de grandes clubes brasileiros e foi emprestado pelo time paulista ao sub-19 do Flamengo, ainda em 2017. Defendeu o rubro-negro na Copa São Paulo de 2018 e ainda se sagrou campeão, mesmo com participação discreta na campanha. Samuel não recebeu muitas oportunidades no clube carioca e logo retornou ao São Bernardo.
Destaque em Portugal
Em 2019, foi transferido para o Gil Vicente, de Portugal. À época, o clube estava na terceira divisão do país por questões jurídicas, mas disputaria o campeonato principal na temporada seguinte. Samuel encontrou muitos brasileiros no elenco, o que facilitou sua adaptação. Porém, o atacante só começou a ter mais oportunidades com a chegada do técnico Ricardo Soares, com quem evoluiu bastante.
Em 101 jogos pelo Gil Vicente, o atacante marcou 27 gols. Na última temporada especificamente, foram 14 gols e cinco assistências em 38 jogos. Samuel Lino foi fundamental para a classificação do modesto time português à Conference League.
Samuel Lino é o segundo reforço do Atlético de Madrid desta janela de verão europeia, após o meio-campista belga Axel Witsel ter assinado com os colchoneros.