Na última terça-feira (12), o Manchester United perdeu para o Bayern de Munique e foi eliminado da Champions League. Apesar da eliminação precoce ainda na fase de grupos, os Red Devils tiveram o melhor ataque do grupo ao lado do Bayern de Munique, com 12 gols. O que surpreende é que mesmo com o melhor ataque, o Manchester United teve 36,6% de aproveitamento nas finalizações na Champions League.
Como foi o desempenho do Manchester United na Champions League?
O Manchester United vive um momento conturbado há anos. Desde os problemas dos torcedores com a família Glazer, dona do clube, até a falta de títulos importantes conquistados, não faltam motivos para comprovar que a situação dos Red Devils não é boa.
Desde a contratação do técnico Erik Ten Hag, o cenário não mudou muito. Apesar da conquista do título da Carabao Cup em 2022/23, o Manchester United não consegue se impor contra os seus adversários. Inclusive, sofreu inúmeras goleadas para o rival Manchester City, inclusive uma de 6×3 em outubro de 2022.
Nesta Champions League, pode-se dizer que o Manchester United passou vergonha. O clube foi eliminado ainda na fase de grupos, com apenas quatro pontos conquistados em seis rodadas. O único ponto positivo dessa campanha do Manchester United na Champions League foi o ataque. Com 12 gols, assim como o Bayern de Munique, o time inglês teve o melhor ataque do Grupo A da competição.
Confira como foi o desempenho do Manchester United na Champions League:
- 1 vitória;
- 1 empate;
- 4 derrotas;
- 12 gols marcados;
- 15 gols sofridos.
Manchester United teve 36,6% de aproveitamento nas finalizações na Champions League e mesmo assim teve o melhor ataque? Sim!
Pode parecer mentira, mas o Manchester United terminou a fase de grupos da Champions League 2023/24 com o status de melhor ataque mesmo com um baixo aproveitamento. O Manchester United teve 36,6% de aproveitamento nas finalizações na Champions League.
Esse percentual de aproveitamento indica que o Manchester United chutou 71 vezes e acertou o gol em apenas 26 tentativas. Apesar dos “surpreendentes” 36,6% de aproveitamento, o Manchester United conseguiu marcar 12 gols na Champions League.
O Bayern de Munique também teve o melhor ataque do Grupo A na Champions League. E assim como o Manchester United, teve um baixo aproveitamento nas finalizações certas. Ao todo, o time alemão finalizou 83 vezes, acertando o gol em apenas 30 finalizações. Com isso, o aproveitamento do Bayern de Munique em finalizações na Champions League foi de 36,14%.
É surpreendente descobrir que o Manchester United precisou de menos finalizações para marcar o mesmo número de gols que o Bayern de Munique na Champions League. Enquanto os Red Devils precisaram de 26 chutes certos para marcar 12 gols, os bávaros precisaram de 4 chutes a mais para marcar a mesma quantia.
Qual foi o aproveitamento nas finalizações na Champions League em cada jogo?
Se o Manchester United teve 36,6% de aproveitamento nas finalizações na Champions League, isso indica que os jogadores de Erik Ten Hag precisam caprichar na conclusão dos lances, não é mesmo? Apesar do ataque dos Red Devils terminar a fase de grupos da Champions League com uma média de dois gols por jogo, os números poderiam ter sido melhores.
Confira qual foi o aproveitamento em finalizações do Manchester United em cada um dos jogos da Champions League 2023/24:
Bayern 4×3 Manchester United
- Finalizações: 8;
- Finalizações certas: 4;
- Aproveitamento: 50,0%.
Manchester United 2×3 Galatasaray
- Finalizações: 16;
- Finalizações certas: 5;
- Aproveitamento: 31,25%.
Manchester United 1×0 Copenhague
- Finalizações: 15;
- Finalizações certas: 4;
- Aproveitamento: 26,67%.
Copenhague 4×3 Manchester United
- Finalizações: 9;
- Finalizações certas: 8;
- Aproveitamento: 88,89%.
Galatasaray 3×3 Manchester United
- Finalizações: 18;
- Finalizações certas: 4;
- Aproveitamento: 22,22%.
Manchester United 0x1 Bayern
- Finalizações: 5;
- Finalizações certas: 1;
- Aproveitamento: 20,0%.