Real Madrid e Chelsea se preparam para seu quinto confronto nas últimas três temporadas. Os Merengues recebem o clube inglês no Santiago Bernabéu nesta quarta-feira às 16h (horário de Brasília) pela primeira partida das quartas de final da Liga dos Campeões.
Muito mais do que um novo encontro entre Carlo Ancelotti e Chelsea, Ancelotti terá a oportunidade de reencontrar Frank Lampard, que atuou sob o comando do treinador italiano na sua curta passagem por Londres. Sob o comando do italiano, Lampard e os Blues conquistaram a Supercopa da Inglaterra, a Copa da Inglaterra e a Premier League na temporada 2009/10.
Real Madrid
Carlo Ancelotti se vê em uma situação complicada na tentativa de repetir a dobradinha da La Liga e da Liga dos Campeões nesta temporada. Com a derrota por 3 a 2 para o Villarreal no fim de semana, o Barcelona abriu 13 de vantagem na liderança. Sendo assim, o 15º título da Liga dos Campeões aparece como prioridade para o Real Madrid, que pode eliminar um time inglês na competição pela quarta vez consecutiva.
Desde a derrota por 3 a 0 para o CSKA Moscou em dezembro de 2018, o Real marcou em todas as partidas pela Liga dos Campeões. Mais ainda, os últimos cinco jogos da competição europeia no Bernabéu terminaram com vitória dos Blancos.
Porém, não é preciso voltar muito para adivinhar quem infligiu a última derrota continental do Real diante da sua torcida.
Para a partida desta quarta-feira, Ancelotti terá apenas uma ausência confirmada: Ferland Mendy, que está lesionado e é o único jogador no departamento médico do clube Merengue. Logo, a expectativa é que o Madrid entre em campo com força máxima para buscar a vantagem no placar agregado diante de sua torcida:
Courtois; Carvajal, Militão, Rüdiger e Alaba; Modric, Camavinga e Kroos; Valverde (Rodrygo), Benzema e Vinícius Jr.
Chelsea
A situação do Chelsea na temporada é delicada com a Liga dos Campeões representando a única chance de título para o time londrino na temporada.
Pela terceira vez consecutiva, os Blues alcançam as quartas de final da competição europeia e tem uma questão bastante curiosa a seu favor: o Chelsea nunca perdeu para o atual campeão da Liga dos Campeões desde a derrota para o Porto ainda na fase de grupos na temporada 2004/05.
Exatamente um ano após a vitória por 3 a 2 sobre o Real Madrid na capital espanhola, o time, agora comandado por Lampard e com algumas novidades, retorna ao Bernabéu buscando mais uma vitória para sair na frente em busca da classificação.
Não inscritos na Liga dos Campeões por conta do limite de atletas, Benoit Badiashile, Pierre-Emerick Aubameyang, Noni Madueke e David Datro Fofana não estarão disponíveis para a partida nem para o restante da competição europeia. Por sua vez, Armando Broja, ainda se recuperando da lesão no joelho, é mais uma ausência confirmada.
Thiago Silva, Mason Mount e César Azpilicueta treinaram com a equipe antes da viagem à Madrid e estarão disponíveis para o jogo enquanto N’Golo Kanté, que ficou de fora da partida do fim de semana contra o Wolverhampton, deve retornar ao time titular.
Dessa maneira, os Blues devem começar a partida com:
Kepa; James, Fofana, Koulibaly e Chilwell; Kovacic, Fernández e Kanté; Sterling, Havertz, Mudryk.
Retrospecto Real Madrid x Chelsea
Até o início desta década, Merengues e Blues haviam se encontrado apenas três vezes na história. Enquanto que, desde a temporada 2020/21, já são quatro jogos oficiais entre as equipes – e chegará a seis após as duas partidas válidas pelas quartas de final da Liga dos Campeões.
😍 Esas noches europeas…
🆚 @ChelseaFC#UCL pic.twitter.com/nk8MTgvIkx— Real Madrid C.F. (@realmadrid) April 11, 2023
Nos sete jogos disputados até aqui entre Real Madrid e Chelsea, portanto, o retrospecto é favorável aos ingleses que tem quatro vitórias. Os espanhóis, por sua vez, tem uma vitória e outros dois encontros terminaram empatados.
Contudo, o Real tem uma arma a seu favor: Karim Benzema. Não apenas o francês é o atual vencedor da Bola de Ouro, mas também é o maior artilheiro do confronto com cinco gols marcados em quatro partidas contra os Blues.
Onde assistir Real Madrid x Chelsea
A partida desta quarta-feira no Santiago Bernabéu terá transmissão exclusiva do HBO Max (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Real Madrid x Chelsea
Data: 12 de abril de 2023
Competição: Liga dos Campeões da Europa – quartas de final (jogo de ida)
Local: Santiago Bernabéu – Madrid, Espanha
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: François Letexier (FRA)