Anfitriãs Austrália e Nova Zelândia começam com vitória na Copa do Mundo

Com o placar mínimo, as donas da casa começaram a competição com o pé direito

A Copa do Mundo Feminina começou na madrugada desta quinta-feira, 20, aqui no Brasil, com dois jogos. No jogo de abertura da competição, pelo grupo A, a Nova Zelândia surpreendeu a Noruega e venceu por 1×0, com gol de Hannah Wilkinson. Um pouco mais tarde, a Austrália, pelo grupo B, venceu a Irlanda, também por 1×0. O gol das “asiáticas” foi de Steph Catley, de pênalti.

 

Nova Zelândia x Noruega

Com recorde de público, Nova Zelândia surpreendeu a favorita Noruega. Foto: FIFA

 

Apesar de ser a sexta participação das neozelandesas, o jogo tinha um ingrediente especial. A estreia em casa, contra uma das favoritas da competição já tinha tudo pra ser histórico e foi. Com uma belíssima jogada de Jacqui Hand pela direita e uma finalização precisa de Hannah Wilkinson, aos três minutos do segundo tempo, a Nova Zelândia conseguiu sua primeira vitória na história das Copas. Eram 15 jogos sem nenhuma vitória. O placar ainda poderia ter sido mais confortável, mas Ria Percival perdeu um pênalti, já na parte final do jogo, acertando a trave da goleira Aurora Mikalsen. O jogo também marcou o maior público da história do futebol feminino no país. 42.137 torcedores estiveram presentes na vitória da seleção da casa, no Eden Park, em Auckland.

Austrália x Irlanda

Austrália começa a Copa com vitória mesmo sem sua principal jogadora em campo. Foto: FIFA

 

Em Sydney, a Austrália também começou com vitória, mesmo sem sua principal jogadora, Sam Kerr, com uma lesão na panturrilha. Dominando a partida desde o início, as Matildas só abriram o placar no segundo tempo com um pênalti muito bem cobrado pro Steph Catley, aos cinco minutos. A Irlanda pressionou no fim, em busca do empate, mas esbarrou em boa atuação da goleira australiana Mackenzie Arnold. Assim como a partida na Nova Zelândia, o jogo também contou com público recorde na Austrália, com 75.784 pessoas no Estádio Olímpico de Sydney. O Brasil esteve envolvido na partida também. Edina Alves comandou o trio de arbitragem formado com Neuza Back e Leila Cruz.

Próximos compromissos

Nova Zelândia e Noruega voltam a jogar na madrugada da terça, 25, pela segunda rodada da fase de grupos. A seleção da casa enfrenta Filipinas, enquanto as europeias encaram a Suíça, num jogo já decisivo. A Austrália só volta a campo na manhã da quinta, 27, contra a Nigéria. A Irlanda vai ter o Canadá pela frente, na quarta-feira, 26.

você pode gostar também