Neste domingo, 24, o São Paulo se tornou campeão da Copa do Brasil pela primeira vez na sua história. Com o placar de 1 a 1 na partida de volta, o Soberano bateu o Flamengo pelo placar agregado de 2 a 1 na finalíssima. Os gols da partida foram marcados por Bruno Henrique e Rodrigo Nestor. O treinador Dorival Júnior entra para a ilustre lista de bicampeões da competição, tendo em vista que o técnico foi campeão com o próprio Flamengo, em 2022.
Escalações
O tricolor foi a campo novamente na formação 4-2-3-1. Assim como na primeira partida, Lucas Moura começou dentre os titulares na vaga de Luciano. O jogador alternou muito de posição com Rodrigo Nestor e Wellington Rato, que juntos formavam um trio atrás de Calleri.
A equipe Rubro-Negra esteve disposta em uma espécie de 4-4-2. Gerson e Arrascaeta eram os homens de meio campo mais adiantados, com o objetivo de municiar a dupla Bruno Henrique e Pedro. Como novidade, o que já não é mais surpresa nas escalações do treinador Jorge Sampaoli, Gabriel Barbosa iniciou a partida no banco de reservas.
Primeiro tempo
A primeira etapa pegou fogo. Com muita pressão de flamengo, Pedro já colocou o goleiro Rafael para trabalhar logo no primeiro minuto. Aos 6, Arboleda sentiu um desconforto e teve que sair da partida. Diego costa entrou em seu lugar. Aos 18 minutos, Ayrton Lucas acha Gerson que dribla Beraldo dentro da área e finaliza para mais uma defesa de Rafael. No minuto 29, Calleri faz a primeira finalização são-paulina em cabeceio que para nas mãos de Rossi. Wellington Rato, aos 35, bate de fora e a bola passa muito perto da meta do Flamengo. Já com 37, Lucas Moura realiza um lindo voleio que vai para fora.
Aos 40, Pedro finaliza colocado e a pelota vai rente ao ângulo. Mais uma finalização muito perto do gol. No minuto 43, gol do Flamengo! Bruno Henrique aproveita rebote após chute de Pulgar na trave e confere pra dentro da rede. Mas o São Paulo não se intimidou. Logo aos 49, após cobrança de falta afastada, Rodrigo Nestor acerta um lindo chute de fora da área e empata para o Soberano! Com isso o primeiro tempo foi finalizado. O placar de 1 a 1 ia consagrando o São Paulo como campeão, já que venceu o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0.
Segundo tempo
O segundo tempo foi cheio de emoções. Aos 2, Fabrício Bruno chutou para fora, essa levou perigo. No minuto 8, Pedro cabeceia por cima do gol após cobrança de escanteio. Com 23, Léo Pereira chega por trás da zaga são-paulina, mas não acerta a meta. Aos 33 minutos, Luiz Araújo finaliza cruzado, mas Gabigol não consegue completar.
No final do jogo, Flamengo ia em busca do gol e deixava espaços para o contra-ataque. No minuto 40, Luciano perdeu cara a cara com Rossi depois de bela arrancada de Lucas. Após cruzamento de Wesley para a área, no minuto 47, Pulgar, livre na área, arremata por cima do gol. No minuto seguinte, em mais um contra-ataque, Luciano finaliza na rede pelo lado de fora. Já no apagar das luzes, no minuto 50, Ayrton Lucas faz linda jogada individual, mas Rafael salva o Soberano. Ainda sobrou tempo para Gabi Neves ser expulso, pelo segundo cartão amarelo. São Paulo campeão da Copa do brasil 2023!
Siga o Na Beira do Campo no twitter:
Melhor da partida
Lucas Moura, do São Paulo foi eleito o melhor jogador da final.
Próximos compromissos
No próxima quarta-feira, 03, o São Paulo enfrenta o Coritiba em casa, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Flamengo enfrenta o Bahia no dia 30, pelo Campeonato brasileiro no Maracanã.
Veja também: Morumbi irá se tornar o maior estádio do Brasil?