Barcelona leva susto, mas vence Shakhtar e se mantém 100% na Champions

Ferran Torres e Fermín Lopéz, em conjunto, foram os responsáveis pela vitória culé

Em jogo válido pela terceira rodada do Grupo H da Champions League, o Barcelona recebeu a equipe do Shakhtar Donetsk no Estádio Olímpico Lluis Company, visto que o Camp Nou segue em reforma, com previsão de volta apenas para o final do ano de 2024, aproximadamente em novembro. Em campo, a equipe blaugrana conseguiu abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Ferran Torres e Fermín Lopéz, respectivamente. Porém, na volta do intervalo, a equipe do Shakhtar diminuiu com o camisa 10 Sudakov, mas gol que não foi o suficiente para a equipe alcançar o empate, terminando então, 2 a 1 para o Barcelona.

A situação do Grupo H segue conforme esperada desde a realização do sorteio. O Barcelona ocupa a primeira posição com nove pontos e +7 de saldo de gols, fazendo, até o momento, a melhor campanha entre os clubes na fase de grupos. A equipe catalã segue acompanhada do Porto, em segundo lugar. Os dragões conseguiram uma ótima vitória, fora de casa e de virada, por 4 a 1, pra cima do Royal Antwerp, até o momento, o ‘saco de pancadas’ do Grupo H. Já o Shakhtar Donetsk segue na terceira colocação e, momentaneamente, vai conquistando uma vaga para a Europa League.

Primeiro tempo

Primeira etapa foi de domínio completo do Barcelona – Foto: Divulgação/Twitter/Barcelona

A primeira etapa de jogo começou agitada, o Barcelona, mesmo com muitos desfalques para o jogo, como Lewandowski, Koundé, Pedri e de Jong, todos fora por lesão, conseguiu impor o seu estilo de jogo e pressionar a equipe do Shakhtar. Com apenas 7 minutos de jogo, a equipe blaugrana teve a sua primeira grande chance. Matvienko, zagueiro da equipe do Shakhtar saiu jogando mal, Oriol Romeu recuperou para o Barcelona e tocou para Fermín Lopéz, que cortou o marcador, finalizou no canto, mas o goleiro Riznyk fez uma grande defesa com os pés, evitando que o Barça abrisse o placar cedo.

No entanto, mesmo que o goleiro Riznyk estivesse em um dia inspirado, seria muito difícil segurar a pressão do Barcelona até o fim. Aos 27 minutos, Gündogan, com sua visão de jogo extraordinária, achou um belo passe para Fermín, posicionado dentro da área, que no um contra um com o goleiro, finalizou na trave, porém, na sobra, Ferran Torres encheu o pé e estufou as redes do goleiro Riznyk, que pouco teve culpa no lance. Enquanto Ferran comemorava, o árbitro anulou o gol alegando um impedimento de Fermín no lance. No entanto, com a revisão do VAR, o gol foi validado e o Barça abriu 1 a 0 no placar.

Oito minutos após o primeiro gol, aos 35′, Ferran Torres, fazendo a função de centroavante, como substituto de Lewandowski, saiu da área para fazer o pivô e buscar jogo. Foi com essa movimentação que Fermín López infiltrou no meio dos zagueiros, cortou para a perna direita e mandou um torpedo para o gol, a bola ainda chegou a toca na trave antes de balançar o fundo da rede. Um golaço do jovem volante de 20 anos para fazer 2 a 0 no placar ainda no primeiro tempo.

A equipe do Shakhtar pouco conseguiu ter a bola no primeiro tempo. Já o Barcelona, mesmo com o segundo gol, seguiu pressionando até o apito final do primeiro tempo, mas sem efetividade.

Segundo tempo

Shakhtar
Shakhtar diminuiu na segunda etapa, mas não conseguiu o empate – Foto: Divulgação/Barcelona

A etapa final foi marcada por um controle do Barcelona sob o jogo, mas com um susto depois de levar um gol do Shakhtar. Logo na volta do intervalo, aos 48 minutos, Cancelo cruza a bola para área, ela passa por todo mundo e sobra para João Félix, que cabeceia firme para o goleiro Riznyk novamente fazer uma grande defesa no jogo. Dez minutos após essa boa chance, o Barcelona chegou de novo com Ferran Torres, que recebeu dentro da área de Cancelo, mandou para o fundo do gol e ia marcando um golaço, mas o bandeirinha rapidamente marcou impedimento, dessa vez, correto no lance.

O gol do Shakhtar Donetsk veio aos 61 minutos de jogo com uma desatenção da zaga do Barcelona, que resultou em um contra-ataque fatal dos ucranianos. Ronald Araújo avançou as linhas para cobrir João Cancelo na direita, que estava no ataque, com isso, o Barcelona ficou exposto e com apenas um zagueiro atrás. Oriol Romeu não conseguiu acompanhar o meia Sudakov, que saiu em velocidade, e no cara a cara com Ter Stegen não desperdiçou a oportunidade, estufando as redes do alemão e diminuindo para o Shakhtar no jogo.

Aos 69 minutos, o Barcelona achou mais um gol na partida, mas pela segunda vez o impedimento foi marcado. Marcos Alonso cruzou pelo lado esquerdo, Fermín subiu sozinho para cabecear e mandou na gaveta de Riznyk, sem chances de defesa. O impedimento do volante do Barça foi marcado logo após o gol. Depois dos 70 minutos, o jogo esfriou. O Barcelona controlava mais a posse de bola no meio de campo, enquanto o Shakhtar, mesmo com suas limitações, buscava o empate. Os times mantiveram essa postura até o apito final, terminando então, 2 a 1 para o Barcelona.

Melhor da partida

O melhor em campo não poderia ser outro, Fermín Lopéz foi o grande protagonista da partida e crucial para a vitória do Barcelona. O jovem de 20 anos participou do primeiro gol, finalizando na trave, e marcou o segundo gol. Além disso, Fermín venceu 6 de 10 duelos por baixo, deu três passes decisivos no jogo e completou 37 passes no total.

Fermín Lopéz, o MVP da partida – Foto: Getty Images

Próximos compromissos de Barcelona e Shakhtar Donetsk 

Barcelona volta a campo no próximo sábado (28) pelo Campeonato Espanhol, no Estádio Olímpico Lluis Company, para o clássico contra a equipe do Real Madrid, partida que pode valer a liderança da competição. Já o Shakhtar Donetsk volta a campo na próxima segunda-feira (30), na qual enfrenta o Viktoriya Sumy, jogo válido pelas quartas de final da Copa da Ucrânia.

você pode gostar também