Seis dias depois do confronto de ida no Santiago Bernabéu, Chelsea e Real Madrid voltam a se encontrar, agora, em Stamford Bridge, para confirmar quem avançará para as semifinais da atual edição da Liga dos Campeões da Europa.
Os gols de Karim Benzema e Marco Asensio na partida de ida garantiram a vitória dos Merengues, deixando o clube espanhol em uma posição bastante confortável para o jogo desta terça-feira em Londres. Do lado do Chelsea, apesar da tarefa ser bem difícil, não é impossível – coisa que o próprio clube demonstrou na última temporada.
Chelsea
A derrota para o Real Madrid na Liga dos Campeões foi seguida por outro revés na Premier League e estendeu a sequência do Chelsea para seis jogos sem vitórias. Apesar da derrota para o Brighton por 2 a 1 no último sábado, os Blues, pelo menos, voltaram a marcar um gol após quatro jogos – cortesia de Conor Gallagher.
Além disso, mesmo em mau momento, não é novidade para o time londrino ter que reverter resultados negativos na Liga dos Campões. Nas últimas sete séries em que ficou atrás do placar no primeiro jogo, o Chelsea avançou em cinco oportunidades. Inclusive, nesta temporada, quando reverteu a desvantagem do jogo de ida sobre o Borussia Dortmund nas oitavas de final.
No entanto, o momento do time não é bom e a desvantagem é grande, da mesma forma que Frank Lampard precisará fazer mudanças na sua equipe por conta de desfalques. Expulso no Bernabéu na última semana, Ben Chilwell cumprirá suspensão nesta terça-feira e, portanto, não estará disponível.
Kalidou Koulibaly, com uma lesão muscular contraída na partida de ida, também ficará de fora do jogo em Stamford Bridge juntamente com Armando Broja que é o outro Blue que se recupera de lesão.
Sempre é bom lembrar, por fim, que o Chelsea precisou deixar alguns jogadores de fora da lista de inscritos na Liga dos Campeões e, por isso, não estarão disponíveis: Pierre-Emerick Aubameyang, Benoit Badiashile, David Datro Fofana e Noni Madueke.
Provável escalação do Chelsea: Kepa; James, Fofana, Silva e Cucurella; Enzo Fernández, Kanté e Mount; Mudryk, Havertz e Félix.
Real Madrid
Com a vitória sobre o Cádiz e o tropeço do Barcelona, a equipe de Carlo Ancelotti voltou a ter esperanças em relação à conquista de mais um título do Campeonato Espanhol. Ao contrário dos adversários deste meio de semana, os Merengues parecem estar se reencontrando com sua melhor versão e ainda contam com um pouco de sorte no processo.
Em Stamford Bridge, nesta terça-feira, o Real pode estabelecer um novo recorde: se vencer, os espanhóis chegaram à sexta vitória consecutiva em partidas de mata-mata da Liga dos Campeões.
Ainda assim, mesmo que não vençam, com a vantagem construída no primeiro jogo, tudo está muito encaminhado – e o histórico confirma isso. Das últimas 19 chaves da competição europeia que o time de Madrid venceu o jogo de ida, eles avançaram em 18 oportunidades.
Mais ainda, para fechar as boas notícias do lado dos visitantes, Ancelotti terá apenas um desfalque para a partida contra o Chelsea: Ferland Mendy, que segue se recuperando da lesão na panturrilha. Vinícius Júnior e Tony Kroos, que foram poupados por desagaste na partida do final de semana por La Liga, devem retomar seus lugares no XI inicial.
Provável escalação do Real Madrid: Courtois; Carvajal, Militao, Alaba e Camavinga; Modric, Valverde e Kroos; Rodrygo, Benzema e Vinícius Jr.
Retrospecto Chelsea x Real Madrid
Com a vitória da última semana, o Real Madrid chegou a sua segunda vitória sobre o Chelsea que, por sua vez, já derrotou os Merengues em quatro oportunidades. Mais ainda, outros dois jogos entre as equipes já terminaram empatados.
A partida do Santiago Bernabéu também ampliou a marca positiva de Benzema, maior artilheiro do confronto. Agora, o camisa 9 do clube espanhol tem seis gols marcados em cinco jogos disputados contra os ingleses.
Onde assistir Chelsea x Real Madrid
A partida desta terça-feira em Stamford Bridge terá transmissão ao vivo da TNT (TV por assinatura) e do HBO Max (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Chelsea x Real Madrid
Data: 18 de abril de 2023
Competição: Liga dos Campeões da Europa – quartas de final (jogo de volta)
Local: Stamford Bridge – Londres, Inglaterra
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)