Argentina vence Canadá e é a primeira finalista da Copa América de 2024

Atacantes da seleção argentina na noite, Álvarez e Messi, marcaram os gols que garantiram à Albiceleste na decisão da competição continental

Na primeira semifinal da Copa América de 2024, se enfrentaram Argentina e Canadá no MetLife Stadium, em Nova Jérsei. Apesar das dificuldades iniciais impostas pelo Canadá no início da partida, a seleção argentina não demorou para quebrar a resistência canadense e construir o placar que não apenas confirmou seu favoritismo no confronto, como também garantiu sua vaga na grande decisão da competição continental.

Primeiro tempo

Image
Escolhido para substituir Lautaro Martínez no time titular, Álvarez mostrou sua estrela no MetLife Stadium. Foto – Reprodução/Copa América/X

A Argentina teve alguma dificuldade para superar o bloqueio canadense, embora, tenha demonstrado superioridade em relação ao Canadá ao longo de quase toda a primeira etapa.

A seleção canadense iniciou a partida buscando trabalhar a posse de bola e chegar ao ataque, tendo algum sucesso nas tentativas. No entanto, a conclusão das jogadas deixou a desejar e, com isso, levaram pouco perigo à meta defendida por Dibu Martínez. Por sua vez, a Argentina se mostrou confortável jogando, inicialmente, sem a posse de bola e, quando assumiu o controle do jogo, não deixou que ele escapasse.

Os espaços seguiram poucos, mas os comandados de Lionel Scaloni trabalhavam bem a bola e na marca dos 22 minutos conseguiram encontrar o que procuravam. De Paul encontrou um belo passe em profundidade entre as linhas de marcação canadenses buscando Julián Álvarez, que ainda limpou a marcação antes de finalizar para a abrir o placar.

Depois de abrir o placar, a Argentina jogou ainda mais leve e esteve perto de ampliar sua vantagem. Di Maria, em chute por cobertura que subiu muito, e Lionel Messi, em finalização que raspou a trave, tiveram as melhores chances. O Canadá teve mais uma chance de surpreender, já nos minutos finais, com Jonathan David, mas o atacante parou em Dibu Martínez. Assim, o primeiro tempo terminou com a vitória parcial argentina por 1 a 0.

Segundo tempo

Image
Messi e Enzo comemoram após o segundo gol argentino no confronto. Foto – Reprodução/Copa América/X

O placar na volta do intervalo dava alguma abertura ao jogo, mas, a Argentina não demorou para ampliar sua vantagem e deixar o Canadá em uma posição ainda mais delicada. Aos seis minutos da etapa complementar, a defesa canadense não afastou bem a bola, que sobrou nos pés de Enzo Fernández. O camisa 24 finalizou, com a bola tendo um desvio em Messi antes de morrer no fundo da rede. No fim das contas, o gol foi creditado para o camisa 10 argentino que, com isso, marcou seu segundo gol na Copa América.

O treinador Jesse Marsch não demorou para promover todas as alterações possíveis a fim de lançar o Canadá ao ataque em busca de, ao menos, um eventual empate para levar a decisão da vaga para a grande final aos pênaltis. Com as mudanças, a seleção canadense se mostrou mais ofensiva, conseguindo trabalhar a posse, criar e finalizar jogadas.

Aos 43 minutos, a defesa argentina que vinha perfeita na partida bobeou e quase deu a oportunidade do Canadá colocar algum fogo no jogo. Porém, Dibu Martínez apareceu para defender a tentativa de Oluwaseyi. Logo na sequência, mais uma chance para os canadenses com Oluwaseyi, que cabeceou a queima-roupa rente a trave direita da meta defendida por Dibu.

Destaque de Argentina x Canadá

Image
Foto – Reprodução/Sudanalytics/X

Jogando mais centralizado no meio campo, Enzo Fernández foi essencial para a dinâmica de jogo argentina funcionar e ainda participou diretamente do gol que sacramentou a tranquilidade da Albiceleste na partida. Em números

  • 90 minutos jogados
  • 70 ações com a bola
  • 1 assistência
  • 56 passes certos (93% de aproveitamento)
  • 1 grande chance criada
  • 5 duelos ganhos (83% de aproveitamento)
  • 1 corte
  • 1 interceptação
  • 3 desarmes

Próximos compromissos

Vencedora na primeira das semifinais da Copa América, a Argentina aguarda o vencedor de Uruguai x Colômbia para saber quem será seu adversário na grande final que será disputada no Hard Rock Stadium, em Miami, neste domingo (14) às 21h (horário de Brasília).

No entanto, a campanha histórica do Canadá na Copa América também não acabou. Os canadenses enfrentarão os perdedores da outra semifinal na disputa pelo terceiro lugar, que será disputada no sábado (13) às 21h (horário de Brasília) no Bank of America Stadium, na Carolina do Norte.

você pode gostar também