Invencível. A palavra se tornou sinônimo da Seleção Argentina, com 28 jogos sem perder. A saber, a última derrota sofrida pelos argentinos foi em 2019, contra o Brasil, na Copa América. Desde então, são quase 3 anos invictos, com 18 vitórias e 10 empates.
Para a Copa do Mundo do Catar, a La Albiceleste está classificada desde novembro de 2021, após empatar em 0 a 0 com o Brasil e o Chile perder para o Equador, que era a principal “pedra no sapato” dos argentinos. Dito isso, a equipe de Lionel Scaloni aproveita últimas rodadas para ajustar o time perfeito visando a maior competição do planeta.
Como funciona as Eliminatórias da Copa na América do Sul
A princípio, 10 seleções se enfrentam em jogos de ida e volta nas Eliminatórias da Copa da América do Sul. No total, são 18 rodadas da competição. No fim, as 4 primeiras seleções serão classificadas diretamente pra Copa do Mundo de 2022, enquanto a 5ª colocada vai para a repescagem.
Assim, na repescagem, o vencedor do playoff entre os dois terceiros colocados dos grupos da Ásia, vai enfrentar o quinto colocado da América do Sul. Os jogos acontecerão em junho, no Catar.
Até então, apenas duas seleções sul-americanas estão classificadas diretamente: Brasil e Argentina. As últimas duas vagas diretas estão acirradas, mas as principais candidatas para conquistar o 3º e 4º lugar são as seleções do Equador e Uruguai.
Rumo ao Catar: Campanha da Argentina
Com aproveitamento de 77,78% nas Eliminatórias, a Argentina consagra a segunda melhor campanha da edição, atrás apenas da Seleção Brasileira. A saber, sob comando de Scaloni, a Celeste y Blanca participou de 15 jogos, até então, e venceu 10 partidas. A diferença no aproveitamento se encontra nos empates: enquanto a Seleção Argentina empatou 5 vezes, o Brasil igualou apenas 3.
Ademais, outra campanha que fortaleceu os argentinos foi a Copa América de 2021, no Brasil. Depois de 28 anos sem conquistas, a Albiceleste levantou o troféu de melhor seleção da América, na final contra o arquirrival, dentro do Maracanã. A saber, o time de Scaloni entrou em campo 7 vezes pela Copa América, e venceu 5 jogos. Além disso, a seleção também teve o melhor jogador da competição: Lionel Messi, com 4 gols e 5 assistências.
A bicampeã mundial projetou um caminho vitorioso para chegar forte na Copa do Mundo. Antes disso, a Argentina bateu na trave em 2014, quando chegou na final da Copa no Brasil contra a Alemanha, mas perdeu por 1 a 0. Depois disso, o time se reergueu e buscou jovens alternativas para fortalecer a equipe.
Por fim, os argentinos se tornaram uma das apostas para o Catar, e pode surpreender os europeus com seu futebol ofensivo no fim desse ano.
Principais jogadores
A seleção da Argentina está repleta de craques. No gol, Emiliano Martinez, que atua pelo Aston Villa da Premier League, defende as redes azul e branca com muita segurança. Na frente, a Argentina tem o eleito 7 vezes o melhor jogador do Mundo, Lionel Messi. Além disso, outros jogadores como o ponta-direita Angel Di María, que joga no PSG, e o atacante Lautaro Martinez, da Inter de Milão, merecem destaque pelas atuações na seleção.
Por fim, confira breve lista de joias da Seleção Argentina, para ficar de olho na Copa:
- Paulo Dybala: Atacante, Dybala defende o Juventus da Itália, e é uma das joias argentinas. Porém, em 2020/2021 o jovem atleta sofreu uma lesão, que acabou desfalcando a Argentina por vários jogos.
- Rodrigo De Paul: Meia de 27 anos, De Paul foi um dos jogadores importantes para a conquista da Copa América. Atualmente, joga no Atlético de Madrid.
- Nicolas Otamendi: Atuante pelo Benfica, o argentino é um dos fortes zagueiros da Seleção. Nas mãos de Scaloni, o jogador alcançou as melhores fases.
- Nicolas Tagliafico: Lateral-esquerdo de 29 anos, o experiente argentino joga no Ajax e também ajudou a equipe no título da Copa América.
Argentinos estão entusiasmados com Seleção
Em contato com o Na Beira, a imprensa argentina comentou sobre as expectativas dos torcedores na Seleção, e a Copa do Mundo que está por vir.
“Obviamente, após o desempenho nas eliminatórias e a união que se vê no vestiário, [as expectativas] são bastante altas, mas acredito que a maioria das pessoas consideram que tem de continuar com os pés no chão”
Disse jornalista argentino.
Em complemento, a imprensa comentou sobre os jogadores mais aclamados pela torcida no país, depois do astro Messi.
“Devido as últimas partidas: Emiliano Martínez, De Paul e Otamendi. Di María é outro, embora há um tempo atrás era muito resistente entre os torcedores.”
Finalizou o jornalista.
Me siga no Twitter e Instagram!
Siga o Na Beira nas redes sociais!
Leia também: Conheça a Sérvia: Seleção virou promessa para Copa do Catar após eliminar Portugal