Os campeões mais inusitados da Champions League

Saiba quem são os mais inusitados e inesperados times que já venceram uma Liga dos Campeões desde 1956

Com a final da Champions League de 2023 acontecendo entre Manchester City x Inter de Milão neste Sábado (10), surge a curiosidade de quais outros times já venceram a competição, e por isso trouxemos uma lista com as equipes mais aleatórias que já venceram uma liga dos campeões da UEFA (desde 1956).

Celtic em 1967

The Lisbon Lions 50 years on: still the greatest story ever told in Scottish sport | Celtic | The Guardian

Abrindo a lista com o escocês Celtic, equipe que tem bom retrospecto em território nacional, porém que nas últimas décadas não teve campanhas de expressão na Champions League. O time escocês foi campeão europeu em partida realizada em Lisboa, Portugal onde venceu a atual finalista, Inter de Milão, por 2×1.

Feyernood em 1970

Times de que Gostamos: Feyenoord 1969-1970

Em segundo da lista com uma equipe holandesa, o Feyernood que tinha o time conhecido como “Esquadrão Imortal”. A equipe venceu seu único título de Champions League na temporada 69/70 sobre o Celtic da Escócia em uma vitória por 2×1 nos acréscimos da partida.

Nottingham Forest em 1979 e 1980

Nottingham Forest: bicampeão europeu em nome de Robin Hood | Placar - O futebol sem barreiras para você
Reprodução: Placar

A equipe inglesa não satisfeita em uma, venceu a Liga dos Campeões 2 vezes seguidas nos anos de 1979/80. O time que voltou a elite do futebol inglês em 2023, após 24 anos na segunda divisão, já teve um passado extremamente glorioso. A final do primeiro título dos Reds foi marcada pela vitória sobre o Malmo FF, time sueco, por 1 a 0. Já a segunda conquista, dessa vez consecutivamente, foi sobre o Hamburgo SV da Alemanha pelo placar também de 1×0.

Aston Villa em 1982

Aston Villa's European Cup win in photos as West Ham set England aim | BirminghamWorld

Atual equipe dos brasileiros Phillipe Coutinho e Douglas Luiz, e que a tempos não apresenta algum tipo de relevância em campeonatos ingleses, já levantou a orelhuda na década de 80 quando venceu o Bayern de Munique por 1 a 0 em final sediada em Roterdã, Holanda.

Hamburgo SV em 1983

Times de que Gostamos: Hamburgo 1981-1983

Equipe alemã que disputa a segunda divisão da Bundesliga desde 2018 já protaegonizou não só finais da Liga dos Campeões como também levantou a taça no ano de 1983. Em partida de sediada em Atenas (Grécia), o time alemão foi campeão por 1 a 0 derrotando a Juventus.

FCSB em 1986

O milagre do Steaua 30 anos depois | UEFA Champions League | UEFA.com

Nunca se imaginou que um time romeno seria campeão europeu. Pois em 1986 o FCSB (Steaua) venceu o Barcelona em uma decisão por pênaltis após a partida terminar 0x0 no tempo regulamentar. O curioso deste confronto pelas penalidades é que o goleiro do FCSB defendeu todas as cobranças da equipe espanhola e deu a “orelhuda” para os romenos pela primeira e única vez em sua história.

Estrela Vermelha em 1991

Há 25 anos, Estrela Vermelha conquistava a Champions em meio a um cenário bélico

O FK Estrela Vermelha de Belgrado é uma equipe da Sérvia que conquistou seu único título de Liga dos Campeões em 1991 sobre o Olympique de Marselha nos pênaltis. A partida que se encerrou em 0x0 teve seu campeão decidido em uma disputa de penalidades que se encerrou em 5×3 e consagrou os sérvios com seu único e primeiro título da liga dos campeões.

Marselha em 1993

1992/93: French first for Marseille | UEFA Champions League | UEFA.com

A mesma equipe francesa que bateu na trave em 91 contra o Estrela Vermelha, agora levantava a taça em 93. Os franceses venceram o renomado Milan por 1×0 em partida sediada em Munique na Alemanha. Foi a segunda vez que o Olympique chegava a uma final e a primeira que se consagrava campeão. O Marselha nessa ocasião contava com grandes nomes da história do futebol, como Didier Deschamps e o zagueiro Desailly.

você pode gostar também