Brentford, scout e a prospecção de artilheiros

Moneyball é um filme norte-americano dirigido por Bennett Miller, o filme é inspirado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, de Michael Lewis, que conta a história de Billy Beane, gerente-geral do time de basebol do Oakland Athletics. No filme em questão, Billy se vê diante de desafios enormes devido a baixa condição financeira, porém apesar da situação financeira desfavorável da equipe, usando uma sofisticada análise estatística dos jogadores, eles conseguem chegar até a World Series (final da liga norte-americana de basebol).

Mas o que isso tem haver com o futebol? Algumas equipes também são totalmente baseadas em análises de dados que instruem as movimentações da parte comercial até treinamentos e contratações. O Brentford-ENG é um desses times, e quando o assunto é repor peças negociadas a equipe sabe muito bem como fazer.

No texto de hoje veremos, como os The Bees, souberam repor as saídas de artilheiros por anos seguidos com peças que deram a mesma qualidade.

Neal Maupay 

(Temporada 2018/19)

O atacante de 24 anos, atualmente no Brighton & Hove Albion-ENG, foi um nome de bastante destaque quando jogou pelo Brentford, principalmente na Championship de 2018-19.

Apesar da estatura média (1,71cm), Maupay se destacou devido ao seu arsenal de jogadas ofensivas. Atuando de maneira mais centralizada, o francês era quem se dispunha a empurrar a linha defensiva rival para trás quanto fosse possível, entretanto Maupay se mostrava bastante letal quando o assunto era corridas atacando as costas dos zagueiros, tinha um faro indescritível para pegar os marcadores no ponto-cego.

(Smartmap 2018/19)

Na temporada em questão, Neal Maupay marcou 25 gols e distribuiu 8 assistências, números muito bons e que fizeram com que o atacante chamasse atenção do Brighton. Ao todo em sua passagem no Brentford, teve números de: 41 gols e 14 assistências em 95 jogos.

Ollie Watkins

Após a saída de Neal Maupay, o Brentford encontrou uma solução caseira, Ollie Watkins que na temporada 18/19 havia atuado como um atacante de lado de campo foi deslocado para um função mais central para ocupar a lacuna deixada por seu ex-companheiro de ataque.

Temporada 19/20

Passando a atuar mais centralizado mas com liberdade de se movimentar, Watkins fez com que o estilo de jogo do Brentford não se modificasse. Em um estilo de jogo pautado em passes progressivos, era vital a presença de Watkins no XI titular, já que assim como Maupay era ele quem se encarregava de arrastar a última linha e gerar campo para o Brentford avançar com bola dominada.

Outro ponto de similaridade entre Maupay (18-19) e Watkins (19-20) era que ambos constantemente atacavam as costas dos zagueiros em desmarque. Watkis ainda tinha a capacidade de correr com bola no pé bastante aguçada. Na campanha que culminou com a eliminação do Brentford nos playoffs, Ollie marcou 25 gols e distribuiu 3 assistências.

(Smartmap 2019-20)

Após 143 jogos, 49 gols e 13 assistências, Ollie Watkins foi mais um a deixar o Brentford rumo a um time da Premier League, dessa vez o Aston Villa.

Ivan Toney

Sem conseguir o acesso e perdendo seu homem gol pelo segundo ano seguido e agora sem um solução caseira, o Brentford se viu obrigado a ir no mercado buscar uma peça que ocupasse a lacuna deixada por Ollie Watkins. Em 31 de agosto de 2021, a equipe de Londres contratou Ivan Toney (24 anos) junto ao Peterborough United, por  5 milhões de libras. Toney vinha de uma temporada com 24 gols e 5 assistências na League One.

(Temporada 2020-21)

Ivan Toney é um atacante com muito liberdade de movimentação no ataque do Brentford, por várias vezes o jogador é visto na lateral do campo as costas do lateral adversário, porém também é presença constante nas entrelinhas tentando gerar opção de passe para os meias e volantes da sua equipe.

Com 1,79 cm de altura, o camisa 17 é mais um dos que se vale da sua velocidade e leitura de espaços para atacar as brechas nas costas dos rivais e tentar chegar em posição de finalizar a gol.

(Temporada 2020-21)

Toney é um excelente criador de espaços, seus movimentos quase sempre são de muita ajuda para a equipe do Brentford, não atoa em 32 jogos na atual temporada da Championship foi titular em 31. Ivan Toney é um dos principais destaques nessa temporada da segundona inglesa, já são 25 gols e 9 assistências.

A importância do scout

Assim como no filme Moneyball o Oakland Athletics esbarrou em algumas barreiras mesmo usando as estatísticas de maneira correta e a seu favor, o Brentford também se viu brecado por empecilhos, como na eliminação dolorosa para o Fullham na temporada passada. Entretanto a equipe consegue melhorar e reduzir esses erros através de uma boa analise de dados.

As três trocas de jogadores, mostram como a equipe conseguiu reduzir erros e minimizar as perdas colocando jogadores de perfil similar nas lacunas outrora deixadas devido a transferências.

você pode gostar também