O único duelo das quartas de final da Copa América com duas seleções campeãs mundiais é justamente Uruguai x Brasil. Um confronto que também é carregado de rivalidade história, que é ainda maior no contexto de que a partida decidirá o último semifinalista da atual edição da Copa América. O jogo entre a Celeste e a Canarinho será disputado no Allegiant Stadium neste sábado (6) às 22h (horário de Brasília).
Uruguai
O Uruguai fez campanha perfeita na fase de grupos, saindo vencedor em seus três compromissos e terminando na liderança do Grupo C. Mais ainda, a seleção comandada por Marcelo Bielsa terminou com a segunda melhor defesa, tendo sofrido apenas um gol, e com o melhor ataque, marcando nove gols, da fase de grupos.
Sendo assim, a Celeste da continuação ao seu bom momento sob o comando de El Loco na Copa América e ainda chega para o Uruguai x Brasil com força máxima. Maxi Araújo, que sofreu uma concussão na partida contra os Estados Unidos na última rodada do grupo, passou por testes e não teve qualquer lesão detectada. Com isso, não apenas estará à disposição de Bielsa como também deve manter sua vaga no time titular.
Provável escalação: Rochet; Nández, Ronald Araujo, Olivera e Viña; Ugarte, Valverde, Pellistri, De La Cruz e Maximiliano Araújo; Darwin Núñez.
Brasil
Até aqui na Copa América, a Seleção Brasileira não conseguiu convencer. A equipe comandada por Dorival Junior está invicta na competição com dois empates e uma vitória, no entanto, não demonstrou a fluidez ofensiva nem a solidez defensiva que se esperava. Agora, terá pela frente um decisivo Uruguai x Brasil, que precisa ser vencido para que a Seleção siga viva na campanha em busca de seu 10º título continental.
Não bastasse a necessidade de acertar o grupo, Dorival ainda precisará contornar uma ausência importante: Vinicius Júnior recebeu o segundo amarelo e terá que cumprir suspensão no confronto das quartas de final. Sendo assim, Savinho, Endrick, Martinelli e Evanilson são as principais opções para substituir o camisa 7 do Brasil e do Real Madrid.
Com isso, o treinador terá a oportunidade de escalar pela primeira vez a equipe com um centroavante, deslocando Rodrygo para a esquerda.
Provável escalação: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Endrick.
Retrospecto Uruguai x Brasil
O histórico do confronto entre as históricas seleções sul-americanas apresenta um forte domínio do lado brasileiro que tem 40 vitórias contra apenas 22 dos uruguaios. Além disso, 17 confrontos entre as seleções terminaram com a igualdade no placar.
No entanto, o último Uruguai x Brasil, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, não seguiu a tendência do retrospecto e terminou com a vitória uruguaia por 2 a 0 com Darwin Nuñez, do Liverpool, e Nicolás de la Cruz, agora do Flamengo, marcando os gols da vitória da Celeste.
Onde assistir Uruguai x Brasil
O duelo decisivo para a continuação da campanha brasileira em busca do 10º título continental será transmitido pela Globo (TV aberta), pelo Sportv (TV por assinatura) e pelo Globoplay (streaming).
Ficha técnica
- Jogo: Uruguai x Brasil
- Competição: Copa América – Quartas de final
- Estádio: Allegiant Stadium – Las Vegas, NV
- Horário: 22h (Horário de Brasília)
Arbitragem Uruguai x Brasil
- Árbitro: Dario Herrera (ARG)
- Árbitro assistente 1: Juan P. Belatti (ARG)
- Árbitro assistente 2: Cristian Navarro (ARG)
- Quarto árbitro: Ivan Barton (SLV)
- VAR: Guillermo Pacheco (MEX)
- AVAR: Erick Miranda (MEX)