Foi no sufoco, mas o Corinthians arrematou sua classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. A partida de volta contra o Grêmio aconteceu na noite de quarta-feira (7), no estádio Couto Pereira. O jogo estava em aberto, visto que o primeiro encontro terminou em um empate sem gols. O mesmo placar se repetiu em Curitiba, obrigando as equipes a decidirem a vaga nos pênaltis.
O Corinthians não desperdiçou nenhuma das suas cobranças, com Romero, André Ramalho e Giovane marcando. Já o Grêmio perdeu três chances, com Edenilson, Cristaldo, sendo parado por Hugo Souza, e Pavon.
Primeiro tempo
O Timão foi para o duelo decisivo com baixas na equipe. Ramón Diaz não tinha Yuri Alberto, Alex Santana e Raniele à disposição, e decidiu poupar outros jogadores nos primeiros minutos do jogo. Ainda assim, conseguiu a primeira grande chance na partida: aos 15′, Pedro Henrique finalizou cara a cara com Marchesín, mas isolou a bola. Em seguida, a arbitragem sinalizou impedimento no lance.
Após o susto, o Grêmio decidiu reagir com Soteldo, que cobrou falta com perigo aos 27′. Hugou Souza fechou o gol corintiano. O venezuelano voltou a finalizar minutos depois, novamente parado pelo paredão.
Segundo tempo
Corinthians e Grêmio mantiveram o ritmo truncado no tempo final. Empurrado pela torcida, o tricolor foi superior e teve mais chances de abrir o placar. A medida do possível, o Timão respondia. Nos minutos finais da partida, o Corinthians abraçou a ideia de definir a classificação nos pênaltis, e tratou de se defender contra os ataques gremistas.
Pênaltis
Corinthians: Romero ⚽, André Ramalho ⚽, Giovane ⚽
Grêmio: Reinaldo ⚽, Edenilson ❌, Cristaldo 🧤, Pavon ❌
Melhor da partida
Hugo Souza, goleiro do Corinthians, assegurou o empate durante o tempo regulamentar e ainda defendeu um pênalti. Portanto, foi considerado o melhor em campo no duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Próximos compromissos de Grêmio e Corinthians
Eliminado, o Grêmio vira a chavinha da competição e foca no Campeonato Brasileiro e Libertadores. Seu próximo compromisso será contra o Cuiabá, no sábado (10), às 19h, na Arena Pantanal.
Já o Corinthians entra em campo no mesmo dia, mas às 21h30, contra o Bragantino na Neo Química Arena. Ambas as partidas são válidas pela 22ª rodada do Brasileirão. O adversário do alvinegro nas quartas da Copa do Brasil será decidido em sorteio pela CBF.