Nesta quinta-feira (31), a UEFA realizou o sorteio da fase de grupos da Champions League. O evento aconteceu em Mônaco, na França, às 13h (Horário de Brasília), e contou com a presença de pelo menos um representante de cada clube. A fase de grupos da UEFA Champions League 2023/24 começa no dia 19 de setembro. A rodada final está marcada para meados de dezembro. O mata-mata, por sua vez, acontece no primeiro semestre de 2024. Já a final da competição será disputada na Inglaterra, no Estádio de Wembley, no dia 1 de junho de 2024.
As 32 equipes que chegaram à fase inicial do principal torneio de clubes da Europa foram divididas em oito grupos, detalhados a seguir:
Grupo A:
- Bayern de Munique (ALE)
- Manchester United (ING)
- FC Copenhagen (DIN)
- Galatasaray (TUR)
Grupo B:
- Sevilla (ESP)
- Arsenal (ING)
- PSV (HOL)
- Lens (FRA)
Grupo C:
- Napoli (ITA)
- Real Madrid (ESP)
- Braga (POR)
- Union Berlin (ALE)
Grupo D:
- Benfica (POR)
- Inter de Milão (ITA)
- RB Salzburg (ALE)
- Real Sociedad (ESP)
Grupo E:
- Feyenoord (HOL)
- Atlético de Madrid (ESP)
- Lazio (ITA)
- Celtic (ESC)
Grupo F:
- Paris Saint-Germain (FRA)
- Borussia Dortmund (ALE)
- Milan (ITA)
- Newcastle (ING)
Grupo G:
- Manchester City (ING)
- RB Leipzig (ALE)
- Estrela Vermelha (SER)
- Young Boys (SUI)
Grupo F:
- Barcelona (ESP)
- Porto (POR)
- Shakhtar Donetsk (UCR)
- Royal Antwerp (BEL)
O Grupo do atual campeão da Champions League
O atual campeão da UEFA Champions League, Manchester City, ao que tudo indica, terá facilidade para chegar até o mata-mata da competição. O clube que conquistou a ‘orelhuda’ pela primeira vez na última temporada, caiu no Grupo G e terá pela frente o RB Leipzig, clube em que o mesmo City aplicou uma goleada por 7 a 0 no jogo de volta das oitavas de final, na última Liga dos Campeões. Além do clube alemão, o Young Boys, atual campeão suiço, e o Estrela Vermelha, atual campeão sérvio, que já conquistou Champions League, na temporada 1990-91, também vão disputar vaga para o mata-mata.
Durante o sorteio, aconteceu a premiação dos melhores do ano da UEFA na última temporada. Entre os premiados, Pep Guardiola, treinador do Manchester City, foi escolhido como o “Melhor Treinador do Ano da UEFA”. Junto com o treinador, o atacante Erling Haaland, artilheiro do clube ingês, foi eleito o “Melhor Jogador do Ano da UEFA”, superando Lionel Messi e Kevin de Bruyne, seu companheiro de Manchester City.
Grupo F: O mais temido de todos
Toda edição de Liga dos Campeões tem um ‘grupo da morte’, aquele que você bate o olho e não faz ideia de quem vai passar, mas tem a certeza de que terá disputa até o fim. Nesta temporada, o grupo em que nenhum time gostaria de estar é o Grupo F. A chave conta com Paris Saint-Germain, o atual campeão francês, Borussia Dortmund, atual vice-campeão alemão, Milan, um dos maiores clubes do mundo quando o assunto é Champions League, e o Newcastle, que volta a disputar a competição depois de 21 anos, e recebe esse grupo como ‘presente’.
Na última temporada, todos os times do atual Grupo F passaram para as oitavas de final – exceto o Newcastle, que não participou -. O PSG e seu super time, com Messi, Neymar e Mbappé, foi eliminado para o Bayern nas oitavas. Na mesma fase da competição, o Borussia deu adeus, sendo eliminado para o Chelsea. Já o Milan, com sua gigantesca camisa, foi o clube que chegou mais longe na competição, caindo nas semifinais para a Inter de Milão, que ficou com o vice-campeonato.
Veja também: Lucas Perri é convocado para seleção brasileira no lugar de Bento, cortado por lesão