Pelo jogo de volta da Copa do Brasil, o Flamengo recebe o Maringá nesta quarta-feira no Maracanã. Há duas semanas, o Fla visitou o time paranaense e, dominado dentro de campo, foi derrotado por 2 a 0. Naquela ocasião, Vítor Pereira tinha acabado de ser demitido e o comandante do Rubro-Negro foi Mário Jorge, treinador da equipe sub-20.
Sendo assim, a partida deste meio de semana marcará a estreia de Jorge Sampaoli como treinador da equipe na Copa do Brasil. E, caso Sampaoli e o time do Flamengo queiram seguir na competição, precisarão de um placar de pelo menos dois gols de vantagem.
Vale lembrar que em caso de empate no placar agregado a vaga é decidida nos pênaltis. Portanto, para se classificar no tempo regulamentar, o Mengo precisaria vencer por ao menos três gols de diferença.
Flamengo
Desde a primeira partida sob o comando de Jorge Sampaoli é evidente o crescimento do Flamengo enquanto coletivo. Até mesmo na última partida que terminou com a derrota do Rubro-Negro diante do Internacional no Beira-Rio, o time do Flamengo funcionou muito bem e criou muitas chances enquanto, por grande parte do tempo, conseguiu ser sólido na defesa. Sem dúvidas ainda há o que melhorar, porém, o início de trabalho do argentino no Rio de Janeiro é animador – ainda mais com o histórico recente.
Precisando reverter uma desvantagem de dois gols, Sampaoli apostará na intensidade desde o primeiro minuto. Afinal, quanto antes, se possível, o Flamengo fizer gols melhor para os Rubro-Negros. Nesse sentido, a expectativa é que o argentino entre com um time bem ofensivo, mas que também garanta solidez defensiva e domínio no meio campo para que não ocorra o que aconteceu em Maringá.
Em termos de disponibilidade, em relação à partida contra o Internacional no último domingo, o Fla terá o retorno de David Luiz. Por outro lado, Sampaoli tem mais uma dúvida para seleção: Léo Pereira. O zagueiro sentiu ainda no Beira-Rio e, apesar das dores, tem treinado juntamente com o elenco principal. Ainda assim, deve ficar de fora juntamente com Arrascaeta, Pulgar, Matheuzinho, Filipe Luis e Bruno Henrique, que segue fazendo um retorno gradual.
Provável escalação do Flamengo: Santos, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Cebolinha, Gabriel e Pedro.
Maringá-PR
Em relação ao time que entrou no Willie Davids no jogo de ida, são algumas mudanças. Jorge Castilho perdeu quatro titulares daquela partida para o duelo no Maracnã. O atacante Robertinho foi emprestado ao Juventude enquanto o lateral Marcos Vinícius, o zagueiro Vilar e o meia Matheus Bianqui saíram em empréstimo para o Coritiba.
Matheus Bianqui, em especial, foi o grande destaque maringuense no primeiro encontro entre os times. O meia participou dos dois gols da equipe paranaense: cabeceando para David Luiz marcar contra e depois dando a assistência para Serginho ampliar a vantagem do time no placar agregado.
Porém, reforços chegaram antes da partida desta quarta-feira: Rodrigo Alves, Gustavo Ramos e Lucas Douglas, ambos atacantes, além do goleiro Rafael William e do meia Cesinha. Mais que reforçar o time para o duelo da Copa do Brasil, o treinador Jorge Castilho contará com os recém-chegados para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.
Provável escalação do Maringá-PR: Dheimison; Caio Felipe, Max Miller, Wesley e Raphinha; Matheus Blade, Erick Varão, Romarinho e Serginho; Iago Santana e Bruno Lopes.
Retrospecto Flamengo x Maringá-PR
Cariocas e paranaenses se enfrentaram uma vez antes da partida desta semana no Maracanã. Justamente no jogo de ida da terceira fase desta edição da Copa do Brasil.
Logo, apesar de pequeno, o retrospecto entre Flamengo e Maringá é favorável ao time do Paraná que conseguiu a vitória por 2 a 0 no jogo disputado no Estádio Willie Davids no último dia 13 de abril.
Onde assistir Flamengo x Maringá-PR
A partida desta quarta-feira terá transmissão exclusiva no Amazon Prime Video (serviço de streaming)
Ficha técnica
Jogo: Flamengo x Maringá-PR
Data: 26 de abril de 2023
Competição: Copa do Brasil – terceira fase
Local: Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro:Raphael Claus (SP)