O sexto dia da Copa América foi marcado pela disputa das duas partidas da segunda rodada do Grupo A da competição. Na partida das 19h (pelo horário de Brasília), o estreante Canadá obteve sua primeira vitória no torneio enquanto às 22h (também pelo horário de Brasília), em jogo duro, no fim das contas, a Argentina confirmou seu favoritismo vencendo o Chile com a estrela de Lautaro Martínez brilhando.
Peru x Canadá
O primeiro tempo do dia da Copa América foi marcado por certo equilíbrio, em especial nos 20 minutos iniciais. Mas, o Peru cresceu na partida e começou a assustar a defesa canadense, conseguindo até se aproveitar de um lance de bola parada para colocar a bola no fundo da rede na marca dos 34 minutos. No entanto, o autor do gol, Gianluca Lapadula, estava em posição irregular e o gol foi anulado sem muitos problemas. Com isso, o jogo foi para o intervalo com o empate sem gols permanecendo no placar.
O calor de Kansas City começou a se traduzir em campo, com os ânimos ficando exaltados no início da etapa complementar. Aos 10 minutos, Miguel Araujo entrou com força em Jacob Shaffelburg e, após recomendação de revisão do VAR, o cartão amarelo inicialmente aplicado ao zagueiro peruano acabou virando um cartão vermelho, deixando o Peru com um homem a menos para os 30 minutos finais mais acréscimos do jogo.
Com a vantagem numérica, o Canadá cresceu na partida. Assim, 15 minutos após a expulsão, a seleção canadense engatou um ótimo contra ataque que terminou com Shaffelburg encontrando Jonathan David, que colocou a bola no fundo da rede para marcar o primeiro gol da história da seleção canadense na Copa América.
¿Algo más incomparable que marcar el primer gol de tu país en la historia del torneo? 🇨🇦 pic.twitter.com/ougxlXBNLB
— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) June 26, 2024
Do lado peruano, a desvantagem numérica e no placar obrigou Jorge Fossati a fazer alterações na equipe, dentre elas, as entradas dos experientes Paolo Guerrero e Christian Cueva. A urgência começou a comandar as ações da Bicolor, que levou perigo com os veteranos que saíram do banco.
Crépeau precisou fazer grandes defesas para evitar que o Peru empatasse a partida já nos acréscimos em meio à pressão da equipe sul-americana, e o goleiro teve sucesso. Após os sete minutos de acréscimo indicados, o árbitro indicou o fim da partida e a vitória do Canadá por 1 a 0, marcando a primeira vitória canadense na Copa América.
Chile x Argentina
Como esperado, o jogo entre os finalistas da última edição de Copa América disputada nos Estados Unidos foi bastante disputado. Embora a Argentina tenha assumido o controle da posse de bola, a compactação defensiva chilena dificultou a chegada dos argentinos ao terço final de ataque.
Assim, a primeira finalização em gol da partida aconteceu apenas aos 21 minutos. Nico González escapou pela esquerda e cruzou na pequena área, Julián Álvarez finalizou no susto e o experiente Claudio Bravo fez a defesa sem muitos problemas.
Entrando na reta final do primeiro tempo, a Argentina passou a acelerar mais a troca de passes e teve certo sucesso em encontrar os espaços, avançar em campo e finalizar, mesmo que com pouca precisão. A pressão argentina seguiu nos acréscimos, mas os atuais campeões do mundo e da América não tiveram sucesso. Com isso, o jogo foi para o intervalo com o placar permanecendo no 0 a 0.
A partida voltou do intervalo em um ritmo mais acelerado, com a Argentina mantendo o domínio das ações, embora o Chile buscasse povoar mais seu campo de ataque. A Albiceleste conseguia rápidas roubadas de bola para manter seu controle de jogo, porém, La Roja começou a crescer no jogo conforme tentaram pressionar a saída de bola adversária.
Aos 27 minutos do segundo tempo, enfim, os chilenos tiveram sua primeira chance na partida, com Rodrigo Echeverría arriscando de longe e obrigando Dibu Martínez a fazer uma grande defesa para manter o placar em 0 a 0. Pouco depois, em crescente, o Chile conseguiu mais uma chegada com Echeverría, desta vez de dentro da área, e novamente Dibu Martínez venceu a disputa.
A tentativa do Chile de crescer não durou muito e, nos minutos finais, a Argentina retomou o controle anterior e voltou a levar perigo, sendo recompensada aos 43 minutos. Em cobrança de escanteio de Lionel Messi, Bravo fez grande defesa, mas a bola sobrou nos pés de Lautaro Martínez que abriu o placar em Nova Jersey.
Já nos acréscimos, a Albiceleste teve a chance de ampliar o placar com Ángel Di Maria, que entrou no segundo tempo, finalizando mascado de dentro da área. Bravo fez mais uma grande defesa para impedir um novo gol argentino e ainda garantir sobrevida ao Chile, contudo, não deu tempo para a reação de La Roja que, com o resultado, se complica na Copa América.
Panorama do Grupo A da Copa América
Com a vitória sobre o Peru, o Canadá somou seus primeiros três pontos na competição e se colocou em uma posição favorável para a última rodada da fase de grupos. Por sua vez, com o 1 a 0 sobre o Chile, a Argentina mantem os 100% e o resultado, basicamente, sacramenta a classificação da equipe comandada por Lionel Scaloni para as quartas de final da Copa América.
No sábado (29), pela 3ª e última rodada da fase de grupos, a Argentina enfrenta o Peru. Um empate garante à Albiceleste a liderança do Grupo A. No mesmo dia, se enfrentam Canadá e Chile, com ambas as seleções tendo chances de avançar para as quartas de final: quem vencer o duelo no Orlando City Stadium, seguirá vivo na Copa América.