A Copa do Mundo Feminina já tem dois confrontos de quartas de final decididos. Neste domingo, 06, Holanda e Suécia garantiram uma vaga entre as oito melhores seleções do mundo. A Holanda bateu a África do Sul, em um jogo muito disputado, por 2×0, em Sydney, e a Suécia passou pelos EUA em uma disputa de pênaltis insana depois de um 0x0 no tempo normal e na prorrogação, em Melbourne. As duas seleções europeias encaram Espanha e Japão na próxima fase.
Holanda x África do Sul
Favorita depois de terminar na liderança do grupo E, a Holanda confirmou a classificação, mas com muito mais dificuldade do que esperava. Aos oito minutos, Martens completou o escanteio na primeira trave e Ramalepe cortou em cima da linha. A bola subiu e ficou limpa pra Roord só empurrar de cabeça pra dentro do gol. A África do Sul se lançou ao ataque e criou o suficiente pra empatar, sempre em jogadas protagonizadas por Kgatlana, mas Van Domselaar fez três intervenções importantes no primeiro tempo. Conseguindo esfriar o ímpeto das sul-africanas, a Holanda chegou ao segundo gol aos 22 minutos, com Beerensteyn. A atacante partiu em velocidade e finalizou fraco. A goleira Swart tentou encaixar a bola e acabou tomando um frango incrível. Van Domselaar ainda evitou o gol de Mothalo, já no fim da partida, e não permitiu um gol das africanas no Allianz Stadium. A África do Sul encerra sua melhor participação em Copas e a Holanda chega em sua segunda quartas de final consecutiva.
Suécia x EUA
Suécia e EUA fizeram um duelo travado no Melbourne Rectangular Stadium. Como um jogo de xadrez, as duas seleções tentaram impor suas estratégias desde o início da partida, mas o jogo teve poucas chances claras de gol. A melhor no primeiro tempo foi de Horan, aos 34 minutos, subindo mais alto que a defesa sueca no escanteio cobrado por Sullivan e acertando o travessão. No segundo tempo, a camisa dez americana teve outra grande chance, mas parou em defesaça de Musovic, aos oito minutos. A goleira sueca ainda salvou o gol de Morgan no final do tempo normal, levando a partida pra prorrogação. Depois de mais algumas boas defesas de Musovic na prorrogação e apenas duas finalizações da Suécia, a decisão foi para os pênaltis. Nas penalidades, Bjorn isolou e Blomqvist parou em Naeher, mas Rapinoe, Smith e O’Hanra desperdiçaram suas cobranças pelos EUA. No último pênalti, Hurtig bateu forte, Naeher defendeu, mas a bola acabou entrando e a Suécia venceu por 4×3. As americanas nunca tinham sido eliminadas antes da semifinal e Suécia segue sonhando com o primeiro título.
Próximos compromissos
A Holanda vai ter um confronto europeu contra Espanha, na próxima quinta-feira, 10, em Wellington. A Suécia enfrenta o Japão, em Auckland, na madrugada da sexta, 11.