Nesta terça-feira (02), quatro seleções entraram em campo pelo Dia 13 Copa América, o último dia da fase de grupos. Enquanto a Costa Rica venceu o Paraguai por 2 x 1, mas foi eliminada, Brasil e Colômbia empataram em 1 x 1, garantindo à Seleção Brasileira o 2º lugar do Grupo D da Copa América.
Confira em detalhes como foram os jogos do Dia 13 da Copa América 2024:
Costa Rica 2 x 1 Paraguai
Primeiro Tempo
O primeiro tempo de Costa Rica x Paraguai começou muito movimentado. Com menos de 3 minutos de bola rolando, a Seleção Costarriquenha abriu o placar com Francisco Calvo. Cerca de 4 minutos depois, a Costa Rica voltou a ficar à frente do placar. Dessa vez, com Josimar Alcócer.
Após sofrer dois gols em pouquíssimo tempo, o Paraguai se viu obrigado a sair para o ataque. Aos 22 minutos, após uma roubada de bola no campo de ataque, Julio Enciso acertou um belo chute de chapa da entrada da grande área. Porém, para a infelicidade do paraguaio, ela passou raspando e saiu pela linha de fundo.
Fim de primeiro tempo, Costa Rica 2 x 0 Paraguai.
Segundo Tempo
O segundo tempo de Costa Rica x Paraguai começou com grande pressão dos paraguaios. Aos 54 minutos, a pressão surtiu efeito e a Seleção Paraguaia conseguiu diminuir o placar. Após uma tabela entre Ángel Romero e Mathías Villasanti, a bola sobrou nos pés de Ramon Sosa. O camisa 24 dominou a bola na entrada da grande área e acertou um lindo chute no ângulo, marcando um golaço.
Após diminuir o placar, o Paraguai passou a pressionar ainda mais a Costa Rica. O grande destaque foi o autor do gol paraguaio, Julio Enciso, que tentou uma série de finalizações de longa e média distância. Porém, para a infelicidade dos paraguaios, nenhuma das jogadas de ataque surtiu efeito.
Fim de jogo, Costa Rica 2 x 1 Paraguai.
Brasil 1 x 1 Colômbia
Primeiro tempo
O primeiro tempo de Brasil x Colômbia começou com pressão brasileira. Porém, sem muita efetividade nos ataques. Aos 6 minutos, Vinicius Jr. deixou o braço no rosto de James Rodriguez após sofrer um chapéu do colombiano e tomou o cartão amarelo. Agora, o camisa 7 está fora do jogo das quartas de final. Na cobrança de falta, o jogador do São Paulo acertou o travessão de raspão e a bola saiu pela linha de fundo.
A primeira chance de maior perigo aconteceu aos 10 minutos. Bruno Guimarães recebeu um passe na entrada da grande área e finalizou rasteiro no canto do gol de Camilo Vargas. O goleiro colombiano fez grande defesa e mandou a bola pela linha de fundo.
Poucos minutos depois, a pressão brasileira deu resultado e o Brasil abriu o placar com um golaço. Rodrygo sofreu falta na entrada da grande área e Raphinha foi para a bola. No melhor estilo Lionel Messi, o camisa 11 da Seleção Brasileira acertou a bola no ângulo. Camilo Vargas chegou a tocar na bola, mas não conseguiu impedir o golaço do brasileiro.
Depois de sofrer o gol, a Colômbia saiu mais para o jogo e levou perigo ao Brasil. Aos 18 minutos, James Rodriguez levantou a bola na grande área após cobrança de falta e Davinson Sánchez marcou um gol de cabeça. O bandeirinha marcou impedimento. Após três minutos de revisão do VAR, o impedimento foi confirmado.
Aos 25 minutos, após Raphinha cometer falta em Deiver Machado, João Gomes chutou a bola no pé do jogador colombiano. Jefferson Lerma sentiu as dores do companheiro de seleção e foi cobrar o brasileiro, ocasionando uma confusão generalizada. Após os ânimos se acalmarem, João Gomes e Jefferson Lerma receberam cartão amarelo.
A Seleção Colombiana pressionou o Brasil em diversos momentos da primeira etapa. O grande destaque colombiano foi James Rodríguez, que criou boas jogadas, principalmente em bolas paradas. Aos 33 minutos, o camisa 10 da Colômbia cobrou uma falta perigosa pelo lado esquerdo, surpreendendo Alisson, que foi rápido para mandar a bola para escanteio.
Aos 42 minutos, foi a vez do Brasil pressionar a Colômbia. Em ataque pela esquerda, Vinicius Jr. partiu para cima de Daniel Muñoz, que o derrubou dentro da grande área. O árbitro, de frente pro lance, deu escanteio para o Brasil. O VAR analisou o lance e manteve a decisão de campo. Porém, o último a tocar na bola antes dela sair pela linha de fundo foi Vinicius Jr. Além da não marcação do pênalti, a arbitragem conseguiu errar na sequência.
No lance seguinte, a Colômbia quase abriu o placar após um vacilo de Alisson. O goleiro foi sair jogando e errou o passe, deixando a bola nos pés de Luis Diaz. O camisa 7 da Seleção Colombiana dominou e finalizou contra o gol brasileiro. Alisson, bem posicionado, fez a defesa e impediu o gol de empate.
Logo após essa pressão, o gol de empate da Colômbia finalmente saiu. Daniel Muñoz recebeu livre pelo lado esquerdo e ficou cara a cara com Alisson, finalizando na esquerda do goleiro brasileiro e empatando a partida para a Colômbia. Esse gol foi um balde de água fria na Seleção Brasileira, que não teve um pênalti marcado minutos antes de sofrer o gol.
Fim de primeiro tempo, Brasil 1 x 1 Colômbia.
Segundo tempo
O segundo tempo de Brasil x Colômbia começou equilibrado, com um pouco mais de pressão da Seleção Brasileira. Aos 58 minutos, Raphinha quase marcou o seu 2º gol no jogo em cobrança de falta próxima a entrada da grande área, mas a bola passou pelo lado da trave e saiu pela linha de fundo.
Durante grande parte do segundo tempo, o Brasil sofreu para construir jogadas, errando muitos passes fáceis e sentindo dificuldades para quebrar a pressão colombiana no ataque. Por volta dos 66 minutos, a torcida da Colômbia presente no estádio começou a gritar “olé”, após uma troca de pessoas da Seleção Colombiana que durou mais de um minuto.
Aos 80 minutos, ainda com um empate de 1 x 1 no placar, James Rodriguez foi substituído por Carrascal. Enquanto se dirigia a lateral do campo, o camisa 10 da Colômbia foi ovacionado pelo estádio. O capitão da Seleção Colombiana foi um dos melhores em campo e não mostrou ser o mesmo jogador que pouco joga no São Paulo.
Pouco tempo depois, aos 84 minutos, a Colômbia teve a chance de marcar o gol da vitória. Após um cruzamento pelo lado esquerdo, Rafael Borré recebeu a bola sozinho dentro da grande área e com o gol livre para finalizar. O atacante não caprichou na pontaria e chutou a bola por cima do gol de Alisson, que estava mal posicionado para uma possível defesa.
Fim de jogo, Brasil 1 x 1 Colômbia.