As maiores goleadas da Copa do Brasil

Flamengo e América-MG protagonizaram noite cheia de gols na Copa do Brasil e relembraram outra grandes goleadas na competição

A noite desta quarta-feira, 26, na Copa do Brasil foi recheada de gols. O América-MG podia até empatar contra o Nova Iguaçu-RJ pra avançar pras oitavas de final, mas o time comandado por Vágner Mancini venceu por 5×0 e, além da vaga nas oitavas, marcou a maior goleada do Coelho na competição nacional. Há algumas centenas de quilômetros do Independência, o Flamengo precisava reverter um 0x2 contra o Maringá-PR e aplicou a segunda maior goleada de sua história na Copa do Brasil. O 8×2 liderado por Pedro, Gabriel e companhia só fica atrás do 8×0 contra o Kaburé-TO, nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1995. Apesar da larga vantagem, o Flamengo não está no top 5 goleadas na competição.

São Paulo 9×1 4 de Julho-PI

A quinta maior goleada da Copa do Brasil foi de virada. Na terceira fase de 2021, o São Paulo enfrentou o 4 de Julho-PI e voltou de Teresina em desvantagem pra partida no Morumbi. O 3×2 pro time nordestino garantia a classificação histórica com um empate em São Paulo, mas Dudu Beberibe queria mais que isso e abriu o placar aos 29 segundos, dando um susto no time de Hernán Crespo.

Pablo e Luciano contribuíram pra segunda maior goleada do São Paulo na Copa do Brasil. Foto: Rubens Chiri

 

Infelizmente pros piauienses, o Tricolor paulista virou ainda no primeiro tempo e registrou sua maior goleada na competição. Pablo marcou três vezes, Luciano fez outros dois, Gabriel Sara, Rigoni, Bruno Alves e Chico Bala, contra, marcaram na segunda maior goleada do Soberano na competição. O São Paulo ainda eliminou o Vasco, mas acabou caindo para o Fortaleza nas quartas de final.

Internacional 9×1 Ji Paraná-RO

O campeão da Copa do Brasil de 1992 começava massacrando o estreante. A primeira experiência do Ji-Paraná-RO na Copa do Brasil não foi muito boa. Logo de cara, o time de Rondônia enfrentou o atual campeão da competição, Internacional, empolgado pra conseguir o bicampeonato. O primeiro confronto, em Ji-Paraná, já foi digno de nota.

O Inter goleou fora de casa por 6×0 e o jogo no Beira-Rio seria apenas pra cumprir tabela, mas no gigante, o Colorado foi ainda mais impiedoso. 9×1, sem pena, pra fazer um agregado de 15×1 e garantir o lugar nas oitavas de final. A campanha gaúcha parou exatamente na fase seguinte. O Inter gastou todos os gols contra o Ji-Paraná e foi eliminado pelo Londrina-PR depois de um empate por 1×1 e um derrota por 1×0.

Santos 10×0 Naviraiense-MS

O único campeão desta lista pavimentou o caminho até a taça com um baile de Neymar, Ganso e André. O Naviraiense-MS estava prestes a completar cinco anos de história e teve um presente bem indigesto na primeira fase da Copa do Brasil de 2010. Com Neymar e Ganso encantando os gramados brasileiro, o time do Mato Grosso do Sul tinha uma missão complicadíssima, mas conseguiu segurar os meninos da Vila no primeiro jogo, perdendo apenas por 1×0 em Campina Grande-PB – sim, o jogo aconteceu a mais de 3 mil quilômetros da cidade do clube.

Meninos da Vila atropelaram em 2010. Foto: Santos FC

 

Na Vila Belmiro, as coisas foram bem diferentes. André marcou três vezes, Neymar e Mádson fizeram dois, cada um, e Ganso, Robinho e Marquinhos completaram o placar com as duas mãos cheias. O Santos ainda passou pelo Remo, atropelou o Guarani, eliminou o Atlético-MG, fez um confronto histórico contra o Grêmio e superou o Vitória, na final, pra conquistar seu primeiro título da Copa do Brasil.

São Paulo 10×0 Botafogo-PB

Não satisfeito em aparecer uma vez, o Tricolor paulista tem duas goleadas no top 5. Bem antes do atropelamento contra o 4 de Julho, o São Paulo fez outra vítima nordestina na Copa do Brasil de 2001. Num cenário bem parecido com o último resultado dessa lista, o São Paulo venceu o Belo fora de casa na partida de ida por 1×0 e nem precisava de muito pra seguir na competição.

Pra pouco mais de mil testemunhas, o time de França e Luis Fabiano, que tinha Kaká surgindo, entrou pra história. A dupla de ataque marcou metade, três de França e dois do Fabuloso. Julio Baptista ainda fez mais dois e Kaká e Gustavo Nery completaram a goleada. O São Paulo ainda eliminou o Ceará e o Vitória e só caiu nas quartas de final naquele ano, pro Grêmio de Titi, que terminou campeão.

Atlético-MG 11×0 Caiçara-PI

A maior goleada da Copa do Brasil aconteceu há 32 anos. Na Copa do Brasil de 1991, o Atlético-MG buscava seu primeiro título da competição e começou com o pé na porta. Depois de vencer o Caiçara-PI fora de casa por 1×0, o time de Jair Pereira fez história no Independência. O 11×0 sobre os piauienses é a maior goleada da história da Copa do Brasil até hoje. Gérson fez cinco, Marquinhos marcou três vezes, Edu Zanelo balançou as redes mais duas vezes e Sérgio Araújo completou o resultado histórico.

Maior goleada segue sendo do Galo após 32 anos. Foto: Nélio Rodrigues

 

Com o seis gols no confronto – o gol da vitória na primeira partida também foi dele -, Gérson terminou a competição como artilheiro, mesmo tendo apenas quatro partidas. O Galo acabou sendo eliminado na fase seguinte pelo Criciúma, que acabou conquistando o seu único título nacional naquela Copa do Brasil.

você pode gostar também