Nesta quinta-feira (14), o Corinthians venceu o São Bernardo em jogo válido pela 2ª rodada da Copa do Brasil. Diante de 11,9 mil torcedores presentes no Estádio Primeiro de Maio, o Timão superou o Bernô com gols de Yuri Alberto (P) e Pedro Raúl, em um jogo muito ruim da arbitragem comandada por Bráulio da Silva Machado. Com esse São Bernardo 0 x 2 Corinthians, o time do ABC paulista dá adeus à Copa do Brasil 2024.
Primeiro tempo
O primeiro tempo de São Bernardo x Corinthians começou bem movimentado. Com apenas 2 minutos de bola rolando, o Timão teve a chance de abrir o placar em uma cobrança de pênalti. Raniele estava prestes a dominar a bola dentro da grande área, quando recebeu um leve chute de Arthur Henrique por trás. O juiz Bráulio da Silva Machado assinalou pênalti, que foi muito bem convertido por Yuri Alberto. 1 x 0 Corinthians.
Após sofrer o gol, o São Bernardo FC começou a pressionar o Corinthians, mas não conseguiu criar chances claras de gol. Seguindo o ditado de “quem não faz, toma”, o Timão marcou o 2º gol com Pedro Raul. Após um cruzamento de Wesley pela esquerda, a bola desviou em Lucas Lima e foi em direção a Pedro Raul, que precisou apenas tirar de Alex Alves para marcar o 2º gol do Timão. Corinthians 2 x 0.
Com esse 2º gol do Corinthians, a partida começou a pegar fogo. Aos 43 minutos, Rodrigo Garro e Hélder se estranharam após um lance. Para tentar apartar a briga e colocar “ordem na casa”, Bráulio decidiu mostrar o cartão amarelo para ambos os jogadores. Porém, como Rodrigo Garro já tinha recebido um amarelo por ter cometido uma falta aos 8 minutos, acabou sendo expulso.
Todo esse lance envolvendo Rodrigo Garro e Hélder não foi nada mais do que um “empurra, empurra” dentro da grande área. Nem o meio-campista do Corinthians, nem o zagueiro do São Bernardo FC fizeram algum tipo de movimento ou causaram algum tipo de confusão passível de cartão amarelo, o que foi o primeiro grande erro de Bráulio da Silva Machado na partida.
Faltando poucos minutos para acabar o primeiro tempo, já nos acréscimos, o São Bernardo teve a chance de diminuir com Silvinho. Após um cruzamento de Vitor Ricardo pela direita, o atacante do Bernô se antecipou à zaga do Corinthians e finalizou contra o gol de Cássio, que interveio com grande defesa. No rebote, ele e Cássio dividiram a bola, e o goleiro do Timão agarrou a bola, levando um chute sem querer de Silvinho, que recebeu o cartão amarelo.
Já no fim dos acréscimos, um lance envolvendo Yuri Alberto e Arthur Henrique trouxe preocupação ao São Bernardo FC. Após um cruzamento de Wesley, a bola desviou em Hélder e foi em direção a grande área. Arthur Henrique subiu e cabeceou a bola em direção a linha lateral, quando recebeu um forte tranco de Yuri Alberto, que acertou apenas a cabeça do defensor do São Bernardo. Braulio marcou falta no lance, mas não advertiu o atacante do Corinthians.
Após esse lance, Arthur Henrique precisou sair de campo acompanhado pelos médicos do São Bernardo FC. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, o jogador foi encaminhado ao hospital IFOR (especializado em Traumatologia). O choque de cabeça que Arthur Henrique recebeu refletiu em seu pescoço. Os médicos do clube acreditam que o choque pode ter afetado a musculatura paracervical.
Fim do primeiro tempo, São Bernardo 0 x 2 Corinthians.
Segundo tempo
O segundo tempo de São Bernardo x Corinthians tinha tudo para ser muito movimentado, ainda mais que o Bernô tinha um a mais em campo. Porém, não foi isso o que aconteceu. Mesmo com o 2 x 0 contra no placar, o São Bernardo FC foi para cima do Timão e quase abriu o placar aos 50 minutos. Após cobrança de escanteio de Silvinho, Vitor Ricardo finalizou de primeira com um lindo voleio, mas viu Cássio fazer uma grande defesa, jogando a bola para escanteio.
Praticamente 1 minuto após essa jogada do São Bernardo, Bráulio da Silva Machado cometeu o seu 2º grande erro na partida. Em uma jogada de ataque do Corinthians, Pedro Raul tentou driblar Hélder, mas a bola acabou pegando na altura da manga da camisa. De frente para o lance, o árbitro decidiu dar cartão amarelo a Hélder, que foi expulso por já ter sido advertido no primeiro tempo.
Com igualdade numérica e vantagem de 2 gols no placar, o Corinthians voltou a pressionar o São Bernardo. Aos 60 minutos, o Timão armou um contra-ataque e a bola sobrou para Yuri Alberto, que recebeu livre para conduzir a bola até a grande área e finalizar. Na hora de chutar contra o gol de Alex Alves, Yuri Alberto teve o seu chute interceptado por Vitor Ricardo, que deu um carrinho preciso na bola.
Pouco tempo após esse lance, aos 66 minutos, Bráulio da Silva Machado cometeu o seu 3º grande erro na partida. Silvinho conduzia a bola até a grande área do Corinthians, quando recebeu um tranco de Fagner. O lateral-direito do Corinthians deixou o cotovelo no rosto do atacante do São Bernardo FC, mas recebeu apenas o cartão amarelo.
Aos 75 minutos, Bráulio da Silva Machado mostrou que “não estava para brincadeira” e cometeu outro erro. Em uma bola que sobrou no alto dentro da grande área do Corinthians, Gustavo Henrique e Lucas Tocantins subiram para disputá-la. O zagueiro do Timão subiu mais alto e, no alto, acertou o braço no rosto do jogador do Bernô, que caiu com o contato. De frente para o lance, Bráulio mandou o lance seguir.
Aos 77 minutos, aconteceu outro erro de arbitragem, dessa vez por parte de um dos bandeirinhas. Em jogada de ataque do Corinthians, Matheus França deu um passe errado em direção a Yuri Alberto, que foi interceptado por Rodrigo Souza. O volante do Bernô se atrapalhou todo com a bola, que sobrou livre para Yuri Alberto finalizar e marcar o que seria o 3º gol do Timão. O bandeirinha deu impedimento, desconsiderando completamente o fato que Rodrigo Souza cometeu um “erro técnico”, o que caracterizaria outra jogada. Logo, o gol não deveria ter sido anulado.
No minuto seguinte, Bráulio da Silva Machado precisou interromper a partida, porque torcedores do Corinthians arremessaram sinalizadores no gramado. Durante essa pausa no jogo, o quarto árbitro Ilbert Estevam da Silva chamou o árbitro de campo até a beirada do campo e apontou para o técnico Antônio Oliveira, que recebeu o 2º cartão amarelo e foi expulso.
Após a confusão com o sinalizado, a bola voltou a rolar para São Bernardo x Corinthians. Aos 83 minutos, o Timão teve a chance de marcar o 3º gol com Romero. O atacante recebeu uma linda enfiada de bola de Matheus França e partiu livre em direção ao gol, ficando cara a cara com Alex Alves. Na finalização, ele chutou rasteiro e não levou perigo ao goleiro do São Bernardo FC.
Cerca de 2 minutos após essa chance desperdiçada por Romero, o jogo precisou ser novamente interrompido graças aos sinalizadores da torcida do Corinthians. Dessa vez, mais precisamente, devido à fumaça gerada pelos artefatos. Após algum tempo de paralisação, a bola voltou a rolar aos 88 minutos. Bráulio decidiu dar 9 minutos de acréscimo, que não teve muitas emoções e o placar continuou o mesmo.
Fim de jogo, São Bernardo 0 x 2 Corinthians.
Estatísticas: São Bernardo 0 x 2 Corinthians
Apesar do Corinthians ter marcado os 2 gols com menos de 30 minutos, a partida foi equilibrada. Analisando as principais estatísticas, é possível observar um grande equilíbrio entre São Bernardo e Corinthians no número de finalizações, faltas e até mesmo de cartões amarelos.
Confira as estatísticas de São Bernardo 0 x 2 Corinthians:
- Finalizações: (São Bernardo FC) 11 x 10 (Corinthians);
- Finalizações certas: (São Bernardo FC) 3 x 5 (Corinthians);
- Escanteios: (São Bernardo FC) 6 x 0 (Corinthians);
- Faltas: (São Bernardo FC) 18 x 19 (Corinthians);
- Cartões amarelos: (São Bernardo FC) 7 x 5 (Corinthians);
- Cartões vermelhos: (São Bernardo FC) 1 x 2 (Corinthians);
- Impedimentos: (São Bernardo FC) 0 x 2 (Corinthians).
Ficha técnica: São Bernardo 0 x 2 Corinthians
- São Bernardo FC: Alex Alves; Hélder, Alan Santos (Kayke 46′), Rafael Forster; Vitor Ricardo, Lucas Lima (Rodrigo Souza 27′), Wesley (Hannyel 75′), Silvinho, Arthur Henrique (Davi Gabriel 46′); Lucas Tocantins, Matheus Régis (Luiz Filipe 68′);
- Gols: x;
- Cartões amarelos: Alan Santos (10’), Hélder Maciel (44’ e 52’), Silvinho (45+4’), Lucas Tocantins (55’), Hannyel (90+3’), Rafael Forster (90+8’);
- Cartões vermelhos: Hélder (52’ – 2º amarelo);
- Corinthians: Cássio; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique, Hugo; Raniele, Breno Bidon (Guilherme Biro 90+7′), Rodrigo Garro; Yuri Alberto (Cacá 79′), Wesley (Matheus França 46′), Pedro Raul (Romero 72′);
- Gols: Yuri Alberto (5’) e Pedro Raul (26’);
- Cartões amarelos: Rodrigo Garro (8’ e 44’), Raniele (60’), Fagner (66’), Matheus França (90+9’);
- Cartões vermelhos: Rodrigo Garro (44’ – 2º amarelo), Antônio Oliveira;