Argentina e África do Sul empatam em jogaço, mas se complicam na Copa do Mundo Feminina

Seleções protagonizam um dos melhores jogos da Copa do Mundo; mas o empate não favorece qualquer dos lados

Argentina e África do Sul empataram por 2 a 2 em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. As sul-africanas abriram uma vantagem de 2 a 0, mas as argentinas buscaram o empate. Com o resultado, as duas Seleções seguem fora da zona de classificação para a próxima fase, e podem viver um verdadeiro drama na próxima rodada, dependendo do resultado do embate entre Suécia e Itália.

Primeiro Tempo

O primeiro tempo foi extremamente movimentado, com uma Argentina que buscava propor o jogo, e uma África do Sul que levava perigo em muitos momentos. As Banyana Banyana saíram na frente aos 30 minutos. Kgatlana recebeu excelente bola em profundidade e, cara a cara com Vanina Correa, apenas rolou para Linda Mothalo escorar as redes. O gol foi anulado em campo por impedimento, mas confirmado após revisão da arbitragem de vídeo.

Atrás no placar, a Argentina teve sérias dificuldades de se impor nos minutos finais da primeira etapa, Mesmo assim, acertou o travessão de Kaylin Swart com a atacante Paulina Gramaglia, em cruzamento que ganhou muito efeito. No restante, uma sólida atuação defensiva da África do Sul, que ainda levou perigo ao menos duas vezes em contra-ataques, sempre contando com Kgatlana, Seoposenwe e Motlhalo. Em uma dessas chegadas, já nos acréscimos, Kgatlana foi às redes e fez 2 a 0, porém este lance estava realmente impedido, e foi anulado ainda em campo.

Segundo Tempo

Se o primeiro tempo foi bom, o segundo foi melhor ainda. A Argentina entendeu a necessidade de adiantar suas linhas e colocar mais intensidade em campo, enquanto a África do Sul continuou perigosa, e agora com mais espaços para seus contragolpes. Logo aos oito minutos, Bonsegundo deixou Nunez em ótimas condições na entrada da pequena área, mas a camisa 7 chutou muito alto.

O placar já impunha pressão para cima da Argentina, e tudo piorou a partir de uma falha individual. A zagueira argentina Cometti errou uma proteção de bola na lateral, deu a posse de graça para Seoposenwe, que recuperou e avançou para a área. A atacante só rolou para Kgatlana que, dentro da pequena área, não desperdiçou. A camisa 11 agora estava em condição legal, e abriu 2 a 0 aos 20 do segundo tempo.

Não cabia à Argentina outra estratégia que não fosse o “tudo ou nada”. Se um empate já seria desastroso para as pretensões de avançar de fase, perder não seria uma opção. A característica “raça argentina” entrou em campo, e a habilidade técnica de algumas jogadores surgiu num momento onde o pior já era esperado.

Aos 29, Sophía Braun interceptou bola rebatida na entrada da área e, de muito longe, acertou um “chutaço” no ângulo. Golaço da lateral-direita, relembrando os gols geniais de Lionel Messi.

A África do Sul adotou de vez uma formação mais defensiva, mas não conseguia mais levar o perigo de outrora, mesmo que conquistasse algum espaço em contra-ataques. A Argentina estava cheia de confiança, havia tomado o gosto por marcar gols, e continuou avassaladora. Bastaram mais cinco minutos para que, aos 34, o jogo já estivesse empatado. Yamila Rodríguez acertou belíssimo cruzamento da direita para Nunez, que acertou uma cabeçada letal e sutil, no canto da goleira Swart.

Os minutos finais foram de muita tensão para os dois lados. A Argentina seguia melhor, e o gol da virada parecia questão de tempo. Contudo, a África do Sul, mesmo com todas suas dificuldades, encontrava alguns espaços nas costas das laterais argentinas. O problema para as duas seleções era o mesmo: finalizar. E com isso, toda a tensão teve o final aos 50 minutos, quando a árbitra Anna-Marie Keighley deu números finais ao jogaço.

Melhor da partida

Foi um jogo de extrema movimentação e muitos gols. Com isso, precisamos de destacar quem foi importante para as mudanças de placar. Pelo lado sul-africano, Kgatlana marcou um gol e deu uma assistência. E na Argentina, Yamila Rodríguez saiu do banco para dar uma linda assistência num cruzamento, enquanto Nunez se redimiu do gol perdido no início do segundo tempo, e Sophía Braun marcou um golaço.

Próximos compromissos

Precisando de vencer, a Argentina entrará em campo pela última rodada da fase de grupos na próxima quarta-feira (2), às 4h, contra a Suécia. Já a África do Sul enfrentará a Itália, na mesma data e horário.

você pode gostar também