Os principais destaques da segunda rodada da Champions League

Chegamos ao fim de mais uma semana de Champions, e, como sempre, ela nos proporcionou diversos momentos e atuações – individuais e coletivas – que valem a pena ser destacados. 

DIA 1

Comecemos pela terça-feira (28), na qual os holofotes tenderiam a ir para o grande duelo entre PSG x Manchester City. No entanto, o feito histórico do Sheriff Tiraspol em pleno Santiago Bernabéu, diante do Real Madrid, ganhou o protagonismo do dia.

A equipe da Moldávia, estreante na Champions, foi até a Espanha e arrancou uma vitória por 2 a 1 com o gol vencedor saindo aos 44 minutos do segundo tempo em um belo chute acertado por Sebastien Thill. Este foi o maior jogo de todos os tempos para o Sheriff e, para muitos, a maior zebra da história da competição. 

Tal feito fica ainda maior se olharmos para a classificação do grupo D após duas rodadas. Após o milagre, o time da Moldávia lidera o grupo com seis pontos, enquanto o Real é o segundo com três e Inter e Shakhtar, que empataram na rodada, têm apenas um.

Apesar da derrota, também teve história feita por parte do Real Madrid. Benzema se tornou o primeiro jogador (agora junto com Messi) a marcar em 17 edições seguidas de Champions League, e, para completar, com este mesmo gol ainda ultrapassou o ídolo madridista, Raúl, na artilharia geral da competição.

Voltando ao duelo de estrelas, entre Paris e City, tivemos vitória dos parisienses por 2 a 0 e com direito ao primeiro gol de Messi com a nova camisa. Apesar do argentino ter marcado, Gueye e Verratti que foram os donos do meio-campo (e do jogo). Um para destruir e outro para construir. Foram fundamentais para parar a interminável pressão do adversário.

Para finalizar o dia, tivemos jogos bem agitados no grupo B, o famoso grupo da morte. A começar pela goleada do Liverpool sobre o Porto por 5 a 1. Salah continuou a estender seu bom momento marcando duas vezes e Firmino veio do banco para fazer dois gols também. 

Nos últimos anos, a equipe portuguesa tem sofrido placares elásticos diante do time de Klopp e, dessa vez, seu sistema defensivo, principalmente o goleiro, não ajudou e só facilitou o caminho dos Reds.

Mas a grande partida do grupo foi disputada em San Siro, na Itália. O Milan abriu o placar diante do Atlético de Madrid ainda no primeiro tempo e fazia um ótimo jogo, porém, a expulsão de Kessié aos 30 da primeira etapa mudaria o panorama de tudo. Com um a menos durante tanto tempo, a equipe de Pioli foi cada vez mais cedendo espaços para o Atleti, que não fez boa partida, mas no melhor estilo Simeone conseguiu a virada nos dez minutos finais.

Primeiro com Griezmann, que marcou pela primeira vez desde seu retorno, e depois com Suárez, de pênalti, já nos acréscimos. Tal tipo de vitória tem sido um retrato do Atlético nesse início de temporada. Além da virada nesta terça, virou jogos contra Getafe e Espanyol também depois dos 90 minutos, além de já ter buscado um empate contra o Villarreal nesta mesma minutagem.

O cenário do grupo se complica para o time de Milão, tanto na pontuação, quanto no emocional. Foram duas viradas sofridas em dois jogos em que o time fez boa partida dentro dos limites. Agora, amarga a lanterna do grupo, que tem o Liverpool liderando com seis pontos, seguido por Atleti com quatro e Porto com um.

DIA 2

Se tivemos surpresa e emoções no primeiro dia de Champions, o segundo não ficou devendo em nada. Para começar, o avassalador Bayern de Munique goleou mais uma vez. 5 a 0 sem piedade pra cima do Dinamo Kiev e liderança do grupo garantida. Nagelsmann vem realizando um ótimo início de trabalho e já transforma o Bayern na melhor equipe da Europa nesta temporada.

No outro jogo do grupo aconteceu a surpresa do dia. O Benfica bateu o Barcelona por 3 a 0 no Estádio da Luz e afundou cada vez mais o time blaugrana em sua crise interna e externa. 

Por um lado, Darwin Núñez deu show e marcou duas vezes, já do outro lado, tivemos uma atuação terrível de Luuk de Jong, que desperdiçou inúmeras chances claras, inclusive uma sem goleiro, e mais uma vez Eric Garcia foi expulso. Agora já são duas expulsões e duas vitórias nesse início de passagem para o zagueiro. As novas contratações do Barcelona vão tendo dificuldades de adaptação, com exceção de Depay. 

Os portugueses assumem a segunda colocação com quatro pontos, o Dinamo é o terceiro e o time espanhol amarga a lanterna.

No grupo G, enfim tivemos alguém saindo vitorioso. Foram quatro jogos até agora e três empates, o que só evidencia o equilíbrio. E o time vitorioso foi o Salzburg, que bateu o Lille na Áustria por 2 a 1 e assumiu a liderança.

Outro resultado que, de certa forma, surpreendeu foi a vitória da Juventus sobre o Chelsea. E além do placar vantajoso, pudemos ver uma boa atuação da Juv. O mesmo não podemos dizer dos Blues. É a segunda derrota seguida somando todas as competições e mais uma vez o nível de atuação deixou a desejar. As peças individuais não tiveram grande dia e, por consequência, o coletivo não fluiu.

Para finalizar com chave de ouro, não poderíamos falar sobre Champions League sem citar o maior jogador de sua história, Cristiano Ronaldo. Mais uma vez o português decidiu a partida para o United e arrancou uma vitória diante de um jogo muito difícil contra o Villarreal.

Aliás, o Submarino Amarelo foi até superior aos Red Devils durante a maior parte, principalmente na primeira etapa. A defesa de Solskjaer sofreu com os avanços de Danjuma pelo lado direito e viu o adversário levar muita vantagem por ali. Todavia, apesar de jogar melhor, o time de Unai Emery pecou na hora de finalizar e parou também na boa partida de De Gea. E quando você tem a oportunidade e não finaliza um time de Cristiano, dificilmente sairá impune, e o Villarreal não saiu.

Primeiro Alex Telles empatou com um belo chute de fora da área, e no último minuto do jogo, CR7 tabelou com Lingard próximo à pequena área e tocou para o gol com um Rulli parcialmente vendido.

A virada foi fundamental para a sobrevivência no grupo F, visto que a Atalanta venceu mais cedo e foi aos quatro pontos. O Manchester agora é o segundo junto com o Young Boys, ambos com três pontos e o Villarreal é o último com apenas um.

 

Siga-nos no Twitter para ficar por dentro de todas as atualizações da Champions League em tempo real.

você pode gostar também