A Itália estreou bem na Copa do Mundo Feminina, com vitória diante da Argentina, por 1 a 0 – gol de Girelli. O jogo aconteceu nesta segunda-feira, às 3h (horário de Brasília), em Auckland.
Com o resultado, as italianas assumiram o 2º lugar do Grupo G, empatadas na liderança com a Suécia.
Primeiro tempo
Foi um primeiro tempo disputado, com um Argentina que buscou surpreender, mas observou a Itália ser mais perigosa. O primeiro lance de perigo veio aos 15 minutos, quando Caruso marcou um golaço, mas estava levemente impedida. Sorte das argentinas, frustração das italianas. O jogo seguiu com muita combatividade, e as italianas assustaram de novo. Aos 42, Giacinti fez o “facão”, recebeu na área, e foi às redes. Porém, ela estava bem a frente. Novo gol anulado da Itália.
Segundo tempo
Se o primeiro tempo foi de muita “pegada”, o segundo tempo foi melhor para a Itália, que teve mais posse de bola, e conseguiu finalizar mais que suas adversárias. Contudo, nenhuma das duas seleções conseguia, efetivamente, marcar o gol, mesmo que a Argentina também levasse perigo. A Itália nem ao menos conseguia mais assustar com os gols irregulares.
O tempo passava, o empate já parecia ser o resultado final, mas aí brilhou a estrela da treinadora italiana Milena Bertolini: ela promoveu três substituições – entre elas, uma que mudaria o jogo.
Cristiana Girelli, a camisa 10 do time, entrou em campo aos 38 do segundo tempo, e precisou de apenas quatro minutos para tirar o zero do placar. Aproveitou excelente cruzamento de Lisa Boattin pela esquerda, apareceu como uma verdadeira centroavante na área, e cabeceou bonito para o gol. A bola encobriu a goleira Vanina Correa, e correu lentamente para o fundo das redes.
Era o gol da vitória italiana, já aos 42 minutos. Muita festa em Auckland, mas um gol desesperador para a Argentina, que via a possibilidade de vencer sua primeira partida em Copas do Mundo. As sul-americanas foram incapazes de esboçar uma pressão no fim do jogo, e foi a Itália quem estreou com um triunfo.
Melhor da partida
O dramático encontro poderia cair para qualquer um dos dois lados, mas Cristiana Girelli salvou a noite com uma cabeçada muito bonita. Por isso, precisa ser reconhecida como a melhor jogadora em campo. Menção honrosa também para a lateral Lisa Boattin, que acertou um belíssimo cruzamento no gol de sua equipe. Também precisamos destacar a meia Giulia Dragoni, de apenas 16 anos, que quebrou o recorde de jogadora italiana mais jovem a entrar em campo em Copas.
Do lado argentino, é difícil eleger um destaque após uma derrota. Mas jogadoras como a meia Estefanía Banini e a zagueira Aldana Cometti não fizeram más exibições. Aliás, a goleira Vanina Correa quebrou um recorde inverso ao de Giulia Dragoni: tornou-se a argentina mais velha a defender o seu país em Copas, com 39 anos e 344 dias.
Próximos compromissos de Itália e Argentina
Buscando uma reação em seu grupo, a Argentina enfrentará a também zerada África do Sul, na próxima sexta-feira (28). A Itália, por sua vez, enfrentará a Suécia, no sábado (29). Será o confronto das atuais líderes do grupo G.