O mata-mata da Copa América começa nesta quinta-feira (4), com o confronto da atual campeã contra uma das duas seleções sul-americanas que nunca conquistaram o título. A Argentina, líder do grupo A, encara o Equador, segundo colocado do grupo B, e que tem um quarto melhor em 1959 e 1993 como melhores resultados. A outra nação da América do Sul a nunca levantar a taça é a Venezuela. A partida que abre a fase de quartas de final da competição acontece no NRG Stadium, casa do time de futebol americano Houston Texans, em Houston, no Texas.
Argentina
A fase de grupos da Argentina foi bem pro gasto. Sem encantar contra o Canadá, vencendo apertado o Chile e poupando contra o Peru, a equipe de Lionel Scaloni terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento e sem sofrer gols. Sem demonstrar sua real força, o time de Lionel Messi parece poupar seu potencial pros jogos eliminatórios e aparece como o principal favorito a chegar na final, na chave que ainda conta com Venezuela e Canadá. Messi, no entanto, é dúvida pro confronto contra o Equador. O gênio foi poupado contra o Canadá por conta de um desconforto muscular e Scaloni não confirmou sua presença.
Além de Messi, Scaloni poupou praticamente todos os titulares no último jogo da fase de grupos. Apenas Dibu Martinez e Nicolas Tagliafico estiveram entre os 11 iniciais em todos os três jogos. Pra partida contra o Equador, Scaloni não descartou a possibilidade de utilizar Lautaro Martinez e Julian Alvarez juntos no ataque, independente da condição de Messi. Apesar de começar a competição no banco de reservas, Martinez é o artilheiro do time, marcando quatro dos cinco gols da Argentina até aqui na Copa América.
O provável time da Argentina tem: Emiliano Martinez; Molina, Romero, Lisandro Martinez, Tagliafico; Fernandez, De Paul, Mac Allister; Messi, Lautaro Martinez (Nicolas Gonzalez), Alvarez.
Equador
Depois de perder pra Venezuela na partida de abertura por 2×1, muito por conta da expulsão de Enner Valência ainda na primeira etapa, o Equador precisou se recuperar nos outros dois jogos. Venceu a Jamaica com folga e segurou o empate contra o México que garantiu ‘La Tricolor’ nas quartas de final pela segunda Copa América consecutiva. Pra tentar ultrapassar as quartas de final pela primeira vez em mais de 30 anos, o time de Félix Sánchez precisa quebrar o tabu de nunca ter vencido a Argentina na Copa América.
Pra missão indigesta, Sánchez não tem nenhum desfalque e deve repetir a base utilizada durante toda a primeira fase. A dúvida deve ser o parceiro de Enner Valência no ataque. Kevin Rodriguez, que substituiu Valência contra a Jamaica, recebeu outra chance e fez dupla com o atacante do Internacional contra o México. John Yeboah é a outra opção pra Sánchez, podendo mexer um pouco na estrutura do time e deixando Valência mais isolado na frente.
O provável time do Equador tem: Dominguez; Preciado, Torres, Pacho, Hincapie; Franco, Caicedo; Paez, Sarmiento, Rodriguez (Yeboah); Valência.
Retrospecto Argentina x Equador
O histórico de confrontos entre as duas equipes é bastante favorável aos “hermanos”. Em 40 jogos, foram 24 vitórias argentinas, cinco equatorianas e 11 empates. O último encontro foi num amistoso pré Copa América, em Chicago, nos EUA, e a Argentina venceu por 1×0 com gol de Angel Di Maria. Em Copas América, a Argentina venceu 11 vezes e outros cinco jogos terminaram empatados. O Equador busca seu primeiro triunfo contra a Albiceleste na história da competição. O último confronto aconteceu exatamente nas quartas de final em 2016 e a Argentina atropelou vencendo por 3×0.
Copa América 2024: jogos, datas e tudo o que você precisa saber!
Onde assistir Argentina x Equador
A partida terá transmissão do Sportv.
Ficha técnica
- Jogo: Argentina x Equador
- Competição: Copa América – Quartas de final
- Estádio: NRG Stadium – Houston, TX, EUA
- Horário: 22h (Horário de Brasília)
Arbitragem Argentina x Equador
- Árbitro: Andres Matonte (URU)
- Assistente 1: Nicolas Tarán (URU)
- Assistente 2: Martin Soppi (URU)
- Quarto árbitro: Gustavo Tejera (URU)
- VAR: Leodán González (URU)