Ceará vence Caldense fora de casa e se classifica na Copa do Brasil

Vovô vence bem em Minas Gerais e ainda recebe premiação milionária pela vaga na segunda fase da competição

O Ceará começou muito bem sua participação na Copa do Brasil 2023. Na noite desta quarta-feira, 1, o Vovô foi até Poços de Caldas e venceu a Caldense-MG por 3×0, no estádio Ronaldo Junqueira. Além da vaga pra segunda fase da competição, o Ceará ainda colocou mais R$ 1,4 milhão no bolso pela classificação. Na próxima fase, o Ceará já vai ter um teste importante pra Série B do Campeonato Brasileiro, já que vai enfrentar o Ituano-SP, em Itu, ainda sem data definida. O clube paulista vai ser um dos rivais do Vovô pelo acesso à elite do futebol brasileiro.

Primeiro tempo

Janderson abriu o marcador em Minas Gerais. Foto: Felipe Santos

 

O primeiro tempo em Poços de Caldas não foi tão tranquilo pro Alvinegro. A Caldense, precisando vencer, tentou pressionar desde o início e assustou muito em chutes de longe. Bruninho, Fabrício e João Victor não acertaram o gol, mas as finalizações passaram muito perto da trave de Richard. Apesar da Caldense incomodar bastante durante todo o primeiro tempo, foi o Ceará quem abriu o placar.

Numa boa jogada de Erick, aos 27 minutos, a bola chegou até Janderson, que driblou o zagueiro e bateu forte no canto pra abrir o placar. Warley, que fez sua estreia como titular no jogo contra a Caldense, quase ampliou num chutaço de longe, aos 43 minutos, mas a bola explodiu na trave.

 

Segundo tempo

VG matou as chances da Caldense no segundo tempo. Foto: Felipe Santos

 

Se no primeiro tempo, o Ceará passou por alguns sustos, no primeiro minuto, Vitor Gabriel tratou de matar as esperanças do time mineiro. O atacante recebeu bom passe de Arthur Rezende, disparou, limpou o zagueiro e bateu bonito no ângulo de Elisson. O Ceará conseguiu controlar as ações da Caldense e Vitor Gabriel chegou muito perto de ampliar ainda mais a vantagem, mas parou em Elisson, aos 10 minutos.

A única boa chance dos mineiros na etapa final saiu dos pés de Baianinho, aos 28, mas Richard fez ótima defesa. No fim da partida, Luvannor aproveitou rebote de Elisson depois de chute forte de Jean Carlos e completou o placar pro Vovô. Três a zero e classificação garantida.

Análise

O Ceará de 2023 não é um time vistoso, com um ótimo futebol jogado e um domínio absurdo sobre os adversários, mas o time de Gustavo Morínigo é eficiente. O espaço à frente da grande área é um problema a ser resolvido. A Caldense abusou dos chutes de longa distância e, numa noite melhor, poderia ter complicado bastante a vida Alvinegra. No mais, o Ceará foi bem nas chances que teve e construiu um placar muito baseado nas individualidades do time.

O trio de ataque foi bem e Vitor Gabriel vem se tornando o centroavante que esse time precisa. Erick e Janderson são os destaques da temporada do time até aqui e David Ricardo foi muito bem jogando na lateral esquerda, mas a improvisação deve ter tempo limitado.

Próximos compromissos

O Ceará volta a campo no próximo domingo, 5, pela sexta rodada da Copa do Nordeste, contra o Fortaleza, no Clássico-Rei. A Caldense enfrenta o Pouso Alegre-MG na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, no sábado, 4.

 

você pode gostar também