No jogo que, pra muitos, coloca frente a frente as duas melhores equipes desta edição da Copa América, Uruguai e Colômbia vão decidir o último finalista da competição nesta quarta-feira (10), em Charlotte, na Carolina do Norte. O Bank Of America Stadium vive a expectativa de casa lotada, com os mais de 74 mil lugares ocupados, e de uma partida de alto nível técnico. Depois de passar com 100% de aproveitamento no grupo C, o Uruguai eliminou o Brasil, nas quartas de final. A Colômbia, que também teve o Brasil no seu caminho, foi líder do grupo D, com sete pontos, e atropelou o Panamá pra chegar às semis.
Uruguai
A equipe de Marcelo Bielsa joga futebol. Apesar da última apresentação, contra o Brasil, não ter enchido os olhos, muito pelo contrário, o Uruguai mostrou muita qualidade na primeira fase, dominando seus adversários. Vencendo Panamá, Bolívia e EUA na fase de grupos, marcando nove gols e sofrendo apenas um, os uruguaios se alçaram ao posto de favoritos contra o Brasil nas quartas. Apesar do jogo mais brigado que jogado, o Uruguai confirmou a vaga e segue na busca pelo 16º título de Copa América, o primeiro desde 2011.
Pra eliminar a Colômbia e superar a semifinal desde aquele título há 13 anos, Marcelo Bielsa vai ter dois desfalques importantes no setor defensivo. Depois da entrada criminosa em Rodrygo, Nahitan Nandez recebeu vermelho direto e está suspenso pra partida. Guillermo Varela, lateral do Flamengo, deve ocupar seu lugar. No miolo da zaga, Ronald Araújo saiu lesionado ainda no primeiro tempo e José Maria Giménez deve assumir a posição e jogar ao lado de Mathías Olivera.
O provável time do Uruguai tem: Rochet; Varela, Gimenez, Olivera, Vina; Valverde, Ugarte; Pellistri, De la Cruz, Maximiliano Araújo; Nuñez.
Colômbia
Se, diferente do Uruguai, a equipe de Nestor Lorenzo não encantou na primeira fase, as quartas de final contra o Panamá foram uma grande demonstração de força. Depois de bater o Paraguai com dificuldade, passar pela Costa Rica com certa tranquilidade e segurar o empate contra o Brasil, James Rodríguez e companhia passaram por cima do Panamá na primeira partida eliminatória. Com show do meia do São Paulo, golaço de Luis Díaz e um baile em Glendale, Los Cafeteros garantiram uma vaga entre os quatro melhores do continente pela terceira vez nas últimas quatro Copas América.
Em sua melhor oportunidade de chegar ao segundo título de Copa América – o único título aconteceu em 2001, em casa -, a Colômbia vai completa pro jogo contra o Uruguai. Nestor Lorenzo vai contar com a volta de Jefferson Lerma no centro do meio de campo, depois do volante do Crystal Palace cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Mateus Uribe deve voltar ao banco de reservas.
O provável time da Colômbia tem: Vargas; Munoz, Sanchez, Cuesta, Mojica; Rios, Lerma; J. Arias, Rodriguez, Diaz; Córdoba.
Retrospecto Uruguai x Colômbia
O histórico entre as duas seleções é até pequeno, considerando toda a histórica futebolística nos dois países. Em 46 jogos, o Uruguai venceu 21, a Colômbia venceu 12 e outros 13 jogos terminaram em igualdade. O último jogo entre os dois aconteceu na Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. Em Barranquilla, pela terceira rodada, os colombianos estiveram na frente por duas vezes, mas os uruguaios arrancaram um empate fora de casa.
Em Copas América, foram 12 partidas e o Uruguai também leva vantagem. São seis vitórias de “La Celeste” contra três dos “Cafeteros”. No entanto, o último encontro, nas quartas de final de 2021, no Mané Garrincha, em Brasília, a Colômbia passou nos pênaltis depois de um empate sem gols. Quatro colombianos converteram suas penalidades contra apenas dois uruguaios.
Copa América 2024: jogos, datas e tudo o que você precisa saber!
Onde assistir Uruguai x Colômbia
A partida terá transmissão da Globo e do Sportv.
Ficha técnica
- Jogo: Uruguai x Colômbia
- Competição: Copa América – Semifinal
- Estádio: Bank Of America Stadium – Charlotte, NC, EUA
- Horário: 21h (Horário de Brasília)
Arbitragem Uruguai x Colômbia
- Árbitro: Cesar Ramos (MEX)
- Assistente 1: Alberto Morin (MEX)
- Assistente 2: Marco Bisguerra (MEX)
- Quarto árbitro: Mario Escobar (GUA)
- VAR: Carlos Orbe (EQU)