Nesta última terça-feira (12), o futebol europeu conheceu mais um dos eliminados da Champions League. Pela segunda vez no ano, Manchester United perde para o Bayern de Munique. Dessa vez, a derrota de 1×0 com gol de Coman custou a eliminação precoce do Manchester United na UEFA Champions League.
Primeiro Tempo
O Manchester United entrou em campo precisando da vitória para sonhar com uma classificação para o mata-mata da Champions League. O primeiro tempo de Manchester United x Bayern de Munique foi bem morno. A única grande chance do jogo aconteceu aos 23 minutos, quando Luke Shaw acertou um chute de fora da área para defesa de Manuel Neuer.
Apesar de toda a pressão em conseguir o resultado, saiba que essa acabou sendo a única finalização do Manchester United em toda a partida. Ainda no primeiro tempo, Harry Maguire, eleito o melhor jogador da Premier League em novembro, precisou deixar o campo com dores na virilha.
Segundo Tempo
O segundo tempo de Manchester United x Bayern de Munique começou da mesma forma que o primeiro, ou seja, com pressão dos Red Devils. O clube voltou a campo com alterações, já que Luke Shaw sentiu o tendão da coxa na primeira etapa e foi substituído no intervalo. O Manchester United teve uma grande chance logo aos 3 minutos. O capitão Bruno Fernandes recebeu a bola na entrada da área, mas isolou a bola por cima do gol de Neuer.
Aos 25 do segundo tempo, o Manchester United viu a chance de classificação ao mata-mata da Champions League ir embora nos pés de Kingsley Coman. O francês iniciou uma jogada no campo de ataque e, após uma tabela com Müller, Goretzka e Harry Kane, recebeu livre na área de Onana para mandar a bola para o fundo da rede.
Com esse gol de Coman, o Bayern de Munique venceu o Manchester United por 1×0 e eliminou o time inglês da Champions League.
Como foi a campanha do Manchester United na Champions League?
O Manchester United teve a pior campanha entre todos os times ingleses na Champions League. Arsenal e Manchester City se classificaram para o mata-mata da competição nas primeiras posições de seus grupos, respectivamente. Já o NewCastle ainda briga por uma vaga no mata-mata, porém com mais pontos conquistados que os Red Devils em menos jogos.
Na fase de grupos da Champions League, o Manchester United venceu apenas um jogo e perdeu outros quatro. Foram derrotas para Bayern de Munique (2x), Copenhague e Galatasaray. O único triunfo do clube inglês foi uma vitória magra de 1×0 contra o Copenhague.
Confira como foi o desempenho do Manchester United na Champions League:
- 1 vitória;
- 1 empate;
- 4 derrotas;
- 12 gols marcados;
- 15 gols sofridos.
Parece mentira, mas Manchester United teve o melhor ataque do Grupo A (ao lado do Bayern de Munique)
Como dito anteriormente, essa é a segunda vez que o Manchester United perde para o Bayern de Munique em 2023. Além da vitória de 1×0 para os bávaros, as equipes também se enfrentaram em um jogo de sete gols. Jogando na Alemanha, o Manchester United perdeu para o Bayern de Munique por 4×3.
Esse resultado não foi o único em que o Manchester United mostrou o seu poder ofensivo, apesar da derrota. Contra o Galatasaray, jogando na Turquia, os Red Devils sofreram um revés de 3×2. Já na Inglaterra, empataram em 3×3. Contra o Copenhague, na Dinamarca, o Manchester United foi novamente derrotado pelo placar de 4×3.
Com 12 gols marcados na fase de grupos, o Manchester United teve o melhor ataque do Grupo A, ao lado do Bayern de Munique. Apesar dos resultados negativos, os placares das partidas mostram que os jogadores de Ten Hag sabem o caminho até o gol. O holandês conseguiu montar um Manchester United ofensivo, porém nada efetivo.
Opinião: Manchester United perde para o Bayern de Munique antes mesmo da bola rolar
O Bayern de Munique viajou até a Inglaterra já classificado para enfrentar o Manchester United. Apesar da goleada humilhante de 5×1 sofrida para o Eintracht Frankfurt na Bundesliga, o time alemão não estava pressionado para conseguir um resultado positivo contra os Red Devils.
Enquanto o Bayern de Munique jogou podendo perder, o Manchester United entrou em campo pressionado. Além de precisar da vitória, o clube vinha de uma derrota de 3×0 para o Bournemouth na Premier League. Caso vencesse, o Manchester United ainda teria que torcer para um empate no jogo entre Galatasaray e Copenhague.
Para mim, o Manchester United perdeu para o Bayern de Munique antes mesmo da bola rolar. E o motivo disso? A mentalidade dos jogadores. O time alemão está acostumado a jogar Champions League todo ano. Inclusive, não sabe o que é perder na fase de grupos da competição desde 2017. Já são 40 jogos de invencibilidade do Bayern de Munique na fase de grupos da Champions League.
Por outro lado, o Manchester United sofre com a inconsistência há anos. Desde a época vitoriosa de Alex Ferguson, os Red Devils não conseguem manter uma sequência de grandes atuações, algo que o rival Manchester City aprendeu a fazer com Pep Guardiola. Não é à toa que é o atual campeão da Champions League e tricampeão da Premier League.
Apesar do título da Copa da Liga Inglesa conquistada na temporada passada, o Manchester United não vive o seu melhor momento há anos. Enquanto os rivais Liverpool, Chelsea e Manchester City foram campeões da Champions League recentemente, o máximo que os Red Devils conseguiram foi um título da Europa League, em 2016/17.