Em jogo na noite dessa terça-feira (21), após empate por 3 a 3 com algumas viradas, o Vasco ganhou nos pênaltis por 5 a 4 do Fortaleza e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil, essa é a primeira vez desde 2021 que a equipe cruzmaltina chega nessa fase da competição e o Fortaleza fica pelo caminho, algo que não acontecia desde 2019 já que o Leão do Pici nessas últimas quatro temporadas chegou pelo menos até as oitavas de final. Com essa classificação, o Vasco irá receber cerca de R$3.4 milhões de premiação da CBF.
1º Tempo:
A partida começou com ambos os times se estudando, algo esperado, porém logo aos 5′ minutos já podia vê que o Fortaleza tinha um controle maior e isso se comprova em algumas estatísticas desse primeiro tempo, o Fortaleza teve 56% da posse de bola, cinco finalizações e cinco escanteios, para efeito de comparação, o Vasco teve apenas um escanteio e quatro finalizações. Aos 7′ minutos, Maicon tentou sair jogando e acabou errando um passe pro Galdames, Pochettino acabou ficando com a bola e toca para Marinho na área. Apesar da marcação de Léo, o atacante chutou e ainda teve a ajuda de Léo Jardim que acabou falhando, com isso, 1 a 0 pro Fortaleza. Uma estatística curiosa é que a última vez que o Vasco não sofreu um gol numa partida foi no dia 03/03, num jogo contra a Portuguesa ainda pelo Campeonato Carioca, naquela ocasião a equipe cruzmaltino ganhou por 4 a 0.
Pouco tempo depois aos 11′, o Vasco conseguiu ter mais a posse de bola e Payet recebeu, cruzou pra Piton, a bola acabou batendo no braço de Marinho. O VAR acabou chamando Wilton Pereira Sampaio, juiz da partida para rever o lance, que acabou marcando pênalti, Vegetti cobrou, a bola bateu nas duas traves e entrou. Pouco minutos depois do gol, Adson recuperou uma bola no meio de campo, tocou pra David, o camisa sete foi levando e achou um bonito passe pro meio da área do Fortaleza, Adson até chegou na bola mas acabou chutando pra fora e perdendo a oportunidade da virada.
Algo que novamente chamou atenção no time do Vasco foi a falta de criatividade, o pênalti e o contra-ataque liderado por Adson foram as maiores chances da equipe durante toda a primeira etapa. Além disso, a marcação e o espaço dado aos jogadores do Fortaleza foi algo bastante notável. Depois dos 20′ minutos, o domínio foi basicamente todo do tricolor de aço, eles chegaram a levar perigo novamente após uma tabela entre Felipe Jonatan com Breno Lopes que cruzou para Lucero, que acertou o travessão de Léo Jardim. A sensação que ficou é desse 1º tempo é que o Fortaleza ficou no prejuízo, eles tiveram muitas oportunidades, mas pecaram na falta de qualidade pra marcar, como foi na partida de ida entre as duas equipes em zero a zero.
2º Tempo:
A segunda etapa começou igual como acabou o primeiro tempo, com o Fortaleza tendo total domínio da partida e logo aos 4′ minutos Marinho teve a chance de fazer seu segundo gol na partida, após receber um lindo passe de Pochettino, o atacante do Fortaleza estava completamente livre na segunda trave mas acabou batendo fraco na bola e Léo Jardim fez a defesa tranquilamente. Mas o Leão do Pici continuou pressionando e após recuperar uma bola, Lucero faz um lindo drible em Maicon, deixando o zagueiro na saudade, depois toca pra Pochettino que acha Breno Lopes e o atacante apenas cruza para Lucero completar e fazer o segundo gol do Fortaleza na partida.
Após esse gol, a impressão é que a partida tinha acabado, Maicon já vinha recebendo vaias da torcida vascaína quando tocava na bola e o time não parecia ter nenhum ânimo, foi então que aos 20′ minutos, Adson puxa novamente um contra-ataque, ele toca pra Payet que espera calmamente Pumita passar nas suas costas, o camisa dez toca pro lateral que cruza na cabeça do Vegetti para fazer o gol do empate, um verdadeiro contra-ataque de almanaque.
Alguns minutos se passaram e o jogo ficava mais aberto, o Fortaleza não conseguia fazer uma marcação pressão no Vasco e isso fez com que a equipe vascaína conseguisse ter mais controle do jogo por alguns minutos, até que aos 30′ minutos Rayan recebe pela esquerda toca para Payet, o camisa dez tira da cartola um lindo passe para Piton que chegou chutando para marcar o gol da virada, o lateral também teve ajuda do João Ricardo, goleiro do Fortaleza que podia ter ido melhor no lance.
Após conseguir a virada, o cenário ficou claro, Vasco se recuou totalmente e estava só esperando a partida acabar, já o Fortaleza tentava atacar porém a equipe parecia estar cansada ou perdido o ímpeto que teve no 1ºT e no início da segunda etapa. Foi então que praticamente no apagar das luzes, Hércules recebe uma bola, arrisca um chute de longe e acaba fazendo o gol de empate, esse foi mais um lance que Jardim poderia ter ido melhor, a impressão era que o chute podia ter sido defensável. Algo que chamou novamente atenção nesse gol é o espaço que havia na entrada da área vascaína, Sforza, volante responsável estava totalmente recuado quase que junto com os zagueiros dentro da área, ele até tentou sair para bloquear o chute, porém já era tarde demais.
Destaque da partida:
Confesso que tive dúvidas para escolher alguém, Vegetti marcou dois gols e o pênalti decisivo, ainda é o artilheiro disparado do Vasco na temporada com 11 gols em 19 jogos. Porém minha escolha será novamente Payet, como o Maestro Júnior, comentarista do SporTV, disse durante a transmissão: “Quando o Payet toca na bola, algo de bom acontece” e isso define muito bem o meia francês. Ele teve participação em quase todos os gols da equipe, primeiramente foi ele quem cruzou no lance que gerou o pênalti do 1º gol, depois foi ele que tocou para Pumita cruzar pro Vegetti fazer o segundo gol e no terceiro gol é aquele lance de craque que tira algo da cartola durante a partida, ele acha do nada um passe maestral para Piton fazer o terceiro gol. Alguns números do Payet nesse jogo:
- Jogou a partida inteira.
- 59 toques.
- Acertou 36 dos 39 toques que tentou, isso representa um aproveitamento de 92%.
- Uma assistência e uma pré-assistência.
- Ganhou 3 dos 5 duelos que teve.
Esses números foram retirados do SofaScore.
Próximos jogos de Vasco e Fortaleza:
Durante a partida, a CBF soltou um comunicado que o Campeonato Brasileiro irá retornar nos dias 01 e 02 de junho e os jogos serão da sétima rodada, diferente do esperado que seria voltar na nona rodada. Sendo assim, a próxima partida do Vasco será no dia 02, às 16h, no Maracanã, contra o Flamengo, já o Fortaleza jogará a semifinal da Copa do Nordeste, nesse domingo (26), contra o Sport.