Replay? Flamengo repete últimos confrontos, bate Grêmio e fica perto de mais uma final

Superada a dificuldade inicial, equipe carioca dominou fora de casa e se aproxima de mais uma final

O Flamengo deu um grande passo na busca pelo bicampeonato consecutivo da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (26), na Arena do Grêmio, em partida válida pela ida da semifinal da competição, o Rubro-Negro contou com gols do artilheiro do Gabigol e de Thiago Maia, após bela assistência de Arrascaeta, para abrir 2 a 0 de vantagem no duelo contra o Tricolor Gaúcho.

Primeiro tempo

Suárez não teve vida fácil contra a defesa Rubro-Negra. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA.

 

O Grêmio até que tentou. Nos primeiros quinze minutos de partida, a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi marcou com praticamente todos os jogadores no campo ofensivo, sufocando a defesa do Flamengo que raramente tentava a saída por bolas longas, preferindo forçar a saída entre os seus defensores ou buscando um lançamento para o Bruno Henrique – sem muito sucesso -, mostrando a personalidade da equipe carioca em não rifar a bola em uma partida desta grandeza.

Durante esses minutos, o Grêmio conseguiu criar uma grande chance de gol em uma roubada de bola de Villasanti, que chegou na cara de Matheus Cunha e finalizou para a fundamental defesa do goleiro, no rebote, Suárez finalizou para fora. E foi isso.

Agora, a gente conta a história de um outro jogo, que veio após essa chance perdida pela equipe gaúcha. Sampoli organizou o time com as mesmas peças, leu bem a partida e colocou Gabigol e Arrascaeta para flutuarem entre os volantes do Grêmio. Deu resultado. Depois dos 20 minutos de jogo, o Flamengo começou a controlar o ritmo, ter mais facilidade para quebrar a primeira linha de marcação do time gremista e a encontrar com muita facilidade o camisa 10 e o meia uruguaio.

Aos 33, após belíssima jogada do lateral Wesley, Bruno Henrique serviu, e o carrasco gremista Gabigol finalizou para abrir o placar na Arena do Grêmio. Logo na sequência, aos 37, Éverton Ribeiro cruzou, a bola desviou na mão de Bruno Alves e o árbitro Raphael Klaus assinalou pênalti. Gabigol na bola. E não é que o artilheiro, que tem uma taxa de acertos giganteca, perdeu? Perdeu, não. Gabriel Grando defendeu, levantando a torcida gremista no estádio.

Ainda deu tempo de Renato substituir o time na primeira epata. Sim, a insatisfação do treinador foi tão grande que ele colocou o atacante Ferreira no lugar do zagueiro Bruno Uvini, abrindo mão do sistema de três zagueiros.

Segundo tempo

Filipe Luís substituiu o lateral Ayrton Lucas de última hora e foi um dos melhores em campo. Foto: Marcelo Cortes/CRF

 

O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro. A equipe treinada por Sampaoli seguia com uma tranquilidade abismal, com um mental muito preparado para o confronto, e, claro, com muito repertório tático. O Grêmio, um pouco desorganizado e na força de sua torcida, tentava achar espaços e pressionar o Flamengo, sem muito sucesso.

Aos 14 minutos, o que já era ruim para a equipe gremista, ficou ainda pior. Minutos depois de receber um cartão amarelo bobo por falta em Gabigol, Kannemann deu uma entrada forte em Éverton Ribeiro, recebendo o segundo amarelo e sendo expulso da partida, prejudicando ainda mais o rendimento da sua equipe. Depois isso, o jogo foi um recital de transições ofensivas e triangulações da equipe Rubro-Negra.

Com o passar do tempo e com mais liberdade em campo, o Fla encontrou ainda mais espaços e buscou matar o confronto ainda na partida de ida. E deu um importante passo no minuto 28. Após grande jogada de Arrascaeta, Thiago Maia finalizou dentro da área, a bola foi mansamente no canto esquerdo de Gabriel Grando, que não conseguiu fazer nada para impedir o segundo gol da equipe carioca, que ainda teve boas situações para fazer mais.

Pedro, Cebolinha e Allan entraram no jogo e mostraram a diferença de elenco entre os dois times. Enquanto Renato colocava o garoto Zinho e o meia Nathan, Sampaoli tinha opções desse nível para melhorar ainda mais a sua equipe. Pedro quase marcou o terceiro no fim, após bela jogada individual. Aos 52 minutos da etapa complementar, Raphael Klaus deu números finais a partida.

Flamengo construiu uma grande vantagem em Porto Alegre e pode até perder por um gol de vantagem no Maracanã, no próximo dia 16 de agosto, que garante a classificação para a grande final da Copa do Brasil. O Grêmio, tem a tarefa difícil de precisar vencer por dois gols de diferença para levar para os pênaltis, ou por três para garantir a classificação no tempo normal.

Próximos compromissos

Os dois times voltam a campo agora pelo Campeonato Brasileiro, no final de semana. O Flamengo enfrenta o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, no sábado (29), às 21h, e o Grêmio encara o Goiás, em Goiânia, no domingo (30), às 18h30min.

você pode gostar também