Na manhã desta segunda-feira (24), a Seleção Brasileira faz sua estreia no Mundial Feminino diante do Panamá. O jogo, que será disputado no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália, com início às 8h (horário de Brasília). As duas seleções estão no Grupo F do torneio, juntamente com França e Jamaica.
Brasil
A Seleção Brasileira chega para sua nona participação em Copas do Mundo, o que coloca o Brasil num seleto grupo de seleções que participaram de todas as edições do Mundial Feminino. Na última dança de Marta, as comandadas de Pia Sundhage esperam fazer um torneio sólido para chegar ao objetivo final: a conquista do título inédito.
Desde que assumiu a Seleção, Pia promoveu uma grande renovação do grupo, apesar de surpreender na convocação final, optando por levar jogadoras veteranas que não estiveram presentes com regularidade no ciclo para este Mundial. Nesse novo momento do Brasil, o principal nome é Debinha, artilheira do time desde que a sueca assumiu o comando da equipe.
Nos últimos compromissos antes do Mundial, a Seleção Feminina conseguiu bons resultados. Em abril a equipe empatou em 1 a 1 com a Inglaterra na Finalíssima e, na mesma data Fifa, saiu vencedora sobre a Alemanha. Antes de embarcar para a Austrália, o Brasil goleou o Chile por 4 a 0 em Brasília.
Provável escalação: Lelê; Antônia, Rafaelle, Kathellen e Tamires; Luana, Ary Borges, Kerolin e Adriana; Geyse e Debinha.
Panamá
Enquanto o Brasil participou de todas as edições do Mundial Feminino disputadas até aqui, o Panamá chega na Austrália para disputar sua primeira Copa do Mundo da história, conseguindo a vaga para o torneio na repescagem intercontinental, depois de bater Papua Nova Guiné e o Paraguai.
Na reta final da preparação para o torneio, o Panamá, comandado pelo mexicano Ignacio Quintana, disputou cinco amistosos, somando três derrotas, um empate e uma vitória. O destaque da Seleção Panamenha é Marta Cox, que defende o Pachuca, do México, e coincidentemente divide o nome com a camisa 10 brasileira. Cox foi central para a campanha do seu país na repescagem e chega como o principal nome do grupo no Mundial.
Provável escalação: Bailey; Castillo, Natis, Pinzón, Baltrip-Reyes e Jaén; Cedeño, Quintero, González e Cox; Tanner.
Retrospecto Brasil x Panamá
O jogo desta segunda-feira marcará o primeiro encontro das equipes na história.
Onde assistir Brasil x Panamá?
A estreia do Brasil na Copa do Mundo será transmitida ao vivo na Globo (TV aberta), no SporTV (TV por assinatura), no FIFA+ (site) e na CazéTV (Youtube e Twitch).
Ficha técnica
Jogo: Brasil x Panamá
Data: 24 de julho de 2023
Competição: Copa do Mundo Feminina – 1ª rodada (Grupo F)
Local: Hindmarsh Stadium – Adelaide, Austrália
Horário: 8h (horário de Brasília)
Arbitragem
Árbitra principal: Cheryl Foster (País de Gales)
Assistentes: Michelle O’Neill (Irlanda) e Franca Overtoom (Holanda)
VAR: Iuliana Demetrescu (Romênia)