O Ceará começa a jornada na Copa do Brasil de 2023 nesta quarta-feira, no Estádio Ronaldo Junqueira, contra a Caldense-MG. O confronto pela competição nacional é o terceiro jogo seguido do Alvinegro longe de casa, já que o time de Gustavo Morínigo enfrentou CRB-AL e Fluminense-PI pela Copa do Nordeste como visitante nos dois últimos jogos.
Desde que a Copa do Brasil passou a ter esse regulamento, em 2017, com jogos únicos na primeira fase, o Ceará só foi eliminado uma vez, justamente em 2017, pelo Boavista-RJ. Nos anos seguintes foram três vitórias e um empate nesse estágio. Contra a Caldense, um empate é suficiente pra classificação do Vovô pra segunda fase. Vai ser o primeiro confronto entre as duas equipes na história.
Ceará

Líder na Copa do Nordeste e classificado pra semifinal do Campeonato Cearense, o Ceará vive ótima fase em 2023. São oito jogos sem derrota e um time ganhando cada vez mais confiança. Com três desfalques por lesão, Morínigo deve escalar o time mais próximo do ideal. Michel Macedo, Willian Formiga e Luiz Otávio não viajaram pra Minas Gerais, mas Richardson e Chay voltam.
A dúvida segue sendo a lateral direita. Sem Michel, Igor e Warley brigam pela posição, que pode ter até Caíque Gonçalves improvisado. O time do Ceará deve ter:
- Richard, Igor, Tiago Pagnussat, David Ricardo e Danilo Barcelos; Richardson, Arthur Rezende; Guilherme Castilho; Janderson, Erick e Vitor Gabriel
Caldense-MG

Diferente do Ceará, a Caldense não vive bom momento no ano. Com apenas uma vitória em sete jogos no Campeonato Mineiro, a equipe do técnico Thiago Oliveira é a terceira colocada no grupo B e não tem mais chances de classificação pra próxima fase, com risco real de rebaixamento. A classificação pra próxima fase pode ser um alívio pro ano do time, esportivamente e financeiramente, já que a premiação por avançar pra segunda fase da Copa do Brasil é de R$ 900 mil.
O time da Caldense deve ter:
- Elisson, Patrick Marcelino, Sueliton, Lula; Ronaldo, Kayo, Fabrício Costa, Léo; Erick Sales, Aslen e Bruninho
Onde assistir Caldense-MG x Ceará
A partida acontece às 21h30, no Estádio Ronaldo Junqueira, e vai ter transmissão do Amazon Prime.
Ficha técnica
- Caldense-MG x Ceará
- Competição: Primeira fase Copa do Brasil
- Estádio: Ronaldo Junqueira
- Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade
- Assistente 1: Vanderson Antonio Zanotti
- Assistente 2: Douglas Pagung
- Quarto árbitro: Ronei Candido Alves