Nessa quarta-feira, Colômbia e Uruguai se enfrentaram no Bank of America Stadium em partida válida pelas semifinais da Copa América 2024. Mesmo com um jogador a menos por mais de 45 minutos, a seleção da Colômbia foi capaz de segurar o resultado e garantir a vitória por 1 x 0, para classificarem-se à final. Jefferson Lerma marcou o gol da Colômbia, após cobrança de escanteio de James Rodríguez. Na grande final, a seleção colombiana irá enfrentar a Argentina, atual campeã da Copa do Mundo (2022) e, também, da Copa América (2024).
Primeiro Tempo
O confronto começou intenso desde os minutos iniciais da primeira etapa, com ambas as equipes chegando constantemente no campo ofensivo, mas falhando na definição das jogadas, seja no último passe ou nas finalizações. Darwin Núñez teve a primeira grande oportunidade da partida, quando recebeu na entrada da área, driblou o zagueiro, mas finalizou para fora. O atacante teve mais uma grande oportunidade, quando deu uma caneta no marcador, mas finalizou para fora novamente.
Aos 39 minutos do primeiro tempo, James Rodríguez cobrou um escanteio e Jefferson Lerma cabeceou para o fundo da rede e abriu o placar a favor da Colômbia. Lerma marcou seu segundo gol no torneio, enquanto James chegou à sua sexta assistência. Nos minutos finais da etapa, Muñoz, que já estava pendurado, deu uma cotovelada em Ugarte e recebeu seu segundo cartão amarelo, sendo expulso da partida. Assim, a partida foi para o intervalo com a Colômbia vencendo por 1 x 0, mas com um jogador a menos pelos próximos 45 minutos.
Segundo Tempo
Após a expulsão, a seleção do Uruguai passou a controlar a posse de bola e chegar mais vezes ao campo de ataque. Porém, apesar do controle, durante os primeiros 30 minutos da segunda etapa, os jogadores uruguaios não conseguiam concluir as jogadas ou finalizar com perigo, enquanto a Colômbia continuava se defendendo e gastava o máximo de tempo possível. A melhor oportunidade do Uruguai veio com Luís Suárez, que recebeu na entrada da área e finalizou, mas acertou na trave.
O confronto esquentou nos minutos finais, quando o Uruguai partiu para o “tudo ou nada” e levou a equipe ao ataque. A seleção colombiana se defendia e buscava o contra-ataque, que quase funcionou duas vezes. Uribe teve duas chances claras de ampliar o placar, livre de marcação, mas finalizou por cima do gol na primeira oportunidade e Rochet fez uma excelente defesa na segunda, desviando a bola para o travessão. Arrascaeta teve a chance de empatar o jogo nos acréscimos, mas desperdiçou a finalização próxima à marca do pênalti. A Colômbia segurou até o final e garantiu a vaga para a grande final, na qual enfrentará a seleção da Argentina, atual campeã do mundo.
Destaque da partida
James Rodríguez e Jefferson Lerma, da Colômbia, foram os destaques do jogo. Em uma partida muito equilibrada e que não houve grandes destaques individuais, James e Lerma foram os principais destaques, já que participaram do gol da classificação. O cruzamento de James para o cabeceio de Lerma garantiu a vaga da Colômbia na final.
Próximos compromissos de Colômbia e Uruguai
A seleção da Colômbia irá enfrentar a Argentina no domingo (14), às 21h (horário de Brasília), na grande final da Copa América 2024, no Hard Rock Stadium, em Miami. O Uruguai enfrenta o Canadá no sábado (13), às 21h (horário de Brasília), na disputa de 3° lugar da Copa América, no Bank of America Stadium, em Charlotte.