Com 35 edições da competição, a Copa do Brasil é uma das competições mais tradicionais do Brasil. Com premiação alta para o vencedor e vaga na Copa Libertadores da temporada seguinte, muitos jogadores marcaram história na competição. Abaixo você confere os 10 maiores goleadores da história da competição.
10° Evair
O ex-centroavante Evair teve passagens por clubes como Coritiba, São Paulo, Portuguesa, Atlético Mineiro, Figueirense e Palmeiras pela competição. O atacante da época de 90 marcou 24 gols na competição tendo somente passado em branco na competição com a camisa do Figueirense. No Palmeiras, Evair teve suas melhores temporadas marcando 11 gols em 4 edições com a camisa do Verdão.
9° Luís Fabiano
Com 25 gols, Luís Fabiano marcou 25 gols na competição ao todo. Com maior destaque e idolatria com a camisa do São Paulo, o atacante teve passagens pela competição também com as camisas de Vasco e Ponte Preta. Com a camisa do Vasco, Luís Fabiano teve somente um jogo com a equipe carioca e passou em branco. Com a Ponte Preta, em duas edições, marcou somente um gol. Com a camisa do São Paulo são 5 edições e 24 gols na competição.
8° Léo Gamalho
Ainda em atividade e com 37 anos, o atacante Léo Gamalho é o oitavo colocado igualado em número de gols com Luís Fabiano com 25 gols. O centroavante teve passagens por 11 equipes diferentes na competição tendo seu maior destaque nas equipes do CRB e Santa Cruz marcando 6 gols em por cada equipe. Gamalho também marcou com as camisas de Goiás, Coritiba, Bahia, Santa Cruz e ASA.
7° Dodô
Com maior destaque jogando pelo Botafogo, o atacante Dodô ocupa a 7ª posição com 26 gols marcados. Com 12 gols em apenas 3 edições, a melhor média para o jogador na Copa do Brasil foi com a equipe do alvinegro carioca. Jogando pelo Santos e São Paulo, o atleta marcou 7 vezes por cada clube paulista.
6° Gabriel Barbosa
Jogando por apenas dois clubes em toda a história da competição e ainda em atividade, Gabriel Barbosa, o Gabigol está em 6° lugar na lista com 27 gols marcados na Copa do Brasil. Atualmente no Flamengo, o centroavante marcou com a camisa rubro-negra 8 vezes. Já com a camisa do Santos, o atleta marcou 19 vezes na competição em 5 edições.
5° Oséas
Com 28 gols, o centroavante Oséas ocupa a 5ª posição da lista. Tendo poucas edições disputadas, o atacante teve sua melhor edição com a camisa do Cruzeiro onde marcou em sua única Copa do Brasil com a camisa do clube mineiro, 10 gols. No Palmeiras, Oséas marcou 8 gols em 2 edições e no Athletico Paranaense o atleta marcou 6 gols também em 2 edições. No Santos e Internacional, o centroavante marcou 2 vezes por cada clube.
4° Paulo Nunes
Ao lado de Oséas, Paulo Nunes é o 4° colocado com 28 gols. Com passagem somente em 4 equipes que disputaram a Copa do Brasil, Paulo Nunes marcou em todos os clubes. Corinthians com 1 gol, Flamengo com 2 gols, Palmeiras com 10 gols e, por fim, Grêmio com 15 gols. O atacante foi destaque da competição em 1997 onde marcou em uma única edição 9 gols com a camisa do tricolor gaúcho.
3° Viola
Com carreira e gols praticamente em clubes paulistas, o centroavante Viola ocupa o top 3 dos maiores artilheiros da Copa do Brasil com 29 gols. Com passagens por Corinthians e Palmeiras marcando 7 gols em casa equipe, Viola teve outras passagens por Guarani com 3 gols e Bahia com 1 gol anotado. Seu maior destaque foi na equipe do Santos que em 2 edições, Viola marcou 11 vezes,
2° Romário
Jogando exclusivamente em times do Rio de Janeiro, o baixinho Romário tem 36 gols totais na competição. Com somente 2 gols no Fluminense, o artilheiro teve seu maior destaque nas equipe do Vasco, onde marcou 12 gols em 5 edições e Flamengo que chegou ao gol 22 vezes também em 5 edições, sendo seus melhores anos em 1997 e 1999 onde o atacante marcou 7 vezes em cada edição da competição.
1° Fred
Por fim, em primeiro lugar com 37 gols na história da competição, Fred é o maior artilheiro da Copa do Brasil. Atuando em apenas 4 clubes, Fred passou por todos os 3 maiores clubes de Minas Gerais. Pelo Atlético Mineiro, o centroavante marcou apenas 1 vez, com a camisa do América Mineiro o atacante chegou ao gol 2 vezes e pelo Cruzeiro, Fred marcou 14 gols em apenas 1 edição das 3 que disputou com a camisa do Cabuloso. Saindo de Minas, Fred atuou somente pelo Fluminense onde marcou 20 gols em 9 edições com a camisa do tricolor carioca. Em 2022, no ano de sua aposentadoria, Fred superou Romário e marcou o último gol da sua carreira da Copa do Brasil.