Quando se fala em futebol uruguaio, sempre pensamos em Nacional e Peñarol. Porém, nos últimos anos uma equipe humilde vem chamando a atenção no futebol local. O Liverpool de Montevidéu conquistou no último final de semana o título do Apertura 2022, esse foi o quarto título dos Negriazules nos últimos três anos.
Uma das curiosidades dos quatro títulos que o Liverpool obteve nesses três anos é que todos eles foram com treinadores diferentes. O Intermédio de 2019 foi com Paulo Pezzolano, a Supercopa do Uruguai de 2020 com Román Cuello, o Clausura 2020 com Marcelo Méndez e agora o Apertura 2022 com Jorge Bava.
Categorias de Base
Um dos métodos que o Liverpool vem utitlizando nos últimos anos é a base. As canteras do clube foram fundamentais para as conquistas. Alguns dos destaques de maior nome são: Ignacio Ramírez, Nicolás Acevedo, Federico Martínez, Sebastián Cáceres, Sebastián Lentinelly, Alan Medina e o principal de todos: Fabricio Díaz, que com apenas 19 anos participou de todas as conquistas recentes do clube, sendo inclusive o capitão Negriazul no jogo que corou o clube como campeão do Clausura 2022.
Outro destaque do time é que dos 15 atletas que estiveram por pelo menos 600 minutos em campo na campanha no Apertura, 11 possuem no máximo 24 anos. Uma juventude que tem se tornado a identidade do clube nos últimos anos.
A importância de José Luis Palma e Gustavo Ferrín
Presidente do Liverpool desde 2001, José Luis Palma tem uma política de melhorar as estruturas e manter as finanças saudáveis. Atualmente, o Liverpool é dono de um dos melhores centros de treinamento do Uruguai. E mesmo com um rebaixamento no meio do caminho, o clube se manteve em ordem com os frutos sendo colhidos nas últimas temporadas.
Gustavo Ferrín, antigo treinador das seleções de base e atual diretor esportivo do Liverpool é um dos responsáveis pelo trabalho de formação do clube. É ele quem mantém a filosofia do clube, que é a mesma desde que Paulo Pezzolano assumiu o clube e conquistou o Intermédio em 2019.
Próximos passos
A conquista do Apertura garante o Liverpool na semifinal do Campeonato Uruguaio e na Copa Sul-Americana. O time ainda precisa se manter entre os quatro primeiros da somatória de pontos geral (Apertura + Intermédio + Clausura) para alcançar a Libertadores. O título uruguaio será definido apenas no final da temporada.
Pela forma que o clube vem jogando, não será surpresa que o Liverpool conquiste o campeonato nacional, o time deve manter seus principais jogadores para a disputa do Intermédio e do Clausura. Enquanto isso, Nacional e Peñarol, os rivais direto do Liverpool, não empolgaram no primeiro semestre e ainda são uma incógnita para o restante do ano.
Leia também: Dorival Júnior é confirmado no Flamengo