Dia 23: Espanha bate Holanda na prorrogação e Suécia sofre no fim contra o Japão

Espanholas têm muito mais volume, mas precisam de 120 minutos pra superar a Holanda, enquanto suecas fazem jogo quase perfeito por 75 minutos contra o Japão, mas tomam sufoco no fim

A primeira semifinal da Copa do Mundo Feminina foi definida nesta sexta-feira (11) com bastante emoção. A Espanha venceu a Holanda por 2×1, na prorrogação, e chegou à sua primeira semifinal em mundiais. A Suécia derrubou o Japão por 2×1, tomando pressão no final do jogo, e garantiu um lugar entre as quatro melhores pela quinta vez em nove participações. Será o primeiro encontro entre Espanha e Suécia em Copas do Mundo. Com a eliminação das japonesas, única campeã mundial remanescente, é certo de que teremos uma campeã inédita na Austrália.

Espanha x Holanda

Gol da classificação espanhola saiu na prorrogação. Foto: Lars Baron

 

Se esperava que o confronto entre as duas seleções europeias fosse bastante equilibrado, mas o que se viu durante os 90 minutos foi um domínio das espanholas no Sky Stadium. Redondo teve duas grandes chances aos 17 minutos do primeiro tempo, mas na primeira, Van Domselaar fez grande defesa antes da bola tocar na trave e no rebote, Redondo finalizou diretamente na trave. Apesar do controle, a Espanha só abriu o placar aos 35 minutos do segundo tempo. Paralluelo avançou pelo lado direito e cruzou. A bola desviou no braço de Van Der Gragt e árbitra marcou o pênalti, que Caldentey cobrou bem.

Sem alternativas, a Holanda se lançou ao ataque e Van Der Gragt se redimiu. A zagueira se transformou em centroavante e recebeu um lindo passe de Pelova, aos 45 minutos, pra bater forte no canto de Coll e levar o jogo pra prorrogação. Apostando na velocidade de Beerensteyn, a Holanda abusava dos contra-ataques e a atacante perdeu duas chances claras já no segundo tempo da prorrogação. Quem não desperdiçou foi Paralluelo, que recebeu no meio de campo aos cinco minutos, driblou Nouwen e bateu no canto pra dar a classificação pra Espanha. Vice-campeã em 2019, a Holanda chegou no mata-mata em todas as três Copas que disputou, mas cai antes do imaginado nesta edição.

Japão x Suécia

Ilestedt marcou o gol das suecas no primeiro tempo. Foto: FIFA

 

Cheias de moral após eliminar os EUA, a Suécia não deixou dúvidas sobre a sua força contra o Japão. Depois de uma confusão dentro da área, aos 32 minutos, as suecas saíram na frente no placar. Ilestedt ficou com a sobra dentro da pequena área e bateu alto, sem chances pra Yamashita. Se impondo contra as japonesas, a Suécia quase ampliou aos 42, com Asllani. A capitã recebeu na entrada da área e bateu forte, mas Yamashita conseguiu o desvio antes da bola tocar na trave e cruzar toda a extensão do gol sem entrar. O Japão foi pro intervalo no Eden Park sem finalizar. Aos três minutos do segundo tempo, Nagano acabou tocando a bola com a mão depois de um escanteio e o VAR viu pênalti. Angeldahl deslocou a goleira japonesa e ampliou.

Ueki teve a grande chance japonesa aos 30 minutos do segundo tempo, mas depois de ser derrubada por Janogy na área, acabou cobrando o pênalti no travessão. Aos 41, Fujino cobrou falta no travessão, a bola voltou nas costas de Musovic, bateu na trave e não entrou por um milagre. No lance seguinte, não teve milagre pras suecas. Hayashi aproveitou o corte errado da zaga depois do cruzamento de Endo e estufou as redes. Os últimos minutos foram de pressão do Japão e intervenções de Musovic, mas a Suécia segurou o resultado. O Japão era a única seleção que havia vencido todos os jogos na Copa do Mundo.

Próximos compromissos

Espanha e Suécia se enfrentam na primeira semifinal da Copa do Mundo na próxima terça-feira (15), em Auckland.

você pode gostar também