O duelo Brasil x Colômbia fecha a fase de grupos da Copa América de 2024 e é de extrema importância para a definição das chaves para a sequência do torneio continental. A partida decisiva será disputada nesta terça-feira (2), às 22h (horário de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, no estado americano da Califórnia.
Brasil
A Seleção chega para a última rodada virtualmente classificada e com a vitória contundente sobre o Paraguai ainda chega em condições de assumir a liderança do Grupo D em caso de nova vitória para fechar a fase de grupos.
De olho no condicionamento físico dos jogadores e levando em conta que o time tem quatro jogadores pendurados, sendo eles Éder Militão, Wendell, Lucas Paquetá e Vini Júnior, Dorival deve promover mudanças na equipe titular para o Brasil x Colômbia embora, em entrevista coletiva, o treinador tenha dito: “Provavelmente (farei) uma ou duas alterações, sim. Mas não sei nem setor nem as funções“.
Para encarar o Paraguai, Dorival fez duas mudanças na escalação em relação à estreia contra a Costa Rica: Wendell e Savinho entraram nos lugares de Guilherme Arana e Raphinha, respectivamente. Com a profundidade da Seleção para a Copa América, o Brasil tem a possibilidade de fazer mudanças e não ver a qualidade do time cair, mesmo no confronto que será o mais difícil para o grupo até o momento.
Provável escalação: Alisson; Danilo, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes, Douglas Luiz e Bruno Guimarães; Savinho, Endrick e Rodrygo.
Colômbia
A equipe comandada por Néstor Lorenzo chegou para a Copa América em ótimo momento e tem confirmado sua qualidade e ascensão na competição continental. Com duas vitórias em dois jogos, a seleção colombiana garantiu sua classificação de forma antecipada, bem como estendeu sua sequência de invencibilidade, que vem desde fevereiro de 2022, para 25 jogos.
Dados os confrontos anteriores e também pela situação de acúmulo de cartões amarelos, Lorenzo pode vir a promover mudanças para o Brasil x Colômbia. Lerma, Richard Ríos e Jhon Córdoba são os pendurados do lado colombiano e, nesse sentido, podem ser poupados para não correr risco de perderem o confronto das quartas de final, quando os cartões serão zerados.
Por outro lado, o treinador promoveu mudanças no gol nas duas primeiras partidas, o que dá fortes indícios de que o experiente goleiro David Ospina pode ser titular pela primeira vez na Copa América de 2024 no confronto contra a Seleção Brasileira. Ademais, Borja e Borré parecem competir por uma vaga no trio de ataque ao lado de Luis Díaz e James Rodríguez que, apesar do pouco espaço no São Paulo, vem sendo um dos destaques da competição continental de seleções.
Provável escalação: David Ospina; Daniel Muñoz, Dávinson Sánchez, Yerry Mina e Mojica; Lerma e Richard Ríos; Jhon Arias, James Rodríguez, Luis Díaz e Borré (Borja).
Retrospecto Brasil x Colômbia
O histórico do confronto entre as históricas seleções sul-americanas apresenta um forte domínio do lado brasileiro que tem 21 vitórias contra apenas quatro dos colombianos. Além disso, 11 confrontos entre as seleções terminaram com a igualdade no placar.
No entanto, o último Brasil x Colômbia fugiu à regra e, com show de Luis Díaz, a Canarinho foi derrotada por 2 a 1 no confronto realizado no último mês de novembro pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O gol brasileiro naquela ocasião foi marcado por Gabriel Martinelli.
Onde assistir Brasil x Colômbia
O duelo decisivo para a definição da liderança do Grupo D da Copa América será transmitido pela Globo (TV aberta), pelo Sportv (TV por assinatura) e pelo Globoplay (streaming).
Ficha técnica
- Jogo: Brasil x Colômbia
- Competição: Copa América – 3ª rodada (Fase de Grupos – Grupo D)
- Estádio: Levi’s Stadium – Los Angeles, CA
- Horário: 22h (Horário de Brasília)
Arbitragem Brasil x Colômbia
- Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
- Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
- Quarto árbitro: Augusto Aragón (ARG)
- VAR: Mauro Vigliano (ARG)
- AVAR: Jonny Bosso (PER)